O Brasil, como um país membro da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI, deve respeitar os padrões e práticas recomendadas, constantes nos Anexos à Convenção Internacional de Aviação Civil e documentos complementares. O Anexo 14 à referida Convenção exige que cada país membro publique informações sobre a resistência dos pavimentos de todos os aeroportos públicos em suas Publicações de Informações Aeronáuticas (AIP). Com a finalidade de desenvolver um método internacional de notificação de resistência de pavimentos de aeródromos, a OACI instituiu, em 1977, um grupo de estudos, que criou o método do ACR: Índice de Classificação de Aeronave e o método do PCR: Índice de Classificação de Pavimento.
Sendo assim, desfrute de uma boa leitura da INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS Nº 154.111-001 Revisão A, que com certeza vai esclarecer com profundidade este assunto.
Generalidades
O método ACR-PCR é aplicável em pavimentos destinados a pouso e decolagem de aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg.
A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser definida por meio do peso máximo permitido da aeronave e da pressão máxima permitida dos pneus.
Considera-se Índice de Classificação de Aeronave – ACR o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento para uma categoria padrão de subleito especificada.
O ACR varia de acordo com o peso e a configuração da aeronave (tipo de trem-de-pouso, pressão de pneu, entre outros), o tipo de pavimento e a resistência do subleito.
Considera-se Índice de Classificação de Pavimento - PCR o número que expressa a capacidade de suporte de um pavimento.
O método ACR-PCR tem por finalidade a aferição da resistência do pavimento em função das características da aeronave (expressa pelo ACR) e do pavimento (expressa pelo PCR), sendo estruturado de maneira que um pavimento com um determinado valor de PCR seja capaz de suportar, sem restrições, uma aeronave que tenha um valor de ACR inferior ou igual ao valor do PCR do pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão dos pneus.
Qualquer dúvida... mande um e-mail...
Sergio Koch - TCel Av R1