Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
2013/14
Inauguração da Exposição de Pintura
"Cores da nossa vida"
Realizou-se na tarde do dia 18 de julho, na Biblioteca Municipal, a inauguração da exposição das turmas de pintura da Universidade Sénior. Algumas dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de apreciar os trinta quadros que os professores Mónica Coutinho e Jorge Miguel selecionaram para este evento. Quem acompanha estas exposições há vários anos nota uma evolução qualitativa notável nas produções dos nossos séniores artistas. E mesmo entre os "iniciados", aparecem já obras de inegável qualidade. Aqueles que não tiveram oportunidade de estar na inauguração têm ainda mais de um mês para apreciarem o talento dos nossos pintores.
PARA VER A LISTA DE QUADROS, CLIQUE AQUI
Jantar de fim de ano letivo
No dia 8 de julho, decorreu, nas instalações da Universidade, um jantar convívio, penúltima atividade deste ano letivo, uma vez que, o dia 18 de julho está reservado à inauguração da Exposição de Pintura.
O jantar reuniu cerca de setenta comensais e foi, sobretudo, o pretexto para um saudável convívio e para os habituais votos de “boas férias”. A Diretora da Universidade entregou aos professores presentes, todos voluntários, como é timbre da Universidade, um Diploma de Reconhecimento, entrega que os alunos se encarregaram de sublinhar com aplausos. Fez-se depois o leilão de um bolo, cuja receita reverteu a favor de uma justificada causa solidária. No final do jantar, houve ainda tempo para uma sessão de canto, zumba e karaoke, para que as férias começassem de forma animada. Os mais resistentes aguentaram até depois da meia noite, para festejarem condignamente o aniversário de uma aluna.
PASSEIO ANUAL - AVEIRO - ÍLHAVO - SEVER DO VOUGA
Na passada sexta-feira, dia vinte do corrente mês de Junho, a nossa Universidade cumpriu a última atividade não letiva, com um passeio em que participaram quarenta e uma pessoas.
O dia foi cabalmente preenchido conforme programa previamente estabelecido, tendo como primeira paragem a Barra de Aveiro onde o grupo aproveitou para dar uma olhadela ao mítico Farol, que, na sua imponência arquitetónica e altaneira, continua desempenhar um papel relevante, especialmente na matriz vocacional de apoio aos barcos que ali demandam numa zona de pesca com uma tradição secular.
Aproveitou-se ainda para admirar a qualidade das praias locais que, apesar de ainda manhã cedo, já eram procuradas por gente sedenta do bronze.
Após uma breve pausa para café, na Costa Nova, dirigimo-nos ao Museu Marítimo de Ílhavo, para uma visita guiada, com muita competência e respostas a todas as interrogações que foram sendo colocadas.,O Museu é uma obra perfeitamente enquadrada naquela região famosa na dura e persistente arte da pesca do bacalhau, numa longevidade temporal e geográfica impressionante.
Tivemos o privilégio de contemplar barcos usados na Faina Maior dos mares da Terra Nova e Gronelândia, bem como os diferentes artefactos, de perscrutar as condições de trabalho, mormente até meados do século passado com a pesca à linha e tempo de permanência na labuta durante cerca de sete meses e em regra com cerca de dezoito a vinte horas sem intervalo para dormir. Como corolário de tudo o que nos foi possível observar, destacamos uma ilação apropriada afirmado que a Pesca do Bacalhau pode ser considerada a continuação da aventura dos descobrimentos portugueses.
A visita ainda nos proporcionou ver num espaço específico uma imensa coleção de diferentes algas e conchas (estas com um universo muito perto das quatro mil) representativas dos oceanos de todo o mundo. Encerramos esta visita com uma passagem pelo espaço designado de Pintura e Aquário, inaugurado no ao findo e onde vivem algumas das múltiplas espécies de GADUS MORHUA, nome científico do melhor bacalhau do mundo, ou seja do verdadeiro bacalhau português.
Seguiu-se uma pausa para almoço, tendo o grupo sido fracionado em dois: o dos farnéis que desfrutou do magnifico espaço dos Jardins Oudinot e o segundo que buscaram restaurantes da Costa Nova com a encantadora vista para a Ria.
