Peso e Balanceamento

Imagine a seguinte situação hipotética:

Num voo de Seneca sairam para o voo dois pilotos (cada um com 80Kg). Compareceram dois PAX (cada um com 85Kg). O voo deveria ser de 01:30h e a aeronave foi abastecida com 287 litros de combustível.

Um dos PAX colocou sua bagagem (40Kg) de viagem no bagageiro traseiro e os dois PAX ocuparam os assentos traseiros da aeronave.

Pergunto: quanto à avaliação de Peso e Balanceamento dessa aeronave, esse voo poderia ser realizado desse jeito?

TEM CERTEZA??? - Verifique agora a reprodução da situação hipotética comentada acima, clicando na planilha de P&B do Seneca em anexo lá no final deste texto... Depois de abrir, experimente mudar a bagagem (40Kg) do compartimento traseiro para o dianteiro...

Abaixo estão listadas as terminologias mais comuns utilizadas no cálculo de Peso e Balanceamento:

Plano de Referência: É um plano vertical imaginário, a partir do qual são medidas horizontais para fins de balanceamento.

Estação: É um local designado ao longo da fuselagem do avião, dado em termos de distância do plano de referência.

Braço: É a distância horizontal entre o plano de referência (Datum) e a estação de interesse.

Momento: É a multiplicação do peso de um item pelo seu braço.

Corda Média Aerodinâmica MAC: Linha que une o bordo de ataque ao bordo de fuga da asa. Geralmente, a posição do CG é expressa em porcentagem de MAC %MAC; A figura 1 ilustra a linha DATUM, a corda média aerodinâmica e seus limites.

Centro de Gravidade (C.G.): É um ponto sobre o qual um avião se equilibraria se suspenso. Sua distância, a partir do plano de referência, é calcula dividindo-se o momento total pelo peso do avião.

Braço do C.G.: É o braço obtido pela adição dos momentos individuais do avião pela soma a do peso total.

Limites do C.G.: São as localizações extremas do o centro de gravidade, dentro da qual o avião deve ser operado com dado peso.

Combustível Utilizável: É o combustível disponível para o planejamento de vôo.

Peso Vazio Básico: significa o peso da célula, motores, hélices e equipamentos fixos. O peso vazio exclui o peso dos tripulantes e da carga paga, mas inclui o peso de todos os lastros fixos, do combustível não utilizável, do óleo não drenável e da quantidade total do fluido de refrigeração do motor e do fluido hidráulico.

Peso Máx. Zero Combustível - Peso máximo permissível de uma aeronave sem o combustível e óleo consumível. O valor do peso máximo zero combustível pode ser encontrado na especificação técnica da aeronave, no Manual de Voo do Avião (AFM), ou em ambos.

Peso de Decolagem: É o maior peso permitido para o início da corrida de decolagem.

Peso Máximo de Rampa: É o maior peso para manobras no solo (inclui o peso do combustível de partida, táxi e aquecimento do motor).

Peso de Aterragem: É o peso de decolagem menos o peso do combustível consumido durante o vôo.

Peso Máximo de Aterragem: É o maior peso permitido para o toque no solo durante a aterragem.

Repare que durante o preenchimento da planilha você poderá simular diversas configurações de distribuição de peso, pilotos, passageiros, além do abastecimento. Você poderá comprovar que às vezes um detalhe de carregamento pode fazer uma grande diferença na performance da aeronave.

E também você se surpreenderá com algumas destas configurações, afinal a grande maioria nunca se deu conta de quantas vezes decolou com um Sêneca, por exemplo, numa configuração que se repetida aqui na planilha, comprovará que partiram para um voo sem imaginar que, numa análise gráfica de P&B, a missão deveria ter sido cancelada.

Abaixo eu apresento um passo-a-passo do cálculo do Peso e Balanceamento do Phenom 100.

A ideia básica é calcular o CG em %MAC do ZFW, Take-off Weight e Landing Weight, veja: