Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
Jantar do caloiro - 2016-17
Por: Jorge Rui Oliveira
Eram cerca das 20h30 do dia 21 de Outubro, quando na cave das instalações da Universidade Sénior a nossa Diretora, Drª Susana Silva, deu as boas vindas aos 70 alunos e alguns familiares que marcaram presença neste jantar, tendo uma especial atenção para os 10 “caloiros” que afinal são a razão para esta festa.
Houve então ordens para avançarmos para o jantar. Para abrir o apetite, umas deliciosas entradas. Seguiu-se uma sopa à lavrador e o prato principal que constou de uns excelentes rojões, acompanhados por um apetitoso arroz de feijão.
Já com o estômago bem afagado e antes de se avançar para as sobremesas, que desafiavam na mesa ao lado, a Drª Susana pediu um intervalo para que os dez “caloiros” prestassem juramento.
Responderam à chamada e identificaram-se em voz alta perante a assembleia. De seguida e em tom solene prestaram juramento, comprometendo-se a cumprir os deveres seguintes para com a Universidade:
§ Ter sempre as propinas em dia;
§ Não faltar às aulas para as quais se inscreveram;
§ Respeitar os Professores (que como se sabe estão todos em regime de voluntariado);
§ Colaborar em tarefas, sempre que a Universidade tenha necessidade;
§ Silenciar os telemóveis ao entrar nas aulas;
§ Participar nas viagens de estudo e outros eventos organizados pela Universidade Sénior;
§ Ser sempre solidário para com os colegas;
Após o juramento e perante os “Doutores”, cada “caloiro” provou um precioso licor servido no tradicional vaso nocturno.
Neste momento o Dr. Magalhães Santos aproveitou o ensejo para recitar um poema alusivo aos dez anos da nossa Universidade.
Terminada esta cerimónia retomamos a última parte do jantar, isto é, o ataque às sobremesas. Foi nesta altura que a Drª Susana exibiu o tradicional bolo confecionado para este jantar e que, como já vai sendo hábito, é uma oferta da colega Maria Alice. O bolo com uma original decoração alegórica à praxe, era também portador de uma significativa mensagem:
“Na praxe não magoamos
Mas permitimos ao caloiro o bem estar
Atitude de se aplaudir
Aqui exemplificamos
Pois sabemos brincar sem ferir.”
Já no final deste excelente repasto, a Direção da Universidade anunciou que, pela primeira vez, iria ser eleito o “caloiro do ano”.
Desta forma, para se chegar ao caloiro ideal, foram criadas algumas provas de grande exigência cultural, para que cada um pudesse exprimir a sua capacidade intelectual.
Provas essas das quais constava:
o Perícia para encestar uma bola de plástico em copo;
o Capacidade para identificar objectos com os olhos vendados;
o Memória visual;
o Responder a uma adivinha;
o Contar uma anedota;
Após a prestação destas provas, um júri composto por, Drª Susana Silva, Profª Joana e Dr. Celestino Pinheiro e depois de uma longa discussão, considerando o elevado nível exibido pelos concorrentes, atribuiu o prémio de “caloiro do ano” ao colega António Pinho que foi por todos os presentes ruidosamente aclamado.
Já passavam das 22H30 quando a Drª Susana deu como terminado o convívio, aproveitando para anunciar os próximos eventos:
- 11 de Novembro: Magusto de S. Martinho
- 16 de Dezembro: Sarau de Natal
E foi neste clima de boa disposição que terminou mais esta manifestação de vitalidade da nossa Universidade, cimentando ainda mais a união entre alunos, professores e familiares.
Um Bem Haja.