Cerca das catorze e trinta e após a recolha de todos os comensais, com a boa disposição que lhes é peculiar viajámos para Sever do Vouga onde visitamos uma cuidada plantação de mirtilos na Quinta da Remolha que no seu total consta de aproximadamente quatro mil arbustos daquele fruto que abrange diferentes espécies. As explicações e respostas detalhadas e pacientes do seu proprietário, aguçaram o apetite dos visitantes que, admite-se, venha a ter concorrência à perna, aliás, para tal pode comprar-se ali as plantas que também são ali reproduzidas e devidamente certificadas.
A encantadora receção terminou com um serviço de provas que constou de Chá, Licores, Doces e, como era obrigatório uma degustação do famoso mirtilo colocado à disposição sem restrições.
Antes da partida ainda tivemos acesso às compras dos produtos disponíveis e arbustos que, honestamente, temos de sublinhar, de grande qualidade e preços muito convidativos.
Terminámos, com a chegada a S. João da Madeira, uma jornada de convívio e valorização de conhecimentos que deve ser realçada e, simultaneamente, pode e poderá ser motivadora para uma maior e empenhada participação futura.
Finalmente, aproveitamos para desejar a todos umas excelentes, repousantes e merecidas férias.
Jorge Almeida
Fotos: Jorge Rui Oliveira, António Luís Costa e António Pinho
SARAU DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2013/2014
Cumprindo o programa, atempadamente estabelecido, no passado dia 13 deste mês, realizou-se o SARAU de fim d’ano letivo, como vem sendo habitual, nos Paços da Cultura e contou com uma numerosa plateia e um palco por onde passaram algumas dezenas de alunos e professores, proporcionando mais de duas horas de animado e variado espetáculo.
Apesar de o evento ter ocorrido na única sexta-feira treze deste ano, os atores goraram todas as veleidades dos supersticiosos, tal o empenhamento e brilhantismo com que traduziram as suas interpretações nas vertentes de que constava o ambicioso programa.
O início do espetáculo foi precedido pela exibição ilustrativa das atividades curriculares, seguido pela participação de sete alunos que, em síntese e em representação da turma de português, explanaram os acontecimentos marcantes pós Sarau anterior e até final do ano corrente, sempre acompanhados de imagens ilustrativas.
Seguiu-se o programa interpretado pelos verdadeiros artistas, com a estreita colaboração dos professores ensaiadores, de que fazemos referencia:
- Momentos de Poesia, alternados, todos com mensagens da maior profundidade, dignos de menção honrosa, como os de Miguel Torga, David Mourão Ferreira, Carlos Drumond d’Andrade, Pedro Mexia, citando apenas estes para não ser exaustivo, com todos os intérpretes a não defraudaram as expetativas;
- Grupo Coral com a variante em inglês;
- Coro com vinte e seis elementos em palco e interpretações de algumas rapsódias muito populares que proporcionaram, em dados momentos, uma integração simbiótica entre palco e plateia;
- Mais uma interpretação, pelo Dr. Magalhães dos Santos da Poesia da Família, extraordinariamente hilariante tendo arrebatado a plateia;
- Seguiu-se a Tuna que também já nos habituou a desempenhos dignos dos mais encomiásticos elogios;
- Numa espécie de intervalo no divertimento, a nossa diretora Drª. Susana, teve uma intervenção séria com um texto de manifestação da sensibilidade social que convidou a uma reflexão tão interior e individual como apelativa e oportuna;
- Se a noite já estava climatericamente quente, registamos a jovialidade Sénior com momento Zumba que, previsivelmente, no futuro, os doze elementos irão atrair mais participantes;
- Houve ainda oportunidade para uma representação teatral que, pese embora o facto de já ter sido vista anteriormente, nem por isso se tornou fastidioso, mas, bem pelo contrário, até os lapsos memória foram excelentemente aproveitados;
- Permitimo-nos sublinhar as mensagens dedicadas à Felicidade dos mais velhos cujo conteúdo são um hino à preservação de valores e direitos fundamentais que carecem de uma cultura e prática que releve para patamares de primeira preocupação da sociedade em geral e das famílias em particular.
