Página inicial

Ano letivo de 2017/18


Horário de janeiro, no separador "Horários"

A Universidade Sénior/Rotary presente na 37ª Edição do Carnaval das Escolas

Por: Jorge Rui Oliveira

O  “CHAPÉU”  foi o tema central para a 37ª Edição do  Carnaval  das Escolas de 2018. E nada mais oportuno,  pois esta peça de vestuário deu origem a que  S. João da Madeira  se  tornasse, entre finais do Século XIX e meados do Século XX,  no maior centro  produtor de chapéus , dando  trabalho a dezenas de milhares de  pessoas da nossa região.

Para ler todo o artigo, clique AQUI
Para ver todas as fotos clique em: O Chapéus da Universidade Sénior / Rotary

 
 

A Universidade Sénior/Rotary na Assembleia da República

Texto:Jorge Rui  Oliveira
Fotos: António Luís Costa


    Dia 25 de Janeiro, cerca das 7H15,  um autocarro dos Transportes Pinho partia  da sede da Universidade Sénior/Rotary  com  uma  delegação composta por  50 elementos  da Instituição,  chefiada pela nossa Diretora Drª Susana Silva,  com destino à Assembleia da República.

Para ler toda a notícia, clique AQUI
Para ver todas as fotos, clique em:Visita à Assembleia da República

 
 



Oferta ao projeto "Dress a girl aroud the world"

A nossa amiga Isabel Rocha, de Arouca, ofereceu todas estas peças de vestuário para o projeto "Dress a girl around the world". No bilhete que acompanhava a oferta, vinham as seguintes palavras “Façam vestidos lindos para aquelas meninas lindas que tanto merecem Bem hajam!”   Obrigado, Isabel


 
 



Um Sarau de Natal sempre igual e sempre diferente

Na noite do dia 15 de dezembro, a sala dos Paços da Cultura encheu-se para viver mais um Sarau de Natal da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira. Apesar de ainda ter decorrido apenas um período letivo, já foi possível a muitas disciplinas apresentarem as suas novidades que, para muitas delas, representam a continuidade e o aprofundamento do trabalho desenvolvido nos anos anteriores.

                                                                                                                    Para ler toda a notícia, clique AQUI

                                                                                                                   Para ver todas as fotos, clique AQUI

 
 

Que linda que está a nossa rotunda de Natal!

 
 
Para votar na nossa rotunda, clique na ligação Votação no Concurso Rotundas de Natal e siga as instruções.
Agenda

Visita à Assembleia da República: dia 25 janeiro.


MAGUSTO DE S. MARTINHO

Texto: Jorge Oliveira

Fotos: António Luís Costa

Como tem sido apanágio, a nossa Universidade Sénior tem sabido aproveitar bons pretextos para celebrar eventos com especiais significados e dimensões que ultrapassam o saudável convívio.

Foi assim, mais uma vez, com a realização do jantar, denominado de magusto de S. Martinho. Este, teve como premissa as tradicionais castanhas, o vinho e a jeropiga. Porém, da ementa fez parte, ainda, como entrada, um bom caldo verde, seguido de rojões acompanhadode arroz corrido com feijão e, para quem quis, uma salada fresca.

Para ler todo o artigo, clique AQUI

Para ver mais fotos, clique em:

Magusto de S. Martinho - 2017

 
 

UNIVERSIDADE SÉNIOR - ATIVIDADES DO DIA 24 DE OUTUBRO

24 do corrente (terça-feira), a Universidade Sénior realizou as seguintes actividades:

14h00 - Recolha de roupa para ajudar as famílias afectadas pelos incêndios.

14h30 - Projecto "Dress a girl in the world": Reunião com costureira que ensinou os alunos da US a costurar vestidos que irão ser depois enviados para África e distribuídos pelas raparigas.

17h00 - Dia mundial combate à Pólio: Irá ser realizada uma atividade lúdica, "bingo", cujos valores serão revertidos para ajudar no combate à pólio.



Jantar de recepção ao caloiro.

Por: Jorge Rui Oliveira

Na abertura do novo ano lectivo 2017/2018 e como já vem sendo tradição,  a Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira promoveu no passado dia 12 o jantar de recepção ao “caloiro” que tem como finalidade principal  uma plena integração dos novos alunos na Instituição  e  uma oportunidade de convívio entre a comunidade da nossa Universidade.

Para ler toda a notícia, clique AQUI

Mais fotos no Facebook.

 
 


Sessão de esclarecimento sobre Segurança

No dia 6 de outubro, realizou-se, nas instalações da Universidade Sénior, uma sessão de esclarecimento da PSP, alertando para os riscos a que está sujeita a população mais idosa e indicando as formas de os prevenir.

A sessão foi orientada pelo Chefe Nascimento e pela Agente Sílvia Rosa que transmitiram a sua mensagem de forma completa e clara, através de um PowerPoint com simulações de  situações de risco como assalto, burla, sequestro, violência doméstica e perguntando o que estava mal, para depois aconselhar a fazer bem. A sessão foi muito participada, devido à ótima interação entre os agentes e os alunos, com perguntas e respostas de ambas as partes. Uma iniciativa a louvar e a repetir. Obrigado à PSP.

 Fotos: José Soares

Reunião Geral de Alunos

Ano lectivo 2017/2018

 Jorge Rui Oliveira

Marcando o início do ano lectivo 2017/2018, realizou-se no passado dia 18 do corrente mês,  na cave da Universidade Sénior,   a habitual Reunião Geral de Alunos presidida pela Directora da Instituição, Drª Susana Silva, estando também presentes o Dr. Celestino Pinheiro,  Presidente do Conselho Pedagógico e também Diretor  da US. Marcaram igualmente presença, os Professores, Daniel Neto, Cristina Martins, Manuel Almeida e Armando Lousada. Numa reunião muito concorrida,  onde compareceram  mais de 70 alunos, a Drª Susana Silva deu as boas vindas a todos os presentes,  dedicando uma atenção especial  aos alunos que entraram este ano na Universidade.

Para ler toda a notícia, clique AQUI


 
 



Início do ano letivo

A Universidade Sénior do Rotary C de S. João da Madeira retoma esta semana as suas atividades letivas e sociais.  A tradicional Reunião Geral de Alunos realizar-se-á na segunda feira, dia 18, pelas 15h e, logo no dia seguinte, dia 19, iniciar-se-ão as atividades letivas. No dia 14 de setembro deverá sair a primeira versão dos horários.

Entretanto, continuam abertas as inscrições para os alunos. Aceitam-se também propostas de novos docentes e de novas disciplinas, de modo a obter-se uma oferta formativa mais variada e abrangente.

Como é sabido, o corpo docente da Universidade Sénior é constituído por professores voluntários, pelo que o seu funcionamento depende das disponibilidades horárias desses professores.

Esperamos que este ano repita e melhore os sucessos dos anos letivos anteriores.

 

A direção da US - RCSJM

PUBLICAÇÃO DOS HORÁRIOS - 14 DE SETEMBRO

REUNIÃO GERAL DE ALUNOS -18 DE SETEMBRO – 15h 

INÍCIO DAS AULAS – 19 DE SETEMBRO



Ano letivo de 2016/17

Opinião

Da segunda República à terceira

Por: Altino Sousa de Oliveira

De um modo assaz singular, Portugal viu-se assolado, mais uma vez, pela tragédia dos incêndios florestais, sobretudo, por via dos mortos que tiveram lugar ao redor do inicio desta serie recente. Infelizmente, para lá da tragédia em si mesma, estes graves acontecimentos acabaram por servir para se perceber que a pratica democrática da Direita – sobretudo do PSD, se encontra a anos-luz de estar banhada por critérios essenciais de moral e de ética politica. E não só os partidos da Direita, derrotada nas anteriores eleições, porque a grande comunicação social tem tido um papel extremamente nefando e desagregador do funcionamento da democracia, chegada a nós por via da Revolução de 25 de Abril. 

