Leituras partilhadas - 2017

Escola Dr. Serafim Leite / Universidade Sénior-Rotary

LEITURAS PARTILHADAS, ENCONTRO DE GERAÇÕES

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira foram convidados pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura.

A sessão decorreu no passado dia 29 de Março, na Biblioteca da Escola, sob a coordenação dos professores Celestino Pinheiro, docente em ambas as instituições, Dina Sarabando e Manuela Balseiro, diretora da biblioteca. A apresentação das obras iniciou-se com a divertida sátira “Encalhadas”, em que participaram as alunas do 12º ano , Carina Correia, Marta Silva, Marta Reis e Verónica Reis, que apresentaram os livros “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria, “Mala de Senhora e outras histórias”, de Clara Ferreira Alves, “Os fantasmas de Pessoa” de Manuel Jorge Marmelo e “Minha querida Inês”, de Margarida Rebelo Pinho. Foi um diálogo interessante com estas solteironas, já maduras, à volta de uma mesa. onde cada uma entrava na conversa socorrendo-se sempre de passagens extraídas do livro que tinham escolhido.

Após este início de boa disposição, apresentaram-se e falaram: Eduardo Paranhos (11º), André Pereira (11º), Gonçalo Pinho (11º) Leonor Pinho (10º), Nuno Francisco (10º), Beatriz Oliveira (10º), Letícia Ribeiro (11º) Esmeralda Dias (11º) e Jorge Rui Oliveira e António Luís (U.S.) e Manuel Almeida (U.S.), que apresentaram respectivamente os livros: “O Centauro no Jardim”, “Os Três Mosqueteiros”, “Jesusalém”, “ Japão é um lugar estranho” “Lazarilho de Tormes”, “A Odisseia” “Madame Bovary”, “Cândido ou o optimismo”, “Emigrantes” e “O Anjo Branco”.

Dentro de um tempo previamente definido, cada interveniente teve a oportunidade de fazer a apresentação do seu livro, a razão da escolha dessa obra e a opinião e crítica pessoal sobre ela, emitindo mesmo um juízo sobre o autor.

Foi um encontro de gerações, que decorreu num ambiente de grande cordialidade e familiaridade, notando-se por parte destes jovens uma grande alegria por poderem partilhar os seus conhecimentos com uma geração onde poderiam estar os seus avós . Para os elementos da Universidade Sénior, não foi sem emoção e alguma saudade o reencontro com um cenário que frequentaram há bastantes anos e a satisfação por ver nestes jovens uma grande motivação e vontade para se formaram para a vida pois vão ser eles que “amanhã” vão estar à frente dos destinos da nossa sociedade.

No final da actividade, a Escola teve a gentileza de oferecer um simpático lanche que foi mais uma oportunidade para confraternização. Todos os presentes reconheceram, de forma unânime, a importância destas partilhas, com votos para que estas experiências se possam repetir e a vontade de que o próximo encontro tenha lugar nas instalações da Universidade Sénior, de preferência nas prometidas instalações do Palacete dos Condes.

Jorge Rui Oliveira

(Aluno da US)