Fiscalização de Rampa

A fiscalização de rampa é uma das ferramentas da ANAC para poder se certificar que os operadores aéreos, quando no exercício de suas atividades, estão com todas as obrigações legais atualizadas, tanto no que diz respeito à aeronavegabilidade da aeronave quanto a documentação dos pilotos. Um bom entendimento do que será abordado na fiscalização poderá ajudá-lo a acelerar os trabalhos dos inspetores e reduzir bastante as dúvidas dos procedimentos adotados.

Uma boa fonte de consulta para você saber exatamente o que esperar da fiscalização de rampa é o documento chamado PISOR (Programa de Inspeções de Segurança Operacional em Rampa), que define as responsabilidades dos Inspetores, bem como estabelece as condutas a serem adotadas durante sua fiscalização.

  • No menu ao lado você poderá ler uma matéria sobre PISOR que traz algumas referências extraídas do seu conteúdo que considero mais importantes para serem analisados. Mas é sempre melhor ler todo o documento pois cada um enxerga, de maneira pessoal, as orientações que considera mais importantes.

Outro documento importante para ser lido é o CEF - COMPÊNDIO DE ELEMENTOS DE FISCALIZAÇÃO - RBHA 91, que estabelece os elementos de Fiscalização referentes ao RBHA 91 e tem como objetivo desdobrar os requisitos de cumprimento obrigatório do referido RBHA em elementos passíveis de serem fiscalizados.

Abaixo deixo como referência a Lista Mestra de Verificação de Inspeção de Rampa que pode te ajudar a se preparar para as inspeções e evitar surpresas de última hora.

    • Em relação à Lista abaixo, dentro da coluna correspondente ao seu tipo de operação, considere apenas os campos em branco como aqueles em que você será fiscalizado.