Para ler todo o artigo, clique AQUI


Artes plásticas, Literatura e História no encerramento do ano letivo

A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira levou a cabo as duas últimas atividades do ano letivo que agora termina. Depois do sarau de Fim de Ano Letivo, foi a vez de outras disciplinas mostrarem ou usufruírem do trabalho realizado.

Exposição “CORES QUE VOAM”

No dia 30 de junho, realizou-se, na sala de exposições da Biblioteca Municipal e com o seu patrocínio, a inauguração da Exposição "CORES QUE VOAM", com trabalhos realizados nas aulas de Pintura e Artes Manuais.

Para ler todo o artigo, clique AQUI
Para ver todas as fotos, clique na ligação seguinte:

 
 


A Literatura e a História no passeio de fim de ano.

António Luís Costa 

Na manhã do dia 28 de junho, pelas 9 horas, partiu um autocarro com mais de 3 dezenas de elementos, entre professores, alunos e familiares para o passeio que este ano apostou em dois objetivos culturais: 1-Ferreira de Castro/Ossela e 2-A Batalha de Aljubarrota.

Para ler todo o artigo, clique AQUI
Para ver todas as fotos, clique nas ligações seguintes:



 



Viagem da Universidade Sénior a Espanha

             
   
No passado domingo, dia 11 de Junho de 2017, a Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira promoveu uma viagem às cidades de Córdova, Granada e Sevilha, tendo participado 25 pessoas: direcção, professores e alunos.
                Saímos de S. João da Madeira às oito horas e paramos em Évora para almoçar. Na primeira noite ficamos em Córdova e depois do jantar fomos passear pelo centro histórico da cidade, até ao rio.
                Na manhã seguinte fomos ver o conjunto monumental MESQUITA-CATEDRAL DE CORDOVA, que é tão grande que levava 20000 pessoas no seu interior, antes de ser lá construída uma não menos imponente CATEDRAL.
                Depois do almoço iniciamos a viagem para Granada, aonde chegamos pelo fim da tarde. Depois do jantar, a maioria de nós fomos assistir a um espectáculo de flamengo, que muito nos agradou. No regresso ao hotel, viemos a pé admirar as luzes desta bonita cidade.
               No dia seguinte, de manhã, fomos ver uma catedral, visitando a pé centro histórico da cidade, em seguida almoçamos ao ar livre. No fim fomos ver palácio de Alhambra, toda sua obra, cercado bonitos espaços verdes, no fim regressámos ao autocarro, viajando até Sevilha, onde chegámos ao cair da noite.
                No último dia, depois do pequeno-almoço, fomos ver a cidade de autocarro e visitar o palácio PRAÇA DE ESPANHA, uma obra duma espectacularidade impressionante, uma verdadeira maravilha da arquitectura moderna. Para terminar em beleza, fomos fazer um cruzeiro, com a duração de uma hora, pelo rio Guadalquivir.
                 Iniciamos o regresso a S. João da Madeira, onde chegamos volta das 23 horas. Até à próxima
                              Serafim Almeida
Fotos: António Luís e outros

Para ver as fotos, clique em:

Sarau de fim de ano da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira

A lua, o mel e…o amor.

A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira encerrou o seu ano letivo com um sarau, realizado na noite de 10 de junho, nos Paços da Cultura, com atuações representativas de boa parte das disciplinas lecionadas na nossa Universidade.

Para ler todo o artigo, clique AQUI.

 
 

Para ver todas as fotos do sarau, clique nos links seguintes.


Oliveira do Hospital - 06 de Maio de 2017

13º ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES SÉNIOR/ROTARY


Dentro da hora prevista,  ou seja  7H30  do dia 6/5,  partia  da sede da  Universidade Sénior /Rotary  de S. João da Madeira,  o autocarro que transportou os  40 elementos que constituíam a delegação da nossa Universidade, chefiada pela Directora da Instituição, Drª Susana Silva,  para  participar no 13º  encontro das Universidades Sénior/Rotary,  que este ano decorreu em  Oliveira do Hospital, cidade  que embora pertencendo ao Distrito de Coimbra está inserida na sub-região do Pinhal do Interior e também muito conhecida por ali se realizar a maior feira de queijo da serra do País.

Para ler toda a notícia, clique AQUI
Texto: Jorge Rui Oliveira
Fotos: António Luís Costa

 
 
Mais fotos em:


Grupo de Teatro Anim'arte - XI Festival de Teatro de S. João da Madeira

"Uma Rua Portuguesa" e bem portuguesa!

Mais uma vez, o Anim'Arte, grupo de teatro da nossa Universidade, animou o Festival de Teatro de S. João da Madeira, contando-nos as aventuras e desventuras de homens e mulheres de "uma rua portuguesa". Rapazes casadoiros, raparigas idem, ceroulas tesouradas no estendal da roupa, exposição internacional de ceroulas, de tudo isto e de muito mais constou a peça deste ano. E, no final, as que não casaram também não ficaram "encalhadas" e, como prova disso, trouxeram as fotos dos amados dependuradas em cruzetas. Sugerimos-lhes que casem por procuração.
 Como pano de fundo da brilhante atuação do grupo, um belíssimo cenário composto por dois painéis com um renque de janelinhas enfeitadas, onde as donzelas e as menos donzelas iam dando os seus palpites a propósito da concorrência e de outras coisas. O grupo está todo de parabéns, em particular a sua incansável encenadora , Profª Cristina Marques, que, mais uma vez, puxou do fundo da sua imaginação uma história que a todos deixou bem dispostos .
 
 

Fotos: José Soares

Português e Jornalismo - Escola Dr. Serafim Leite / Universidade Sénior-Rotary
LEITURAS PARTILHADAS, ENCONTRO DE GERAÇÕES

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da  Universidade Sénior/Rotary  de S. João da Madeira  foram convidados  pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade,   a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura. 

Jorge Rui Oliveira (Aluno da US)
Para ler todo o artigo, clique AQUI
Para ver todas as fotos, clique em: Leituras partilhadas

 
 


História da Arte e da Cultura
Dia Internacional da Mulher - Exibição do Filme “Água”

Aproveitando a comemoração do dia Internacional da Mulher, o Dr. Luís Mateus decidiu preencher  a aula de “História da Arte e da Cultura” desta semana  com a exibição do filme “Água”, considerando que esta  temática ainda carece de muita reflexão, pois  há ainda  uma significativa parte do globo onde as  mulheres são consideradas um ser subalterno.

Este filme  dá-nos a conhecer a  sociedade indiana em meados do século XX, onde as mulheres quando ficavam  viúvas eram  encaminhadas para refúgios,  ali permanecendo  isoladas e sem quaisquer direitos até ao resto das suas vidas e  sem poderem casar novamente.

