Na busca de conhecimento com os irmãos de asas...

Tenho recebido algumas consultas sobre o preenchimento da CIV de papel e CIV Digital e, resumindo, AMBAS são OBRIGATÓRIAS!!!

Para dar maior credibilidade ao que resumi acima, transcrevo abaixo o que diz na IS 61-001 revisão C, no seu item 5.1.3.

"A inserção de um voo na CIV Digital pelo seu titular, nos termos da presente IS, não exime nem isenta o preenchimento da CIV nos termos da IAC 3203. Da mesma forma, o preenchimento da CIV não isenta seu detentor de inserir o correspondente registro em sua CIV Digital. Portanto, ambos os registros, na CIV e na CIV Digital, são obrigatórios e devem ser harmônicos e correspondentes entre si. A ANAC pode a qualquer tempo solicitar a apresentação da CIV e verificar a harmonia com os dados que constam na CIV Digital."

Acidente em que morreu o Ministro Teori Zavascki

Tome um tempo e dê uma olhada no Relatório Final deste acidente e compare com o que você já viu nos seus anos de piloto. São vários acidentes com as mesmas características, mesmos erros e particularidades.

Veja aqui o Relatório Final

REQUERIMENTO PARA ABERTURA DE PROCESSOS NA ANAC

A ANAC publicou um aviso em 27/07/18 informando que o requerimento padrão de licenças e habilitações mudou, conforme o Apêndice A da Instrução Suplementar (IS) 00-008, vigente desde o dia 6 de julho de 2018.

O modelo de requerimento está disponível para impressão no Portal da ANAC, (aqui).

Após verificar o conteúdo da IS 00-008, percebe-se que o sistema SACI da ANAC será a nova fonte de consulta dos analistas da ANAC para os novos processo em análise, visto que, como o novo requerimento não traz informações sobre documentação pessoal dos pilotos, caberá ao analista verificar no sistema da ANAC a conformidade dos documentos pessoais e, caso tenha alguma não conformidade lá no banco de dados do SACI, o processo será indeferido. Enfim, mantenha seus dados atualizados!!!!!!!!

Cabe salientar que dentre as formas de comprovação de requisitos exigidos (item 10 da IS) está o sub item 10.8 no qual referencia o parágrafo 61.31 (d) do RBAC 61, que estabelece como responsabilidade do piloto manter atualizados seus registros de voo, bem como a veracidade de seu conteúdo.

PROCEDIMENTOS PARA OS VOOS DE CHEQUE

Desde o dia 25 de abril de 2017 passou a valer uma legislação que regulamenta os procedimentos para a realização de TODOS OS VOOS DE CHEQUE E RECHEQUE

É a INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR – IS Nº 00-002 Revisão C (aqui)

COM PROVA ORAL !!!!

Eu dei uma olhada nas novas FAP's para saber o que poderá ser cobrado a título de "prova oral" e montei esta matéria (aqui) que poderá ajudar um pouco no preparo da missão.

____________________________________________________________

Registro de horas de voo como segundo em comando de aeronaves certificadas para tripulação mínima de um piloto (single pilot)

Para você que voa aeronave single pilot a ANAC publicou a IS No 00-004 Revisão C (aqui) que esclarece o entendimento do registro de horas para aqueles pilotos que voam este tipo de aeronave.

Bem, se você quiser algo já um pouco mastigado, interpretado e de bom entendimento, basta dar uma olhada no site do ParaSerPiloto (aqui).

Notícias...

Você que está estudando para PP/PC???

Existe um software excelente chamado Pilotsystem e está disponível para download neste blog.

Obviamente que parte do conteúdo deste programa pode estar desatualizado, mas é uma excelente ferramenta para ajudar nos estudos.

SERGIO KOCH - koch81@gmail.com

Tenente-Coronel Aviador da FAB - Reserva

Inspetor de Voo por 10 anos do antigo DAC e da ANAC

Atualmente > Comandante de Phenom-100 (EPHN)

Constantemente, no mundo da ciência da educação, nos perguntamos sobre COMO ESTUDAR?, O QUE SE DEVE ESTUDAR? e ONDE PESQUISAR?

Minha tarefa consiste em apresentar alguns aspectos importantes sobre aviação, a fim de que os pilotos possam se orientar e explorar as possibilidades teóricas e operacionais, que favoreçam melhores resultados na prática de voar.

É, portanto, disponibilizar um conteúdo direcionado de conhecimento aos apaixonados pela aviação, em especial àqueles diretamente voltados à pilotagem, debatendo, analisando e aprofundando o conhecimento, de tal forma que estas informações possam contribuir para um voo mais seguro e, melhor ainda, evitando surpresas desagradáveis.