Sarau de Natal - 2017

Um Sarau de Natal sempre igual e sempre diferente.

Na noite do dia 15 de dezembro, a sala dos Paços da Cultura encheu-se para viver mais um Sarau de Natal da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira. Apesar de ainda ter decorrido apenas um período letivo, já foi possível a muitas disciplinas apresentarem as suas novidades que, para muitas delas, representam a continuidade e o aprofundamento do trabalho desenvolvido nos anos anteriores.

O programa iniciou-se com uma atuação da Tuna da Universidade, nas escadas laterais da sala, a que se seguiu a sua atuação no palco, onde o maestro Filipe Oliveira a conduziu na apresentação do seu renovado reportório de Natal. Ao longo do espetáculo, foram sendo apresentados momentos de poesia, com leitura de poemas alusivos ao Natal, fruto do trabalho desenvolvido na aula de Poesia, orientada pela professora Teresa Stanislau. Chegou, entretanto, o momento do exercício físico, com o mestre Kazuo Kon, da turma de Ginástica, em parceria com o professor Manuel Almeida, a realçar a importância do rejuvenescimento através do exercício físico e de um estilo de vida saudável. Agora com um grupo bem mais composto e trajes muitos vistosos, a turma de Folclore, orientada pela professora Cristina Martins, evolui no palco com grande acerto, merecendo os calorosos aplausos que vieram da assistência. Logo a seguir, regressou a música, através das turmas de Inglês, das professoras Cristina Silva e Susana Silva, a interpretarem uma bela canção de Natal, apanágio da tradição anglo-saxónica. Logo a seguir, o palco voltava a movimentar-se com as danças da turma de Aeróbica, também dirigida pela professora Cristina Martins, a desafiar a plateia a mexer-se nas cadeiras.

A segunda parte do espetáculo iniciou-se com o Grupo de Teatro Anim’arte, dirigido pela professora Cristina Marques, a colocar no palco um enigmático “anjo vermelho” que durante uns bem-dispostos minutos, intrigou o bando de anjos brancos, que se deparou ali com aquela estranha figura. Fizeram-lhe de tudo: testaram-lhe os sinais vitais, deram-lhe comida, tentaram pintá-lo de branco e transportaram-no para o centro do palco para ver melhor a natureza do fenómeno. Depois de muitas conjeturas, o “anjo vermelho” aborreceu-se e resolveu desvendar o seu mistério. Afinal, não havia mistério nenhum, ele era apenas um anjo igual aos outros, mas vestido com roupas diferentes. Por baixo da roupa, era igual aos restantes. E para provar que assim era, resolveram mostrar um pouco do que estava por baixo: não havia dúvida, apesar de aparentemente diferentes, eram mesmo todos iguais!

A seguir mais música: a voz e a guitarra de Luiz Rainho, com acompanhamento do trompete do maestro Filipe Oliveira, encheram a sala com a bela canção de Sinatra, “My way”. Logo a seguir, apareceu no palco um pobre pastor que teve o privilégio de dialogar com o Menino Jesus, numa transmissão intergaláctica, questionando a diferença entre a mensagem divina e a forma como os homens a põem em prática. A interpretação esteve a cargo do Dr. Magalhães dos Santos, que partilhou com a assistência a garrafita de vinho que o pastor trazia guardada no bornal. Gesto bonito!

A noite ia-se aproximando do fim. Chegava a vez do Coro, dirigido pela professora Graça Pinho, a colocar um ponto final de acerto e de originalidade, numa noite em que tudo tinha corrido muito bem.

Os momentos finais foram para os agradecimentos. A diretora da Universidade, professora Susana Silva, chamou ao palco todos os professores cujas disciplinas tinham estado em palco, para lhes oferecer uma lembrança de Natal e agradecer a todos – professores alunos e outros colaboradores da Universidade – a dedicação e o entusiasmo que tinham colocado na preparação de mais um Sarau de Natal, que não fora apenas “mais um”, porque a Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira procura oferecer sempre o melhor que tem para dar.

Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira

(Disciplina de Português e Jornalismo).