Distrações na Nacele x Acidentes

Reguladores do FAA/USA estão incitando companhias aéreas atualmente a adotar, de forma mais concreta, medidas que assegurem que seus pilotos não se distraiam por uso de laptops, celulares e conversas alheias.

Estimulados por decorrência de uma série de acidentes e incidentes recentes em que a atenção dos pilotos foi desviada do objetivo de voar, o Federal Aviation Administration (FAA) emitiu um aviso às empresas transportadoras para melhorar as regras internas a respeito do assunto, bem como um treinamento específico para atender esta necessidade.

Distrações dentro da nacele e falta de profissionalismo tornaram-se o top das ocorrências na aviação nas questões de segurança no ano passado. Dois pilotos da Northwest Airlines voaram 150NM além do seu destino, em outubro, porque eles estavam trabalhando em seus laptops. Um acidente em 12 de fevereiro de 2009, perto de Buffalo, que matou 50 pessoas, foi provocado, em parte, porque os pilotos estavam conversando e não deram atenção às condições de voo, concluiu o National Transportation Safety Board (NTSB).

"Não há espaço para distração, quando seu trabalho é levar as pessoas em segurança para os seus destinos", disse Ray LaHood, da Transportation Secretary/USA. "O público que faz uso deste meio de trasnporte espera encontrar pilotos profissionais que se foquem na atividade aérea e na segurança de voo em todos os momentos da viagem."

As ações do FAA são reflexos das recomendações emitidas pelo NTSB que recomenda uma ação mais agressiva para resolver este tipo de problema.

Em fevereiro, por causa de atrasos por parte do FAA em em adotar medidas para combater esta tendência o NTSB classificou a resposta para a questão como "inaceitável". E não é de agora não, pois o NTSB fez o primeiro de vários alertas para a disciplina severa em uma nacele já em 2007.

O NTSB vai realizar um fórum público de três dias, sobre a melhora do profissionalismo entre pilotos e controladores de tráfego aéreo a partir 18 de maio de 2010. As empresas aéreas concordam que as distrações dentro da nacele precisam ser abordadas com seriedade e já começaram a analisar as suas políticas e procedimentos, diz David Castelveter, porta-voz da Air Transport Association.

Na sua comunicação às companhias aéreas o FAA enfatiza que as transportadoras devem tomar medidas específicas para eliminar as distrações na nacele.

A agência diz que as companhias aéreas devem criar uma “cultura de segurança", de cima para baixo dentro da empresa, de tal forma que se crie uma efetiva expectativa de que a segurança seja encarada seriamente e que enfatize a eliminação de tais distrações. O FAA apela aos transportadores para definir especificamente as novas regras e melhorar a formação de seus tripulantes.

A explosão no uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos pessoais tem tido um impacto preocupante sobre aviação e outros modos de transporte, concluiu o NTSB. Tal tendência deve ser encarada com rigor pelos responsáveis pelo voo, partindo desde o patrão, dono da companhia/empresa, ao comandante da aeronave. Como exemplo, podemos citar o co-piloto do voo regional, acidentado perto de Buffalo, que tinha usado seu telefone para enviar mensagens de texto enquanto o avião taxiava em direção à pista em Newark, antes do vôo.

As mensagens enviadas não desempenharam qualquer papel no acidente, mas os investigadores disseram que estes casos faziam parte de uma tendência preocupante.

Finalmente, enquanto as recomendações do FAA para as companhias aéreas são de que a adesão à causa é voluntária e de certa forma onerosa para a empresa aérea, percebe-se que numa eventual falha em seguir tais sugestões podem induzir a situações de extrema insegurança para atividade de transporte de passageiros e esta falta de segurança traz consigo outra máxima da aviação que prega o seguinte ensinamento:

 

“SE VOCÊ ACHA CARO INVESTIR EM SEGURANÇA, EXPERIMENTE UM ACIDENTE!!!”

 

Não se permita experimentar isto!!!!!!!!

Veja alguns links abaixo sobre o tema e identifique a seriedade do assunto...

http://asrs.arc.nasa.gov/publications/directline/dl10_distract.htm

http://www.msnbc.msn.com/id/36783522/ns/travel-news/

http://edition.cnn.com/2010/TRAVEL/04/26/pilots.distractions/index.html