Foi possível acompanhar o percurso  por um desses refúgios de uma viúva de 8 anos, que nem sequer conhecera o marido pois os casamentos eram combinados entre famílias,  mesmo sem o consentimento das noivas. Felizmente  essa criança  encontra dentro da casa uma jovem que se torna sua amiga e que tenta lutar contra esta situação,  procurando  refazer a sua vida.

Como se pode extrair do filme, as velhas viúvas,  essas já sem quaisquer ambições,  limitam-se a passar o tempo nesses  “lares”,  esperando pela morte. Já quanto às mais novas,  tentam lutar por todas as formas para acabar com este modelo de escravidão, aproveitando também  as ideias de Ghandi que entretanto começam a  despertar para   mudar o rumo destas tradições na sociedade indiana.

Ao Dr. Luís Mateus,  que sabemos ser um  coleccionador de bons filmes,  os nossos agradecimentos pela oportunidade que deu à turma de poder ver  este excelente documentário.

 15 de Março de 2017, Jorge Rui Oliveira

 
 


Carnaval das escolas 2017

Universidade Sénior evoca os 90 anos do concelho.

Garbosos, como sempre, os carnavalescos da Universidade Sénior desfilaram pelas ruas de S. João da Madeira, mostrando lugares e personagens dos 90 anos da emancipação concelhia. E chegaram inteiros ao Estádio Conde Dias Garcia, com energia para dar e vender. Parabéns a todos.

 
 
 
 


Jantar de Carnaval

No dia 24 de fevereiro, juntaram-se na cave da Universidade, algumas dezenas de foliões comensais, para o Jantar de Carnaval. Além dos rojões da Terezinha e C.ª, a proposta incluía um desfile de máscaras, com concurso, prémios e tudo! E não faltou um Rei, com sua Rainha, porque, sem eles, nem parecia Carnaval. O NRDC aproveitou a ocasião para levar a cabo uma atividade de recolha de fundos, a favor de uma causa solidária. A presidente do Rotary Club, Conceição Laranjeira, dirigiu breves palavras aos presentes, que se podem resumir numa só: "Divirtam-se!" E foi isso que se fez. Do concurso de máscaras resultou o primeiro prémio para a Bruxa Laura e o segundo para um Batman pequenino, mas cheio de energia. Sem desmerecimento para os restantes concorrentes!. Balanço: foi uma noite bem passada, com desejos de repetição nos próximos anos.

(Fotos: Germano Resende)

 
 
 





ATIVIDADES DE NATAL



Dia 12às 14h30 - Grupo de Teatro da Universidade Sénior do R.C.S.J.M. no
             Salão da Junta de Freguesia da Torreira, , com a apresentação da peça de Natal.


Dia 13 – Coro da Universidade Sénior do R.C.S.J.M, “Natal dos Hospitais” no Hospital de São João da Madeira.


Dia 15 – às 14h30 - Grupo de Teatro da Universidade Sénior do R.C.S.J.M irá
              actuar no evento “ Acais Teatro”.


Dia 16 – ás 21h30 - Sarau da Universidade Sénior do R.C.S.J.M. nos Paços da
             Cultura.


Dia 19 – às 15h00 - Tuna da Universidade Sénior do R.C.S.J.M, no Centro de
              Acolhimento de Menores, apresenta “Conto de Natal”.




Aula de Coro na ACAIS

    A aula de coro das 14 e 30 de terça-feira (15nov2016) foi transferida para o salão de festas da ACAIS.  Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses. A Dra. Susana veio a conduzir o seu rebanho, e entregou-o à maestrina Graça Pinho, que, com o seu engenho e paciência, colocou o nosso “pessoal” em riste! O Sr. José, delegado de turma, atarefado e cuidadoso, distribuiu as fotocópias das letras e a malta em falatório, mas, em ensaio não se fala! Ai! mas da ala feminina!... nem se fala.

    A Professora Graça, por instantes, transformou a sua bonita cara de simpatia em mazita e a malta entende. Em silêncio, esperamos o seu gesto para começarmos a debitar decibéis mais ou menos afinados. Com alegria e prazer, partilhamos com os caros idosos, funcionárias e até como Sr. Presidente da ACAIS, cinco canções. A plateia vibrava com cada canção. A nossa querida prof Graça transformava-se, toda ela, em expressão musical, dividida entre a plateia e os elementos do coro. Foi uma aula que em participamos com alegria e prazer que irradiavam da nossa maestrina. Houve lanche no final e depois, como alegres rouxinóis, regressamos às nossas árvores.  

APinho


    





 

Magusto de S. Martinho

Por: António Pinho

Cerca das 15 horas e 30 do dia 11 de novembro, a sala de convívio da Universidade Sénior foi-se adornando com alunas e alunos, que, como formigas, iam entrando num formigueiro que bem conhecem.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)
Mais fotos no Facebook da Universidade

 
 

Jantar do Caloiro - 2016/2017

Por: Jorge Rui Oliveira
Fotos: José Soares e António Luís Costa

Eram cerca das 20h30 do dia 21 de Outubro,  quando na cave das instalações da Universidade Sénior  a nossa  Diretora, Drª Susana Silva,  deu as boas vindas aos 70 alunos e alguns familiares que marcaram presença neste jantar,   tendo uma especial atenção  para os 10  “caloiros” que afinal são a razão para esta festa.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)

Mais fotos no Facebook da Universidade

 
 
 
 


11/10/2016 - Viagem ao Porto

 "A ação da Misericórdia do Porto dentro e fora da muralha fernandina"

Texto: Serafim Almeida

Fotos: José Soares e U.S.

    No dia 11 de outubro, pelas 09h00, saímos da universidade, num autocarro, alugado para o efeito, com cerca de 50 alunos e professores. O grande objetivo desta viagem era o de visitar os locais onde foi construído, ao longo dos séculos, o vasto património que hoje pertence à Santa Casa da Misericórdia do Porto, entre o qual se destaca o Hospital de Santo António, presentemente arrendado ao Estado Português.

(Para ler toda a notícia, clique AQUI)

 
SAMSUNG CSC
 

PASSEIO AO PORTO - 11 DE OUTUBRO (FERIADO MUNICIPAL) 

 Estão abertas as inscrições, na secretaria e no placar de entrada. Roteiro: Visita guiada ao Museu da Misericórdia do Porto e roteiro turístico na baixa portuense + Visita ao World of Discoveries / Museu Interativo/ Parque temático. Preço: 15€, incluindo autocarro. Não inclui almoço.

 
 

Reunião Geral de Alunos

Jorge Rui Oliveira

 Na abertura do alo lectivo 2016/2017 e com a presença de algumas dezenas de alunos   realizou-se uma Reunião Geral de Alunos  que teve lugar nas Instalações da Universidade Sénior/Rotary  em 19 de setembro.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)

 
 


Ano letivo de 2015/16

CONVÍVIOS DE FIM DE ANO LETIVO

No final do ano letivo, e depois de terminadas as árduas batalhas do conhecimento, muitas turmas mantêm a tradição de se reunirem com os seus professores, para fazerem um balanço convivial do ano e se desejarem mutuamente Boas Férias. Aqui deixamos dois testemunhos de duas das nossas turmas.  

 
 
INFORMÁTICA

O Prof. Luís Ferreira com alguns alunos de Informática. Mas o tema de hoje não foi nem Excel, nem Word, nem PowerPoint nem Dropbox etc. foram temas mais nobres como se pode imaginar...
 
