Jantar de recepção ao caloiro - 17/18

Na abertura do novo ano lectivo 2017/2018 e como já vem sendo tradição, a Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira promoveu no passado dia 12 o jantar de recepção ao “caloiro” que tem como finalidade principal uma plena integração dos novos alunos na Instituição e uma oportunidade de convívio entre a comunidade da nossa Universidade.

Por volta das 20H30 e já com a presença da nossa Directora, Dr. Susana Silva, Direcção do Rotary Club e de alguns Professores, deu-se início ao repasto que constou de uma sopa à lavrador e um excelente lombo assado, acompanhado por um tinto alentejano, mas havendo também outras opções.

Já com o estômago bem afagado e antes do ataque às sobremesas, a Drª. Susana “decretou” um intervalo para que os oito neófitos alunos prestassem juramento perante os presentes.

Respondendo à chamada, os “caloiros” identificaram-se em voz alta perante toda a comunidade presente. De seguida prestaram juramento, comprometendo-se a cumprir os seguintes deveres para com a Universidade Sénior:

· Pagar atempadamente as propinas;

· Não faltar às aulas para as quais se inscreveu;

· Respeitar todos os Professores;

· Aceitar as faltas dos Professores, considerando que alguns deles têm compromissos com as Escolas uma vez que estão ainda no activo;

· Colaborar em todas as actividades da Universidade Sénior sempre que solicitados para isso;

· Desligar os telemóveis ao entrar nas salas de aulas;

· Participar nas viagens e outros eventos da Universidade Sénior;

· Procurar ser solidários;

· Respeitar todos os colegas, na procura de um bom ambiente na Universidade Sénior.

Após o juramento individual e perante o “Doutor” Serafim, os “caloiros” provaram um precioso néctar servido no tradicional vaso nocturno.

Acabada a cerimónia foi retomado o jantar, agora sim com a corrida às sobremesas. Nesta altura a Drª Susana aproveitou para exibir um bolo especialmente confeccionado para este jantar e que, como de costume, é oferecido pela colega Maria Alice.

Um bolo com uma excelente decoração onde não faltaram os bonecos alusivos à nossa tuna e um poema dedicado a este evento:

Bem vindos “caloiros”

Este dia festivo e de lazer

É vosso…

Mas o prazer que temos

Em receber-vos aqui

É nosso!

Houve ainda tempo para uma pequena brincadeira com o tradicional jogo das cadeiras, cujo vencedor foi eleito o “caloiro” do ano e que lhe deu direito à isenção de propinas até Dezembro.

Antes de terminar falou ainda o Presidente do Rotary Clube de S. João da Madeira, Dr. João Garrau que teve palavras simpáticas para com a Universidade Sénior destacando o seu papel junto da sociedade, especialmente junto daqueles que ao fim de uma vida de trabalho encontram neste espaço uma oportunidade de convívio e valorização pessoal.

Por último e em jeito de despedida a Drª Susana Silva chamou a atenção para os seguintes

pontos:

- Sempre que algum aluno sinta que, por qualquer razão, algo não está a correr bem, deve dar a conhecer a situação à Direcção e se possível acompanhada de sugestões. Não é aceitável andar a dizer mal e a fazer críticas pelos cantos sem as comunicar a quem de direito;

- Aceitam-se voluntários para as sopas solidárias quer seja na cozinha, na distribuição ou na oferta de géneros;

- Estão a ser feitas diligências junto das agências de viagens no sentido de se colherem orçamentos para o passeio de 2018, cujo destino ainda não está definido, mas que poderá ser Budapeste, Viena ou Bratislava;

- Há expectativas de que até final do ano lectivo se proceda à mudança para as instalações do Palacete dos Condes. Já há um protocolo e apesar das alterações na autarquia não se prevêem alterações.

A Drª Susana referiu ainda que as 50 pessoas que participaram neste jantar ficaram aquém dos números dos últimos anos, que chegaram a ultrapassar as 100 presenças. É de opinião que o facto de ser Quinta-Feira poderá estar na origem na falta de muita gente. Oxalá que seja só este o motivo e não algum desinteresse, o que teríamos de lamentar.

E foi num clima de boa disposição que terminou este encontro, ficando desde já o convite para o próximo convívio: Magusto de S. Martinho no dia 17 de Novembro. Não faltes.

Jorge Rui Oliveira