- Seguiu-se o momento de dança com uma linda coreografia composta por seis pares, muito bem conseguida;
- Como o tempo, urgia, estávamos já na meia-noite, timbre do altruísmo que norteia a grande comunidade que é a Sénior da cidade de S. João da Madeira, viveram-se momentos altos de exaltação dessa alma, traduzidos nas justas homenagens a professores, aos colaboradores particularizando justamente os mais abnegados na sua disponibilidade e entrega às diferentes tarefas e causas. Duas notas, que, pessoalmente, destaco e reitero como marcantes dessa filantropia: ter em primeiro plano os dois professores que têm vivido problemas de saúde que fragilizam a entrega às causas em que foram exemplares, e a dedicação despretensiosa e com evidentes prejuízos de ordem pessoal e familiar de quem responsavelmente e de modo muito meritório garante o serviço de voluntariado na confeção diária das sopas, bem como da sua distribuição generosa, contributo de uma vasta equipa
- Há eventos que encerram com o Hino Nacional. O nosso Sarau teve no grupo coral a qualidade e o brilho que são um convite para mais participação futura.
Nota final: Ao completar dez anos da fundação no próximo ano letivo, essa efeméride transporta consigo mais responsabilidades e são um desafio não só para comemorar mas, especialmente, para fazer mais e melhor, materialização que depende de todos e de cada um.
Umas boas e merecidas férias para todos.
Jorge Almeida
Prof. Doutor Daniel Serrão em S. João da Madeira
O Rotary Club de S. João da Madeira, em conjunto com a sua Universidade Sénior, levou a cabo uma Palestra subordinada ao tema “Envelhecimento ativo”, a proferir pelo Prof. Doutor Daniel Serrão.
Recorde-se que o palestrante iniciou a sua carreira docente numa disciplina laboratorial, Anatomia Patológica, dedicando-se mais tarde à investigação na área da Bioética e das Ciências da Vida, tendo sido convidado pela Academia das Ciências para a representar no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A referida Palestra teve lugar no Hotel WR, no dia 23 de maio, pelas 21.30.
A CIP do Rotary Club de S. João da Madeira
X ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES SÉNIOR/ROTARY
SEVER DO VOUGA
03 de Maio de 2014
Decorreu, no passado dia 3 do corrente, na Vila de Sever do Vouga, o X encontro das Universidades Sénior/Rotary.,este ano organizado pela Universidade/Sénior local.
Após concentração no largo junto à Igreja Matriz, eram cerca das 10H30 quando se iniciou o desfile das 18 Universidades Sénior/Rotary pelas ruas principais de Sever do Vouga, cujo cortejo era encabeçado pelo grupo de bombos da Escola Básica e Secundária desta vila.
Após este animado desfile dirigimo-nos para o parque da vila onde decorreram todas as actividades programadas, incluindo o almoço.
Parque muito aprazível, propício a este género de eventos e onde foi possível acomodar cerca de 850 pessoas em boas condições para assistir às actividades constantes do programa deste X encontro. Para além do arvoredo e da relva, a água existe em abundância neste sítio em forma de espelho de água, conduzida dum ribeiro adjacente.
Deram-se início aos trabalhos com a constituição da mesa de honra que ficou composta por: Drª Goreti Machado, Governadora do Distrito Rotário 1970, os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Sever do Vouga, a Directora da Universidade local e o Presidente da Comissão Distrital das Universidades Sénior/Rotary, José Augusto Pereira.
De referir que a autarquia local deu todo o apoio a este encontro das Universidades Sénior, aproveitando para incluir este programa nas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino que Sever do Vouga está a celebrar neste fim de semana.
Procedeu-se de seguida à chamada ao palco das 18 Universidades presentes e de seguida à cerimónia da saudação das bandeiras.
Entretanto coube ao aluno nº 1 da Universidade Sénior/Rotary de Sever do Vouga, Major Bastos Rocha, dar as boas vindas a todos as Universidades aqui representadas, tendo destacado as virtudes destes encontros bem como o papel que estas Instituições desempenham no combate à solidão e na partilha de conhecimentos duma faixa etária muito especial.