 PORTUGUÊS E JORNALISMO

Como já vem sendo hábito,  no final de cada ano lectivo,  a Turma de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary   reuniu-se no  dia  14 de Julho  num lanche de confraternização com o Professor da Disciplina,  Dr.  Celestino  Pinheiro.                             
  (Ler mais AQUI)

Português e Jornalismo

"Novos contos da montanha", de Miguel Torga. Um ano de boas leituras.

Texto de apreciação crítica, por Jorge Rui

Novos Contos da Montanha,  de Miguel Torga,  foi  o  livro eleito   pela  turma de Português e Jornalismo da Universidade Sénior  para o ano lectivo 2015/2016 que agora terminou. Depois de algumas sugestões do Dr. Celestino Pinheiro, Professor desta Disciplina,  a escolha recaiu naquela obra e diga-se,  em boa hora  aconteceu,  pois foi um livro que cativou o interesse de toda a turma que,  em termos de frequência às aulas,  atingiu números de presenças nunca antes verificados.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI.)



SARAU DO 10º. ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO ROTARY CLUB DE S. JOÃO DA MADEIRA

           Texto: Jorge Almeida

As celebrações do 10º. Aniversário da nossa Universidade encerraram, no dia 30 do passado mês de Junho, com o tradicional Sarau do fim do ano letivo que se revestiu de um ambicioso e vasto programa a que assistiram cerca de 300 pessoas.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI.)

Fotos em:

Fotos do Sarau de Fim de Ano Letivo



EXPOSIÇÃO DE PINTURA - 10 ANOS

 Transcrição, com a devida vénia do Jornal "Labor"

A Exposição de Pintura dos alunos da Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira foi inaugurada no dia 24 de junho, sexta-feira passada, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

O 10.º aniversário da Universidade Sénior levou a que cada um dos alunos pegasse no primeiro e no último quadro que fizeram na aula de pintura. Assim, deram origem a “uma retrospetiva dos últimos dez anos da melhor forma”, disse Jorge Miguel, um dos professores da aula de pintura da Universidade Sénior. 

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)


Fotos em:

Exposição de Pintura - 10 anos




VIAGEM DE FIM DE ANO LETIVO 2015/2016

 ALTO DOURO- PERCURSO TORGUIANO

Texto: Jorge Almeida

Coincidindo com as comemorações do 10º. Aniversário da Universidade Sénior do Rotary de S. João da Madeira, realizou-se, nos dias 17 e 18 deste mês de Junho, a viagem/passeio que, este ano, culminou com os trabalhos desenvolvidos na Aula de Português e Jornalismo com base nos NOVOS CONTOS DA MONTANHA, da autoria do célebre Escritor e Médico, Miguel Torga, cujo nome de batismo Adolfo Correia da Rocha, foi adotado o pseudónimo MIGUEL TORGA.   

(Para ler todo o artigo, clique AQUI).

Para ver as fotos, clique em:

Passeio Alto Douro e Percurso Torguiano



Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira

Final do ano letivo e comemorações do 10º aniversário.

 A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira vai levar a cabo um conjunto de realizações de final do ano letivo de 2015/16, que coincidem também com a passagem dos dez anos de existência da Universidade.

As comemorações iniciar-se-ão com a inauguração da Exposição de Pintura, no dia 24, sexta-feira, pelas 18.30, na Biblioteca Municipal.

No dia 25, sábado, pelas 11.30h, realizar-se-á, na Igreja Matriz, uma missa por intenção de professores e alunos falecidos ao longo destes dez anos.

Ainda no sábado, pelas 13 horas, promovido pelo Rotary Club, decorrerá no Salão dos Bombeiros, um almoço comemorativo do 10º Aniversário da Universidade.

O último ato destas comemorações será o Sarau de Fim de Ano, a realizar na Casa da Criatividade, no dia 30 de junho, pelas 21.30. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.

A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira foi fundada no dia 5 de dezembro de 2005, por iniciativa do clube rotário, quando era seu presidente Fernando Laranjeira, sendo igualmente suas fundadoras as rotárias Ana Margarida Azevedo, Joana Mesquita e Susana Silva que, desde então, assumiu a direção da Universidade, cargo que tem mantido até hoje. A primeira aula foi ministrada pelo Dr. Magalhães dos Santos nesse mesmo dia, aos quarenta e dois alunos, os que então constituíam o corpo discente. Este projeto enraizou-se na vida social e cultural sanjoanense, envolvendo hoje mais de vinte professores voluntários e mais de cem alunos. É assim que o Dr. Magalhães dos Santos carateriza hoje a Universidade Sénior: - São todos Companheiros, todos pertencentes – com que satisfeito orgulho, com quanto proveito! – à nossa carinhosa e acarinhada Universidade. Bem haja quem a frequenta, quem lhe dá vida e lhe mantém o dinamismo… quem nos faz… Felizes!


A Universidade Sénior nos Açores

Texto: Jorge Almeida

Fotos: António Luís Costa

No âmbito das iniciativas culturais e de lazer, um grupo de trinta e dois elementos constituído por docentes, discentes e familiares, partiu da nossa Universidade no dia 25 de Maio/2016 à descoberta das Ilhas Atlânticas da Terceira e São Miguel, aventura que só terminou no domingo, dia  29 do mesmo mês.  Convém sublinhar que a viagem foi de avião e não via marítima, como se poderia inferir no domínio das descobertas.

Para ler todo o texto, clique AQUI

 
 
Para ver todas as fotos, clique AQUI

XII Encontro das Universidades Seniores de Rotary Club, na Trofa

Por: Serafim Almeida

Fotos: Augusto Azevedo

   No passado dia trinta de Abril, a Universidade Sénior de Rotary Club de São João da Madeira, fez-se representar pelo seu Grupo Coral, num encontro organizado e realizado na Trofa, pelo Rotary Club local.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
 
<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
 

Fotos em :    Encontro das Universidades Seniores de Rotary


           OS PEDRADALENSES FORAM À CIDADE - X FESTIVAL DE TEATRO 



No dia 21 de abril, os pedraradelses foram mesmo à cidade e botaram figura. A Casa da Criatividade foi testemunha da épica aventura dos nossos valorosos viajantes do tempo e do espaço. É certo que, depois de uma atribulada experiência de convívio com a gentes e os hábitos da vida novaiorquina, as saudades da vaquinha Mimi roeram na consciência de alguns. Mas valeu a pena: o bicho, graças a um mágico túnel do tempo, também teve direito a saborear um pouco da experiência cosmopolita. No final, o amor pela sua terra falou mais alto e lá regressaram todos à Pedrada, não muito felizes com a experiência, mas levando certamente muito que contar.

Quem também fica com muito que contar é este corajoso grupo de Teatro ANIM'ARTE, superiormente dirigido pela professora Cristina Marques, que continua a pisar o palco com a sua habitual entrega à arte dramática. Parabéns a todos os que participaram e colaboraram!



Solidariedade ativa 

Jantar e Noite de Fados

Dia 1 de abril, decorreu na Cave da Universidade, promovido pelo Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário de S. João da Madeira, um jantar com sessão de fados, para fins solidários.

