100ª. AULA DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA

No âmbito das atividades letivas, no passado dia 23 de abril, após o regresso das férias da Páscoa, teve lugar a centésima aula de HAC – História da Arte e da Cultura.

Tratou-se de acontecimento que deve ser sublinhado. Deve mesmo considerar-se marcante não só pelo entusiástico e coerente percurso até aqui, mas, sobretudo pelo rigor, empatia e comunicação de conhecimentos a que o Prof. Luís Mateus nos habituou.

Esta sessão foi dedicada à “CIÊNCIA NO RENASCIMENTO”.

Para enquadramento do tema, foram considerados dois grandes vultos de projeção mundial:

1 - ANDRÉ VESÁLIO, Anatomista de excelência, flamengo/Bruxelas onde nasceu em 1514, tendo falecido num naufrágio, ilha de Zante, 1564.

Pode ser considerado o fundador da Anatomia Cientifica.

2 – NICOLAU COPÉRNICO, nascido na Polónia em 1473, evidenciou-se na Astronomia, depois de estudar Filosofia, Medicina, Matemática, para lá da Astrologia, tendo, também, no seu riquíssimo curriculum Direito Canónico.

Foi em Itália que traçou as linhas mestras científicas do sistema do mundo ao colocar o Sol no centro do Universo.

Para uma avaliação dos avanços científicos foi relevante refletir sobre o enquadramento da época em que havia como que questões dogmáticas com diferentes perspetivas e que não podiam ser postas em confronto com novos avanços à luz da ciência.

Como síntese da histórica aula, foram referidas algumas características que deve estar presentes na busca de um mais profundo e que são apanágio dos investigadores, independentemente das áreas que se prossegue, destacando-se:

- Procurar a verdade com determinação;

- Ser perseverante, não desistindo por qualquer contrariedade ou dificuldade;

- Não se preocupar especialmente com o pensamento e valores dominantes;

- Procurar ter qualidades intelectuais superiores à média; e

- Dedicação às causas a que se dedica.

O encerramento da aula fez-se com um lanche em confraternização saudável com o Professor Luís Mateus e os muitos alunos da turma.

No próximo ano espera-se muitos mais interessados. O convite é público.

Jorge Almeida

(Aluno)