Seguiram-se outras intervenções por parte dos elementos presentes na mesa. Todos abordaram o tema relacionado com os objectivos das Universidades Seniores e aquilo que elas fazem junto de uma população que, após muitos anos de vida activa, tem possibilidade de desenvolver actividades para as quais por vezes há vocação mas que, por falta de tempo, não foram exploradas, como é o caso da pintura, escultura, poesia, teatro, etc.,
Nas várias intervenções foi destacado também o papel fundamental dos professores, os quais, a maior parte ainda no activo, dedicam muitas das suas horas livres às Universidades Sénior, em regime de voluntariado .
Terminadas as intervenções houve um momento de teatro a cargo de alunos da Universidade de Sever do Vouga, com a representação da divertida comédia “Empregada topo de gama”.
Eram cerca das 13H00 quando houve ordens para ocupar as mesas para nos retemperarmos após uma manhã muito cheia.
E, ali mesmo ao lado, ao ar livre lá tivemos oportunidade de saborearmos as ofertas culinárias colocadas à nossa disposição. Boas entradas e vários pratos à nossa escolha onde se destacava a vitela à moda de Dão Lafões, acompanhados com vinho da região. Muita variedade nas sobremesas entre doces e fruta. Só não comeu mesmo quem andava com fastio.
Terminado o período da restauração e após um pequeno passeio pelo parque para “queimar” alguns excessos, foi dado início à segunda parte do programa, eram cerca das 15H00.
Assistiu-se então às exibições artísticas das Universidades presentes onde cada uma teve oportunidade de, através dos seus coros e tunas, brindar a assistência com os mais variados números musicais. Aproveitou-se também a presença no palco para se proceder à entrega dos diplomas de participação e as respectivas lembranças.
O coro da nossa Universidade sob a superior orientação da maestrina Profª Graça teve oportunidade de interpretar três canções a saber:
· Canção do mar;
· Ilhas de Bruma (canção tradicional açoreana);
· Acordai (Lopes Graça);
Sem querer “puxar a brasa à nossa sardinha” sou de opinião que a nossa Universidade teve uma actuação de elevado nível e a confirmação foram os muitos e prolongados aplausos da assistência ali presente.
Por volta das 19H30 procedeu-se ao encerramento do X encontro das Universidades Sénior/Rotary após mais um dia de convívio e partilha de conhecimentos e afectos tão necessários nos dias que vivemos e com a promessa de que o XI encontro em 2015 que se vai realizar na Póvoa de Lanhoso decorrerá com o mesmo entusiasmo.
Para informação indicamos a lista das 18 Universidades presentes neste encontro:
Ansião, Bragança, Estarreja, Felgueiras, Oliveira do Hospital, Mangualde, Matosinhos, Paredes, Peso da Régua, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Sever do Vouga, S. João da Madeira, Tondela, Trofa, Valongo, Viseu, Vizela.
Jorge Rui Oliveira
Fotos de António Luís Costa
2013/14
Jantar de receção ao caloiro.
Como prévia e amplamente divulgado, a nossa Universidade festejou a entrada de novos alunos no ano letivo em curso, no dia 8 deste mês de Novembro/13, tendo como ponto de referência o jantar-convívio que reuniu cento e duas pessoas, com a participação de um grupo de Rotários, acompanhados pelo seu presidente, António Cunha, professores e, obviamente, alunos e familiares, com destaque para os CALOIROS.
É pertinente salientar o divertido e saudável convívio que aproxima e interliga as diferentes sensibilidades culturais, socioeconómicas e outras, atributos relevantes na nossa sociedade muitas vezes deprimida.
Como corolário da interpretação citada, para além da parte gastronómica carinhosamente confecionada na e pela prata de incansáveis voluntários (as) da casa, foram servidos alguns digestivos que fizeram as delícias dos presentes.
Pela primeira vez neste ambiente, o dueto composto pelo jovem Gabriel, o mágico, e pelo João, proporcionaram excelentes momentos de ilusionismo que interagiu com a comunidade Sénior, sendo de destacar o elevado grau de complexidade e de surpresa dos números apresentados, situando-se num nível muito promissor. Bem hajam!
E, cereja no topo do bolo, ou cálice de supremo licor, a surpresa da noite materializada no concurso MISS do ANO para promoção externa da Universidade. A concorrência foi notável e, por vezes, feroz. Porém, devemos destacar a mensagem do desejo comum: …Um ano de muita PAZ!.
O apresentador das Misses esteve à altura das exigências de tão grande acontecimento, mesmo com alguns atropelos ao guião. Bem pior foi a ingrata tarefa dos membros do júri, consubstanciada numa ação limitada a um único número para atribuição pontual que, mesmo assim, pode considerar-se justa e adequada ao inquestionável valor em apreciação. E, como, era suposto, o imprevisto aconteceu, tendo-se gerado uma balbúrdia de tal dimensão que, se divertida para o público, lamentavelmente provocou alguns aleijões, com Misses feridas à mistura, olhos negros, lesões psicológicas…enfim!
Mas como o bem supera tudo e todos, lá se destacou a Miss China, versus Miss Susana, eventualmente favorecida pelas exigências do duplo cargo de Diretora da Instituição e de representação externa.
Finalmente, veio da nova Miss o pertinente apelo para maior participação de todos nas diferentes atividades e eventos ao longo do ano, alguns já anunciados como o encontro das Universidades Seniores de Rotary, um passeio a Londres, o “Cirque do Soleil”, o Sarau – já em Dezembro.
Aquele apelo deve traduzir-se numa permanente atenção ao placard d’Avisos.
Assim, gratos, felizes e contentes, façamos todos algo pela continuação e engrandecimento da nossa Universidade.
Jorge Almeida
Aluno da Universidade Sénior
Colaborações
No separador "Opinião", já pode ler o artigo do Sr. Altino de Sousa Oliveira, "Respeito pela vida".
Notícias
Ida ao Teatro - "O Melhor de La Féria"
Uma ida ao teatro foi das primeiras atividades da nossa Universidade fora de portas no presente ano letivo.
Quinta-Feira, dia 17/10, alunos e familiares encheram um autocarro para ir ao Teatro Rivoli assistir ao espetáculo “O melhor de La Féria”.
Como sempre, a delegação foi chefiada pela nossa Diretora, Drª Susana Silva, que previamente havia tratado de todos os detalhes relacionados com a reserva de lugares.
Desta vez, La Féria montou um espetáculo recorrendo a peças já exibidas –“ Passa por mim no Rossio”, “My Fair Lady”, “Amália”, “Jesus Cristo Superstar” “Um violino no telhado” - e às quais foi buscar alguns dos maiores êxitos , havendo a preocupação de os actualizar e adaptar à realidade política actual, onde não faltou a declamação de poemas inéditos dedicados ao Porto.
E numa antevisão de espetáculos que Lá Féria pensa montar como “Evita” e “O fantasma da Ópera” foram também exibidos quadros alusivos a esses temas.
Eram cerca das 23H30 quando terminou a sessão. Foram cerca de 90 minutos com muita música, luz e humor, aliás dentro da linha dos espetáculos que este produtor tem vindo a oferecer ao público. Todos os que saíram do Teatro vinham bem dispostos por uma noite bem passada e de certeza que, por momentos, esqueceram as más notícias a que toda a hora somos bombardeados.
Já no regresso a nossa Diretora, Drª Susana anunciou que, em colaboração com o INATEL, está a ser preparada uma viagem a Lisboa em Novembro para assistir à peça de Teatro “A Noite”, de José Saramago, que vai estrear brevemente no Teatro da Trindade. O programa completo desta viagem vai ser afixado no local habitual da Universidade para que os alunos possam proceder à inscrição.
Jorge Oliveira
Início do ano letivo 2013/14
REUNIÃO GERAL DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR
Decorreu, hoje à tarde, nas instalações da Universidade Sénior, uma Reunião Geral de Alunos, para tratar de assuntos relativos ao início do ano letivo. Foi uma reunião foi muito participada e uma demonstração de que este é um projeto com futuro e em franca evolução.