 
 


"Poesia à mesa"

A Universidade Sénior na "Peregrinação poética" 

Um grupo de valorosos amantes da poesia e da música representou a nossa Universidade na "Peregrinação poética", integrado na "Poesia à mesa", evento municipal que todos os anos celebra a chegada da primavera da forma mais primaveril possível: a divulgação de autores portugueses que se dedicam àquele género literário. A nossa representação foi constituída pelos jovens seniores Albertina Dias, Augusto Azevedo, Isidro Soares, Maria da Conceição Duarte, Maria Fernanda Fidalgo, Serafim Almeida e Susana Silva, com as vozes dos fadistas Altino Oliveira e Manuel Luís Almeida. O poeta da nossa eleição foi Edmundo Bettencourt, com as composições "Fado dos olhos claros"(cantarolado), "Saudades de Coimbra" (parcialmente cantado) e "Mar Alto" (em tom de rap). Escusado será dizer que a originalidade e o brio da nossa representação arrancou entusiásticos aplausos dos peregrinos. Viva a poesia! Parabéns aos poetas!

   



"Leituras partilhadas" - Português e Jornalismo

Alunos da Universidade Sénior na Escola Dr. Serafim Leite

Por: Jorge Rui Oliveira

Integrado na 10ª Edição da Semana da Leitura que decorreu nas Escolas  de 14 a 18 de Março,  a Turma de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary  foi convidada  para participar na sessão “Leituras Partilhadas”  com turmas do 10º ano da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. 

(Para ler toda a reportagem, clique AQUI)


Álbum de fotografias do Google+



Carnaval das Escolas - 35ª edição

A Universidade Sénior participou, com muita cor e alegria

Por: Jorge Rui Oliveira

Como é uma tradição desta cidade,  realizou-se no passado sábado dia 30,   a 35ª Edição do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira  que,  como habitualmente,   contou com a participação da Universidade Sénior/Rotary.

Para ler o resto da notícia, clique AQUI




Fotos: Jorge Rui Oliveira, Ana Maria Oliveira e Câmara Municipal

Álbum de fotografias do Google+




Aviso

Já se encontra na secção "Horários 2015/16" o horário em vigor, a partir de 27 de janeiro, agora com duas novidades curriculares:

- Defesa pessoal;
-Italiano.


Vota na Rotunda de Natal da Universidade Sénior do Rotary C. S. João da Madeira, visitando a página da Câmara Municipal
Clica aqui:





Jantar de Natal

Uma bela noite de convívio

Por: Jorge Rui Oliveira

Estamos em plena época natalícia e como já é habitual a Universidade Sénior/Rotary  de S. João da Madeira organizou na Sexta-Feira, dia 18,  o seu habitual jantar, proporcionando assim mais  uma oportunidade para uma noite de  convívio da nossa comunidade reunindo desta forma  Professores, Alunos e Familiares num total de cerca de 80 pessoas. Também marcaram presença alguns elementos da Direcção do Rotary.

(Para ler o resto do texto, clique AQUI

 
 

Sarau de Natal

Dez anos com prenda antecipada

Na noite do dia 4 de dezembro, a sala dos Paços da Cultura encheu-se para viver mais um Sarau de Natal da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, precisamente na véspera da passagem dos dez anos sobre a fundação da instituição.

(Para ler o resto da notícia, clique aqui.)


Sarau de Natal - 2015



Colaborações do Sr. Altino de Sousa Oliveira:

    - Artigo de opinião - "Até da Roménia nos chega a lição"   (Página Crónicas/Opinião)

    - Discurso de homenagem   (Página do Sarau de Natal 2015)


PASSEIO DE NOVEMBRO

Texto e fotos de António Luís Costa

     Na manhã do dia 26 de novembro, cerca de quatro dezenas de elementos da Universidade Sénior, entre professores, alunos e familiares, deslocaram-se, em autocarro, para um conjunto de visitas que obedeceram ao alinhamento que poderá ficar a conhecer, clicando na ligação seguinte:

PASSEIO DE NOVEMBRO

Fotos

Passeio de novembro


MAGUSTO DE S. MARTINHO 2015

Texto: Jorge Almeida 

 Fotos: António Luís e Augusto Azevedo


Motivos ponderados recomendaram o protelamento do habitual Magusto de S. Martinho, inicialmente aprazado para o pretérito dia 11.

Apesar do adiamento, justificado e compreensível, hoje, exatamente uma semana depois, pelas dezasseis horas, cumpriu-se a tradição com cerca de cinquenta participantes.

Com um ambiente tranquilo e acolhedor, foi possível desfrutar de uma mesa com variadas iguarias, como o caldo verde, os diversos e tentadores petiscos salientando-se os bolos, os biscoitos e, fazendo jus ao pretexto para o evento, as castanhas assadas acomodadas com bebidas variadas, como o vinho e a famosa jeropiga.

A nossa Diretora Drª. Susana, aproveitou bem a circunstância para concluir o sorteio de um leitão que, por falta de interessados em número suficiente, encontrava-se pendente desde o último jantar do caloiro. Apesar de não terem sido esgotados os números ainda pendentes, quiçá resultado da crise que atinge particularmente a geração sénior, a pendência foi solucionada com total isenção e transparência. O facto do feliz contemplado não estar presente, apenas fica penalizado pela falta de uma foto comemorativa, o que se pode traduzir no apelo a maior empenhamento participativo em futuras iniciativas.

Para que que constitua registo e memória no porvir, os nossos colegas e repórteres fotográficos Tó Luis e Augusto Azevedo, encarregaram-se de fazer algumas fotos bem representativas deste acontecimento e que, tendo presente a qualidade a que já nos habituaram, merecem ser partilhadas.

Como corolário, fica a certeza de uma tarde bem vivida pela comunidade que é a nossa Universidade Sénior, só possível com o forte empenhamento da Direção e do espirito voluntarista, abnegado e altruísta das pessoas comprometidas na retaguarda da cozinha.

Magusto 2015

Mais fotos aqui

Magusto - Álbum de António Luís

  O PAI NATAL SOMOS TODOS NÓS

O Rotary Club de S. João da Madeira, em conjunto com os Rotary Kids, o Rotaract, a Universidade Sénior e o NRDC, vai levar a cabo uma campanha de angariação de prendas de Natal (roupa, brinquedos, livros e material escolar) para crianças carenciadas do nosso concelho, frequentando os Jardins de Infância e os dois primeiros ciclos do Ensino Básico. Os recipientes destinados a recolher as prendas encontram-se nas escolas de S. João da Madeira. Também na Universidade Sénior existirá um recipiente para o efeito.

                             Em Memória de Manuel Fernando Pinho de Oliveira       (Aqui)


Jantar de receção ao caloiro – 2015/2016

Por: Jorge Rui Oliveira

No passado dia 23 do corrente realizou-se o jantar de receção  ao caloiro, um evento que  faz parte das actividades  anuais  organizadas pela Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira e tem como objectivo a apresentação dos novos alunos  e a sua integração na nossa  Comunidade.

(Clique aqui, para ler a notícia completa.)

Caloiros - 2015


CONCURSO – LOGÓTIPO – 10º ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO ROTARY CLUB DE S. JOÃO DA MADEIRA

Clique AQUI para aceder ao regulamento e aos logótipos.


Projeto "Inform@tica interger@ções" foi um dos vencedores 

do Orçamento Participativo Municipal

Em cerimónia ocorrida no dia 23 de outubro, nos Paços da Cultura, o presidente do Rotary Club de S. João da Madeira recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o diploma correspondente ao terceiro lugar entre os projetos eleitos (quarto na votação global), o que permitirá instalar na Universidade Sénior um espaço com doze computadores portáteis que estarão igualmente disponíveis para outras instituições que se dedicam ao apoio à terceira idade e ainda a crianças das EB1 e Jardins de Infância.

