V1

 

Velocidade de Decisão

 

      É definida como a mínima velocidade a partir da qual a decolagem pode ser continuada com segurança, dentro da distância de decolagem apresentada no AFM (Airplane Flight Manual), e a velocidade máxima a partir da qual a aeronave pode ser parada dentro da distância de aceleração-e-parada considerada no mesmo manual. 

           Para aeronaves de performance mais complexa (aeronaves à reação e a maioria dos turboélices), no briefing de decolagem é feito um callout que avalia a velocidade de 70KT como um parâmetro de decisão.

Abaixo de 70KT a corrida de decolagem deve ser abortada por qualquer motivo, pois nesta velicidade estamos na transição entre LOW e HIGH ENERGY. Acima de 70KT (e abaixo da V1) só se deve decidir abortar em casos críticos que envolvam controlabilidade da aeronave (fogo, falha, windshear, por exemplo). 

Acima da V1 a tripulação apenas não tentará voar no caso de uma falha catastrófica (uma falha de motor não é considerada “catastrófica”, esse termo se aplicaria a uma falha estrutural, travamento de comandos, etc.). Para este caso, será sempre muito mais seguro prosseguir na decolagem com o motor remanescente do que ficar no solo.