Prevenção de Acidentes Aeronáuticos: responsabilidade de todos!

Quando falamos de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, primeiramente, cometemos dois erros tolos: primeiramente pensamos em aeronaves de grande porte (os Jatos Comerciais) e a seguir lembramos dos "Teco-Tecos" (Aviação Geral) desconsiderando todos os outros meios de sermos conduzidos pelo espaço aéreo como Balões Tripulados, Dirigíveis, Asas Delta entre outros. Oficialmente se define Acidentes Aeronáuticos dentro da Aviação Geral e Comercial, porém em toda e qualquer atividade aérea devemos nos preocupar e promover de todas as formas a única atividade que pode evitar um acidente..... a Prevenção de Acidentes. O segundo erro.... bem, este é muito mais simples.... acreditamos fielmente que isto não ocorre conosco.

A prevenção de acidentes é o conjunto de atividades destinadas a impedir a ocorrência de eventos desastrosos, evitando assim custos adicionais desnecessários na operação por meio da preservação dos recursos materiais e humanos.

Ao tratarmos de prevenção de acidentes não nos reportamos somente ao homem ou mesmo às aeronaves, mas, de uma maneira global, ao ser humano que opera máquina, o equipamento que é operado por uma equipe e ao meio no qual se desenvolve essa atividade, seja o meio aéreo (com suas condições atmosféricas), o meio ambiente da cabine de pilotagem, o meio social e familiar em que vive esse homem e o meio em que ele trabalha.

É falso o pressuposto de que apenas a obediência incondicional às regras e normas estabelecidas seja suficiente para impedir a ocorrência de um acidente, o que só acontecerá quando houver consciência coletiva de que a prevenção de acidentes é estimulante da atividade aérea, e não uma ação de restrição e limitadora do voo, pois a sua finalidade é justamente fazer com que ele se desenvolva dentro das normas estabelecidas e parâmetros previstos o que resultará na eliminação ou redução das perdas de vidas ou de material.

Faça sua parte, jamais deixe de informar ao SAFETY sobre qualquer situação vivida que poderia ou possa gerar um incidente/acidente.

Eis alguns contatos de algumas Autoridades e algumas sugestões para relatos:

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA): Para denunciar Rádios – Pirata, Notam’s Incorretos, má orientação/atendimento do controlador de voo, o contato é secasegcea@decea.gov.br;

Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA): Para denunciar aeroportos com pistas danificadas, aves próximos a rota de voo, incidentes aeronáuticos, imprudência de outros pilotos, o contato é dpc@cenipa.aer.mil.br;

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL): Para denunciar Rádios – Piratas, o contato é telefone 133;

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): Escala de voo sobrecarregada, táxi aéreos piratas, imprudência de outros tripulantes, o contato é ggap@anac.gov.br;

Também temos Caixas de RELPREV’s em alguns setores da empresa, o preenchimento é simples e rápido, caso desejem podem também enviar relatos via e-mail: safety@globalaviacaoexecutiva.com.br, afrassão@bol.com.br e/ou rodrigoedson82@gmail.com.

A prevenção de acidentes aeronáuticos é responsabilidade de todos!

Colaboradores deste artigo: Cmte Alberto Frassão e Rodrigo Edson (SAFETY’s GLOBAL e REALI).

“É difícil ensinar segurança, pois o seu verdadeiro conceito é formado no interior de cada um, através do conhecimento adquirido e da sua consciência frente à responsabilidade inerente a cada pessoa. Também é difícil quantificar os benefícios de qualquer ação de prevenção de acidentes, assim como a economia resultante de um acidente que não ocorreu, pois a verdadeira importância da segurança de voo somente é percebida quando ela falha.”