O Rotary Club de S.João da Madeira e a sua Universidade Sénior não podem deixar de agradecer a todos aqueles que votaram neste projeto, pois eles são, em primeiro lugar, os grandes obreiros desta vitória.

   
  

Reunião Geral de Alunos

Ano letivo de 2015/2016

Por: Jorge Oliveira

No dia 17 de Setembro, pelas 16H00,  teve lugar a Reunião Geral de Alunos nas instalações da Universidade Sénior/Rotary  para apresentação do ano letivo de 2015/2016,  cujas aulas se iniciam no dia 21 do corrente.

(Para ler todo o texto, clique AQUI)

 
 


Mensagem de Condolências

A Direção da Universidade Sénior exprime o seu pesar pelo falecimento de Paulo Jorge Rodrigues da Silva, irmão da nossa professora de Informática, Salomé Silva, e apresenta a toda a sua família, as mais sentidas condolências.


 -------------------------------------ANO LETIVO DE 2014/15------------------------------------

Exposição de Pintura

"TURISMO INDUSTRIAL - O NOSSO OLHAR"

No dia 19 de junho, realizou-se na sala de exposições da Biblioteca Municipal, a inauguração da Exposição "TURISMO INDUSTRIAL - O NOSSO OLHAR", com trabalhos realizados nas aulas de pintura, pelos alunos da Universidade Sénior.

A cerimónia contou com a presença de um representante da Câmara Municipal, Rui Costa, da presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto, do presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, Andrew Gay, e de muito público. A recebê-los estava a Diretora da Universidade Sénior, Susana Silva, bem como os professores de pintura, Mónica Coutinho e Jorge Miguel, e os seus dedicados alunos.

Recordemos que um dos temas fortes deste ano letivo foi a ligação ao Turismo Industrial. Por isso, foram desenvolvidas várias atividades conjuntas, nomeadamente a visita às seis fábricas daquele projeto. Quem participou ficou inspirado para o resto do ano, em particular os alunos de pintura que aproveitaram o tema para desenvolver os seus trabalhos. No total, estão expostos dezoito quadros e seis trabalhos de expressão plástica, refletindo uma visão pessoal e intimista dos seus autores. Recordemos que muitos dos dez alunos que ali expõem os seus trabalhos têm uma ligação afetiva direta aos motivos representados, o que marca profundamente a mensagem que nos pretendem transmitir.

Parabéns a alunos e professores pelo magnífico trabalho que ofereceram ao público sanjoanense.


Exposição "TURISMO INDUSTRIAL - O NOSSO OLHAR"




Notícias de "Português e Jornalismo"

1- Lanche/convívio

 Jorge Rui Oliveira

     Assinalando o encerramento  do ano letivo de 2014/15 da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira, os alunos de Português e Jornalismo reuniram-se num lanche de confraternização com o Professor desta Disciplina,  Dr. Celestino Pinheiro,  no dia 15/7. 

     Numa tarde  agradável,  o convívio realizou-se  na esplanada da Pastelaria “Concha Doce”, aliás o mesmo local escolhido no ano transato. Foram momentos de franca e agradável confraternização,  onde tivemos a oportunidade para comentar o ano que agora acabou,  onde andamos à volta do autor clássico Eça de Queirós e a sua obra “A Cidade e as Serras”,  tendo o Dr. Celestino pedido para levarmos sugestões de autores para as aulas  do próximo ano, quando regressarmos em Outubro. E, num ato simbólico,  aproveitamos também esta ocasião   para oferecer ao Dr. Celestino Pinheiro o  livro “A Desumanização” da autoria de  Valter Hugo Mãe. E foi neste ambiente de boa disposição que  nos despedimos com votos de umas  Boas Férias e que todos nos possamos reencontrar na Universidade Sénior para um novo ano.

 
 

2- “A Cidade e as Serras" de Eça de Queirós

Por: Jorge Rui Oliveira

     No início do ano letivo de 2014/2015 o Dr. Celestino Pinheiro,  Professor  desta disciplina na Universidade Sénior,  sugeriu para este ano   a leitura de uma obra do escritor   Eça de Queirós,  sucedendo assim a   João da Silva Correia e ao  seu “Unhas Negras” lida no ano anterior.  Consultada a Turma, a maioria votou no livro  “A Cidade e as Serras”, uma das últimas obras de Eça de Queirós,  aliás publicada já depois da sua morte,  ocorrida em 1900.

(Para ler todo o artigo, clique AQUI)


 
 


Jantar-convívio de fim de ano letivo

Decorreu, na passada sexta-feira, dia 3 de julho, o tradicional jantar de fim de ano letivo que reuniu na cave da Universidade algumas dezenas de professores e de alunos. Convívio, boa disposição, agradecimentos e sorteios foram a tónica da noite. Usaram da palavra a Diretora da Universidade, o professor Filipe Oliveira  o presidente cessante e o novo presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, respetivamente Andrew Gay e Celestino Pinheiro, unânimes em enaltecer o trabalho desenvolvido este ano e a desejar que o próximo seja ainda melhor. Boas férias!

Jantar de fim de ano letivo





SARAU DE FIM DE ANO LETIVO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO ROTARY CLUB DE S. JOÃO DA MADEIRA

O retrato fiel de um ano de trabalho.

    Na sexta-feira, dia 26 de junho, decorreu, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, o tradicional sarau de fim de ano, em que as turmas da Universidade procuraram apresentar o melhor do trabalho realizado durante o ano.

No início, foi prestado um minuto de silêncio em memória dos dois professores falecidos durante o ano letivo: Marta Coelho e Josias Gil.

Com intervenção das turmas de Português e Jornalismo, Zumba, Poesia, Tuna, Inglês, Dança, Teatro e Coro, o serão decorreu de forma agradável, com poesia, dança, música e algum humor pelo meio.

Antes da atuação do coro, realizou-se um sorteio de rifas do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), a favor da aquisição de um aparelho auditivo.

                 No final, com todos os alunos e professores em palco, a convite da maestrina do coro, cantou-se o Hino da Universidade. Para terminar, a direção ofereceu flores aos professores presentes, todos voluntários, e agradeceu a todos os que colaboraram nas realizações do ano letivo e no sarau que acabava de acontecer, uma grande prova de vitalidade de todos os que se dedicam a esta instituição.

No próximo ano letivo (2015/16), a Universidade comemora o seu décimo aniversário, o que será, certamente, um motivo para incentivar o Rotary Club e todas as instituições e pessoas individuais que com ele colaboram, a darem um salto em frente no alargamento e na melhoria do inestimável serviço prestado pela Universidade rotária, durante os dez anos que já decorreram.

Boas férias! 

Sarau-2015

(Consulte AQUI o programa do Sarau)


Almoço/Convívio 2015 da Turma de Informática da Profª Salomé Silva

Por  Jorge R. Oliveira

Na sexta-feira, dia 26 de junho, decorreu, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, o tradicional sarau de fim de ano, em que as turmas da Universidade procuraram apresentar o melhor do trabalho realizado durante o ano.

(Para ler o artigo completo, clique AQUI)

 
 




INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
 "TURISMO INDUSTRIAL - O NOSSO OLHAR"

No dia 19 de junho, na sala de exposições da Biblioteca Municipal, procedeu-se à inauguração da Exposição "TURISMO INDUSTRIAL - O NOSSO OLHAR", com trabalhos realizados nas aulas de pintura, pelos alunos da Universidade Sénior.