Usou da palavra a diretora da Universidade, Drª Susana Silva, que explicou circunstanciadamente alguns projetos do Plano de Atividades e procedeu ao acerto dos horários que já é possível definir, tentando-se que os horários correspondessem, o melhor possível, às necessidades dos alunos e aos condicionalismos dos professores, missão nem sempre fácil. Foram igualmente apresentadas algumas novidades e hipóteses quando à oferta curricular da Universidade que, espera-se, venha a aumentar significativamente.
Usou ainda da palavra o professor Celestino Pinheiro que explicou alguns aspetos relativos ao processo de comunicação na Universidade e ao Plano Anual de Atividades.
Na próxima segunda-feira, dia 23, deverão iniciar-se as atividades letivas na Universidade, ainda que o horário possa não ser o definitivo.
A Direção da Universidade Sénior deseja, a todos os alunos e docentes, um excelente ano letivo de 2013/14!
Leia os artigos do Sr. Altino Oliveira, nas secções "Opinião" e "Filosofia"
2012/13
Projeto "Ponte ... nas ondas".
Para mais informações, contacte a Profª Lúcia Pacheco
2011/12
Para ler mais sobre este acontecimento, clique aqui
"Ac*ta poética", por Amílcar Bastos
" KARAOKE - Crónica dum vencedor antecipado", por Jorge Oliveira, Jorge Almeida e António Luís
O jantar
O Karaoke
Realizou-se no passado fim de semana -dias 30/6 e 1/7- o tradicional passeio de fim de ano da nossa Universidade, que teve como destino as cidades de Sintra e Lisboa.
A concentração efetuou-se na Sede da Universidade Sénior e eram cerca das 10H00 da manhã de Sábado quando a nossa Diretora, Drª Susana, deu autorização para se iniciar a viagem rumo ao Sul. Iam a bordo 32 excursionistas, cujo autocarro foi conduzido pelo competente motorista Válter, da Agência de viagens Pinho, debaixo de uma chuvinha que fazia prever um passeio molhado.
Sintra
Depois de uma breve pausa para o café, na área de serviço da Nazaré da A8, por volta das 11h30, o autocarro chegou ao Centro Histórico de Sintra já passavam das 14H00. Esperava-nos um sol radioso, pois a chuva já nos tinha deixado de fazer companhia logo a seguir a Aveiro, embora não faltasse o sempre presente vento fresquinho vindo ali dos lado da costa.
Pressionados pelo horário das visitas, dispersamo-nos em grupos, de forma a arranjar lugar nos vários restaurantes que existem no Centre de Sintra. Houve contudo um grupo de colegas que não se desleixou e preveniu-se levando de casa a tradicional lancheira bem recheada, aproveitando para fazer um piquenique/convívio nuns dos parques ali existentes.
Reunido o grupo, dirigimo-nos à Quinta da Regaleira onde por volta das 15H30 iniciamos uma visita guiada por uma excelente profissional que, ao detalhe, nos informou tudo sobre este Património, que ocupa uma área de 4,5 hectares e pertence atualmente à Fundação CulturSintra.
Este conjunto de construções e estátuas que emerge duma floresta luxuriante, foi construído em finais de século XIX e pertenceu à Família Carvalho Monteiro, até que a Câmara Municipal de Sintra o adquiriu em 1998. É um lugar fascinante que não deve ser ignorado por todos os que visitam aquela cidade.
Após a visita, que demorou cerca de 2h30, dirigimo-nos para o Hotel Açores, em Lisboa.
Fados e teatro
Feito o check-in, um grupo foi para o Estoril assistir a uma peça de Teatro no Casino e outro grupo preferiu ficar em Lisboa optando por uma noite especial, ouvindo o fado num dos bairros típicos da cidade.
Quem foi ao teatro ao Estoril teve a oportunidade de assistir à peça “Vamos contar mentiras” da autoria de Alfonso Paso e interpretada por um excelente elenco de que se destaca o ator Octávio Matos e que nos proporcionou mais de 2 horas de cenas hilariantes que caricaturam a classe média citadina.
A companhia presta também homenagem aos atores já falecidos, Raúl Solnado e Armando Cortês, como dos maiores atores da comédia em Portugal.
