Quais documentos levar a bordo?

IMPORTANTE!!!

Bem, antes de ver esta matéria, dê uma olhada na Instrução Suplementar -- IS 91-002B (aqui), que trata das normas para a utilização da informação aeronáutica em formato digital (EFB - Electronic Flight Bag), onde teremos a substituição de alguns documentos de porte obrigatório por formatos digitais.

Voltando à pergunta inicial, esta resposta poderá ser encontrada acessando a página da ANAC e consultando o RBHA 091 (aqui), mais precisamente na seção 91.203.

  • PS: só lembrando, com exceção do Certificado de Matricula, do Certificado de Aeronavegabilidade e da Licença de Estação da Aeronave, os demais documentos requeridos na seção 91.203 do RBHA 91 podem ser substituídos por informação digital. (veja a IS referenciada acima)

Outra coisa importante, Quando houver a substituição de qualquer publicação de consulta em voo, é mandatório que exista a bordo um meio alternativo de acesso (backup) às informações disponíveis nos EFB. Esse meio alternativo poderá consistir de material impresso ou de um EFB adicional.

Veja abaixo o que determina esta seção e adapte as exigências para seu caso.

Contudo, existem outras obrigações em relação a este assunto, principalmente quanto ao material de navegação que também devemos levar a bordo.

Isto está devidamente elencado na seção 91.503, veja:

Aqui no Brasil a fonte oficial das cartas e procedimentos de navegação aérea é o DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Para você que gosta de voar com as cartas da Jeppesen, não tem problema desde que estejam atualizadas, porém, em caso de incompatibilidade entre as informações constantes de uma carta do DCEA e uma carta da Jeppesen, vale o que está na carta do DCEA.

Um abraço e bons voos!!!

Sergio Koch - TCel Av RR