A cerimónia contou com a presença de um representante da Câmara Municipal, Rui Costa, da presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto, do presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, Andrew Gay, e de muito público. A recebê-los estava a Diretora da Universidade Sénior, Susana Silva, bem como os professores de pintura, Mónica Coutinho e Jorge Miguel, e os seus dedicados alunos.

Recordemos que um dos temas fortes deste ano letivo foi a ligação ao Turismo Industrial. Por isso, foram desenvolvidas várias atividades conjuntas, nomeadamente a visita às seis fábricas daquele projeto. Quem participou ficou inspirado para o resto do ano, em particular os alunos de pintura que aproveitaram o tema para desenvolver os seus trabalhos. No total, estão expostos dezoito quadros e seis trabalhos de expressão plástica, refletindo uma visão pessoal e intimista dos seus autores. Recordemos que muitos dos dez alunos que ali expõem os seus trabalhos têm uma ligação afetiva direta aos motivos representados, o que marca profundamente a mensagem que nos pretendem transmitir.

Parabéns a alunos e professores pelo magnífico trabalho que ofereceram ao público sanjoanense.

Celestino Pinheiro


 
 


Concerto Solidário
O Rotary Club de S, João da Madeira, a sua  Universidade Sénior e o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) promoveram, na noite do passado dia 19 de junho, um espetáculo de solidariedade para angariação de fundos para aquisição de um aparelho auditivo.

O espetáculo teve a participação da Orquestra Juvenil de Lobão e a colaboração de alunos do coro e tuna da Universidade Sénior. No final, a diretora da Universidade Sénior, Susana Silva, e a Representante do NRDC, Cristina Silva, proferiram palavras de agradecimento aos jovens da Orquestra Juvenil de Lobão, pelo belo espetáculo realizado e, sobretudo, pelo magnífico exemplo que tinham dado, ao juntarem-se aos mais velhos numa causa solidária.

 
 


VIAGEM A PRAGA, REPÚBLICA CHECA

              A viagem foi realizada pela Universidade Sénior do Rotary Club de São João da Madeira, de 26 a 29 de Maio de 2015 e teve a participação de trinta pessoas. Teve início pelas 07h00, junto às instalações da Universidade, num autocarro que nos levou até ao aeroporto de Lisboa, onde embarcamos num voo TAP, direto a Praga.

            (Para ler todo o artigo, clique AQUI.)

Serafim Almeida (Aluno)

PRAGA, REPÚBLICA CHECA - AS FOTOS

Praga-2015



PASSEIO A BAIÃO E A AMARANTE

Por: Jorge Almeida

Na passada sexta-feira, dia 15 de Maio, um grupo de 65 pessoas, ligadas à nossa Universidade, entre professores, alunos, familiares e amigos, efetuaram o passeio anual.

No cumprimento do programa, um autocarro e um mini, partiram do local habitual, frente à Universidade, cerca das 08h15 da manhã seguindo por Penafiel rumo à Fundação EÇA DE QUEIRÓS , sediada na Casa e Quinta de Vila Nova, Baião comumente conhecida por Quinta de Tormes.


(Para continuar a ler o artigo, clique AQUI)

FOTOS

Tormes - 2015



XI  ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES SÉNIOR/ROTARY

Póvoa de Lanhoso - 09 de Maio de 2015

Por: Jorge Rui Oliveira

Passavam poucos minutos das 8 horas da manhã de sábado, dia 9, quando o autocarro dos Transportes Pinho, conduzido pelo nosso bem conhecido e competente motorista Valter, partiu da sede da Universidade Sénior de S. João da Madeira,   transportando os alunos da Instituição  para participar no XI Encontro das Universidades Sénior/Rotary que este ano decorreu na vila minhota de Póvoa de Lanhoso,   conhecida por ser a terra donde partiu essa figura histórica chamada Maria da Fonte para uma  revolta popular contra o governo dos  Cabrais, no século XIX. Esta terra também é conhecida pela arte da  filigrana,  pois ali  existem muitas empresas que se dedicam a esta atividade de trabalhar o ouro.

(Para continuar a ler o artigo, clique AQUI)

Encontro Povoa Lanhoso



Festival de Teatro - Grupo Anim'arte
"Do céu aos trambolhões"

Uma falha geológica preservou uma aldeia pré-histórica onde um cidadão do século XXI foi parar…aos trambolhões…Terá sido ficção?!... Não! Foi mesmo verdade e,para o atestar, aqui ficam as fotos do grupo de teatro ANIM'ARTE , em plena atuação,no passado dia 29 de abril na  Casa da Criatividade. E que atuação! Parabéns à Profª Cristina Marques, aos maravilhosos atores e a todos os que contribuíram para a realização do fantástico fenómeno.

Do céu aos trambolhões




Exibição do filme
“Cristóvão Colombo – O Enigma”

Numa iniciativa da Associação Manuel Luciano da Silva, de Vale de Cambra, e com  o apoio da Junta de Freguesia e Associação "Abraçar" de Milheirós de Poiares e a Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira,  o filme “Cristovão Colombo – O Enigma”  realizado por Manoel de Oliveira, foi exibido no passado dia 11 na sala  do Centro Cultural de Milheirós de Poiares.

Para a realização deste filme,   Mestre Manoel de Oliveira, recentemente falecido aos 106 anos,  inspirou-se na vida de  um cidadão Vale-cambrense, de seu nome,  Manuel Luciano da Silva,  que emigrou  para os Estados Unidos em 1946, onde já vivia seu Pai e  onde fez a sua formação em Biologia. Após a morte do Pai,  regressaria a Portugal para se formar em medicina na Universidade de Coimbra, tendo voltado para os Estados Unidos para exercer a  atividade de médico.

Mas para além da medicina, este médico tinha outra paixão: o estudo dos nossos navegadores  antepassados. E foi assim que,   no desenvolvimento destas investigações  e   pesquisas,  concluiu que Cristovão Colombo, descobridor da América,  teria nascido em Portugal, no Alentejo.  Para isso,  deslocou-se várias vezes a Portugal para recolher testemunhos que suportassem esta  sua tese.

Ora é à volta deste tema que o cineasta nos prende ao écran durante cerca de hora e meia,  permitindo  no final interrogarmo-nos sobre a verdadeira nacionalidade  de Cristovão Colombo, que no ensino escolar é dado  como nascido em Génova.

Curioso também  é o facto de Manoel de Oliveira, já com 98 anos aquando da realização do filme, ter também interpretado   o papel do Dr. Manuel Luciano da Silva já numa fase adiantada da sua vida.

A sala apresentou-se com uma boa assistência. No entanto,  possivelmente por ser sábado e o evento não ter sido suficientemente divulgado só estiveram presentes  10 elementos da nossa Universidade.

Jorge Rui Oliveira

PEREGRINAÇÃO POÉTICA - 2015
ESCADARIA DA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO: Ana Marques Gastão pela Universidade Sénior e Grupo Cultura Viva

PEREGRINAÇÃO-POÉTICA

Fotos Elio Fidalgo


Faleceu o Professor Josias Gil
A Universidade Sénior está de luto.