Era já perto da uma da manhã quando chegamos ao Hotel para repousarmos de um dia bem preenchido.
Temos conhecimento que o grupo que optou pelo fado terá passado também uma excelente noite tipicamente alfacinha.
A memória de Amália, Castelo de S. Jorge e Cristo Rei
No dia seguinte e após um frugal pequeno almoço servido pelo hotel, iniciamos mais uma jornada com uma visita à Casa Museu de Amália Rodrigues, onde tivemos a oportunidade de apreciar o espaço onde a maior fadista portuguesa de sempre passou os últimos 40 anos de vida. Pudemos ver os seus pertences, jóias, vestidos, adereços, condecorações, guitarras, etc. tudo está ali presente. Visitamos também uma grande sala onde tinham lugar as famosas tertúlias que a fadista promovia com os seu muitos amigos, serões que duravam até de manhã.
Terminada esta visita e dado o adiantado da hora, prescindiu-se da ida ao Museu dos coches, tendo-nos dirigido então para o Castelo de S. Jorge. Trata-se de um lugar que nem sempre é incluído nos roteiros de quem visita Lisboa, mas é pena, porque a ida ao castelo permite-nos também viajar até aos primórdios da nacionalidade e podermos assim interpretar melhor muitos factos que ocorreram nos primeiros reinados de Portugal.
Saídos do Castelo, seguimos para a baixa onde cada um pode escolher um restaurante para se abastecer, pois a hora para almoço já ia adiantada.
Reagrupadas as tropas por volta das 15H30, frente à Pastelaria Suíça, o autocarro conduziu-nos ao Monumento a Cristo Rei, em Almada, último sítio a visitar. Embora quase toda a gente já tivesse ido a este monumento, é sempre bom revisitar um lugar com um significado muito especial na história recente do País. É daqui também que se pode disfrutar de uma vista única sobre todo o estuário do Tejo, bem como a cidade de Lisboa e o distrito de Setúbal.
O regresso e um reparo
Acabada a visita ao Cristo Rei, iniciamos então a viagem de regresso ao Norte por volta das 18H00. Fez-se uma breve paragem na área de serviço de Leiria da A 1 para um lanche e ao retomarmos a viagem tivemos que nos contentar com o relato radiofónico para acompanharmos a final do Euro 2012. Eram cerca das 21H30 quando, cansados, mas satisfeitos, paramos em frente à Universidade Sénior, vivos e com saúde e com as nossas mentes mais enriquecidas.
Aí a Drª Susana suspirou de alívio ao contar os passageiros e concluir que estavam os mesmos 32 que tinham saído. Ela que todas as vezes que o autocarro reiniciava a viagem lá vinha contar um a um para ver se estavam todos.
Concluíram-se assim dois dias de alegre convívio onde também não faltaram umas anedotas e umas cantiguinhas do cancioneiro tradicional português.
Permito-me fazer apenas um reparo. Acho que estas iniciativas não têm tido a adesão que mereciam. Um passeio/convívio onde participaram apenas 32 pessoas* (incluindo alguns familiares) é manifestamente pouco, considerando o número de alunos que frequentam a Universidade. Para reflexão.
Jorge Rui Oliveira
*Obs: Segundo o jornalista Amílcar Bastos, há uma imprecisão na notícia do jornalista Jorge Oliveira: "Como o aluno Narciso abandonou o grupo em Lisboa e zarpou para férias no Algarve, a Drª Susana obrigatoriamente contou menos um na hora do regresso:" Obrigado pela precisão. A Redação.
Fotos: Jorge Oliveira (JO) e Amílcar Bastos(AB)
Agenda
20 de abril - 21.30 - Peça de teatro "A Mesa" pelo grupo de teatro da Universidade Sénior - Paços da Cultura.
16 de junho - 21 horas - Sarau da Universidade Sénior.
3 de julho - Reunião do Conselho Pedagógico da Universidade Sénior.
6 de julho - Abertura da exposição de trabalhos da disciplina de Pintura - Biblioteca municipal.
8 de julho - Caminhada e sessão de yoga, promovida pela Junta de freguesia