Faleceu hoje o professor Josias Gil, que lecionou a disciplina de Filosofia  na nossa Universidade até ao ano de 2013/14, enquanto a saúde lho permitiu.
Esta é uma enorme perda, porque o Professor Josias era um homem de uma generosidade e de uma criatividade a toda a prova. Uma das últimas atividades em que envolveu foi a exposição "Fotografias com história", que permitiu a recolha de um espólio fotográfico notável e, simultaneamente, estimular a criatividade dos alunos da Universidade. 
A designação que deu à sua disciplina no ano letivo de 2013/14 foi "Filosofia de Viagens". O professor Josias era um amante das viagens, porque amante do mundo em que vivia e da vida que sorveu até à última gota. A última viagem do Professor Josias não tem regresso, mas há muitas coisas que ele continuará a partilhar connosco: a sua curiosidade, o seu espírito crítico, a sua amizade... 
A direção da Universidade junta a sua dor à dos seus familaires, a quem apresenta os mais sentidos pêsames.

  

UM CARNAVAL CHEIO DE LUZ E DE IMAGINAÇÃO
Assim foi o Carnaval da Universidade Sénior

Como já vem sendo habitual, a Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira fez-se representar na 34ª Edição do Desfile de Carnaval das Escolas.
Os nossos foliões  desfilaram logo a seguir à Banda Musical que abria o corso e o Agrupamento de Escola João da Silva Correia.
Sendo  o tema deste ano dedicado ao  Ano Internacional da Luz, a nossa Universidade exibiu-se com uma coreografia inspirada nos candeeiros urbanos do século passado e que ainda hoje perduram na nossa memória através  de filmes portugueses,  com o inesquecível Vasco Santana a interpretar algumas cenas cómicas  encostado a esses equipamentos.
As duas dezenas de alunos da nossa Universidade que deram corpo a essa coreografia,  interpretaram  de forma descontraída e muito alegre o espírito do tema.
O S. Pedro  decidiu também   colaborar na festa com uma manhã soalheira, permitindo assim que  milhares de pessoas viessem para a rua  assistir ao desfile, onde cerca de 2000 participantes deram  brilho, cor e muita alegria ao som do famoso samba do Brasil. 


Jorge Rui Oliveira

CARNAVAL15





O nosso Sarau de Natal




Um Sarau que estendeu o serão

Por: António Luís Costa

Na noite do dia 18, o Auditório da Casa da Cultura de S. João da Madeira encheu-se para assistir ao Sarau de Natal da nossa Universidade Sénior. Um espectáculo repleto de momentos mágicos, como é próprio desta quadra.
No encadeado desses momentos foi surgindo: a Música das Crianças; os Momentos de Poesia; “Jornalistas” trazendo os temas que nos preocupam (o aquecimento global do planeta, a violência doméstica e o desemprego no nosso país e a questão dos Vistos Gold que pode ter impedido o Pai Natal de entrar no nosso país); o Teatro com a rábula “Ainda há Natal!”; a Dança frenética da Zumba; a Tuna e o Coro com lindos e variados temas e - para rematar a sessão - a surpresa da Orquestra Club R, composta por jovens músicos de metais, cordas e percussão.
Entretanto, houve entrega de presentes e agradecimentos aos professores pela sua generosa dedicação à Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira.
O público mostrou-se muito satisfeito, não regateando aplausos durante o espetáculo e muito sublinhado no final.

As fotos do Sarau.

saraus14



Além disso, temos três colaborações nesta página: uma delas, o habitual cartão de Natal da turma de Informática da Profª Salomé Silva; a outra, belos poemas dos nossos colaboradores Maria Sequeira, Amílcar Bastos e Maria José Pinho. 
Nas instalações da Universidade, também já "cheira" a Natal: as escadas da entrada estão enfeitadas e, a nossa rotunda já brilha de dia e de noite. 
O nosso jantar foi uma demonstração do companheirsmo e da amizade que reinam entre nós. 
Apenas falta o Sarau. Todos estamos a trabalhar no sentido de, também ele, ser um momento alto na vida da nossa Universidade. 
Não esquecer aue no dia 19 teremos um Concerto Solidário de Natal, do Rotary,  na Capela de Santo António.

ROTARINHOS    

JANTAR DE NATAL DO ROTARY CLUBE E DA UNIVERSIDADE SÉNIOR

                                                                                                                                                            Por Jorge Almeida

O calendário civil e religioso confronta-nos com uma quadra festiva que pode servir de paragem, reflexão, partilha de valores materiais e de inclusão. A nossa universidade tem sabido cultivar aqueles méritos e dar sentido à sua existência através de diversas e prestimosas iniciativas.   

(Continuar a ler AQUI)


rotarinhos14



A NOSSA ROTUNDA
 
 


 
       
                          Poemas
 

Maria José Pinho e Maria  Sequeira
       
   
            Clique Aqui
 

 "Natal sem ti"


por
 Amílcar Bastos
 


Clique Aqui
 

 

"É Natal outra vez"



 por
 

Maria Sequeira

 


Clique Aqui


Cartão de Natal da turma de Informática da Profª Salomé Silva


 
 


ÚLTIMA HORA

A nova Universidade Sénior será aqui!

Queridos amigos
Foi deliberado ontem, por unanimidade, em reunião de Câmara, que a nossa Universidade Sénior vai poder mudar-se para o Palacete dos Condes. Ainda há muito trabalho pela frente, desde a elaboração do Protocolo, às obras no seu interior. Quero desde já agradecer aos professores e outros colaboradores, pelo vosso trabalho ao longo destes anos e, aos alunos, pela confiança que têm depositado em nós.
Parabéns a todos e o meu muito obrigada.

5 de novembro de 2014                                                    Susana Silva


Crónicas / Opinião


 A SURDEZ DE SERAFINA

                                                                                                                                   Por Maria Sequeira

PARA LER, CLIQUE AQUI



CURIOSIDADES LINGUÍSTICAS

                                                                                                                         Por Altino Sousa de Oliveira 
                                                                                                                         PARA LER, CLIQUE AQUI

ROTA DO TURISMO INDUSTRIAL                      Por: Maria Sequeira

                                                                                                                     PARA LER, CLIQUE  AQUI


Notícias

MAGUSTO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR    
      No dia 13 de novembro de 2014, pelas 19h30 deu-se início a um convívio, promovido pelo corpo diretivo da universidade e que decorreu nas instalações da mesma, estando presentes muitos alunos e alguns professores, com o objetivo de festejar o S. Martinho.
                                                                                                                                                            Por: Serafim Almeida

Para ler todo o artigo, clique AQUI




Jantar de Receção ao Caloiro - 2014
Por: Jorge Rui Oliveira

Cumprindo a  tradição,  a nossa Universidade  organizou  no passado dia 10 de outubro,  o  “jantar de receção ao caloiro” uma forma  de  integrar  os novos alunos e uma oportunidade para  promover também  o primeiro encontro alargado de todos os elementos  da   Instituição após o  início do presente ano letivo.Para além de alunos e familiares estiveram presentes muitos professores e elementos da Direção do Rotary Club de S. João da Madeira.                                                                             

 (Para continuar a ler a notícia clique AQUI.)




Comunicado sobre o falecimento da Profª Marta Coelho                                                                (Aqui).


Começou o ano letivo de 2014/15

REUNIÃO GERAL DE ALUNOS 
(Para ler o artigo completo, clique AQUI)

Arquivos 2011/12,  2012/13 e 2013/14                                                                   
As notícias de caráter geral encontram-se arquivadas na Secção "Plano Anual de Atividades" ou Arquivo, As notícias respeitantes às diversas disciplinas encontram-se nas secções respetivas.

    
Comments