As Tribos do 'Computer Underground'(c)

Página Inicialhttps://sites.google.com/site/barataeletricafanzine/Home Email drrcunha@yahoo.com.br Índice barata24.html

As Tribos do 'Computer Underground'(c)

(Mais um trechinho do meu livro.. aguardem o resto)

http://migre.me/r6sBf

Derneval R.R. Cunha

Há outras tribos como:

Phreaker - O fanático da telefonia. Seria o Phone Hacker. O cara que estuda telefones. Porque:

O sistema telefônico é um grande computador.Curte ficar conversando com as pessoas.Não tem grana para pagar ligações telefônicas. Miscelânia.E porque sim.

Warez - É o fanático de software pirata. Se distingue do pirata comum porque não ganha dinheiro com o seu trabalho. O termo tem principalmente a ver com cópia não autorizada de jogos de computador. É um cara fascinado pelos vírus de computador (talvez porque tenha tanto warez com vírus). E claro, costuma ter sempre a última versão oficial de vários anti-vírus no micro (sem pagar, óbvio). A descoberta de warez não é passatempo. É obsessão. Não tem fim de semana, não tem ir no banheiro. Tem que se ficar na frente do micro para se descobrir:

Maníaco de MP3- Tal como o Warez e o Downloader, é um tipo de fanático por pirataria. O diferencial é o uso de softwares como Gnutella, Napster, Imesh, para fazer as cópias.

Pornófilos - Os especialistas em chats, sites e filmes pornôs de vários tipos. Para quem não acredita nisso, é bom saber que, com a caça aos pedófilos pelo FBI e polícias variadas, isso virou uma especialidade. São uma tribo própria e bastante perseguida. Mais gente sofre por ser pornófilo do que por ser hacker (são despedidos, presos e submetidos ao ostracismo com uma facilidade muito maior). Eu até nem colocaria esse tipo, mas tive alguns papos esporádicos com alguns e sei que são em grande número, usam de técnicas sofisticadas e sofrem perseguição.

VIRCiado - O habitante do universo dos bate-papos do IRC.

Crente - O sujeito que acredita que aquele software, sistema operacional ou micro-processador é superior a esses Pentium topo de linha que estão surgindo por aí. Alguns exemplos são os fanáticos do MSX, capazes de proezas (como fazer o Linux rodar naquilo).

Downloader - Quase todo mundo é. Trata-se do indivíduo que acha que a internet vai acabar amanhã, por isso é melhor fazer seu download hoje. Pessoalmente acredito nisso. Amanhã não sei se vou ter grana pra pagar a conta telefônica e o provedor.

Vírus-Wizard - É muito raro isso, hoje em dia. Trata-se do pessoal que se dedica a trabalhar com vírus de computador. Ao contrário da maioria das pessoas, não tem problemas com vírus, acham o maior barato e se divertem colecionando, estudando ou produzindo  "vida artificial". Se dividem em subgrupos (não, não vou detalhar para evitar os ripongas, aguardem meu livro)

Chater - O que vive para os chats da vida. Alguns dos caras que dão a pior fama aos verdadeiros hackers são exatamente os chaters. Porque quem fala, não sabe. Então todo mundo repete o que todo mundo fala. E basta uma menina achar que foi um "hacker" que invadiu o computador dela, que vai ficar espalhando pra rede inteira saber que tem que ter legislação contra isso, etc,etc.. Há varios tipos de chat, então nem vou estender muito. Divisões possíveis:

Lamer, Lammer - Degenerativo. É aquele cara que é denorex. Um impostor, um falso. Você pensa que o cara manja tudo, mas no fim, ele tá com o manualzinho ali do lado e tudo veio direto daquele manual. Fala que é o maior, mas ninguém da primeira linha ouviu falar dele. O pior é quando o sujeito escreve um livro, falando que teve um "mestre hacker" e no final do livro escreve:  "vários textos (tirando a introdução) foram tirados da internet, se você é o dono, passa lá que a gente conversa". O adjetivo lamer é usado em várias situações em que se descobre que o sujeito estava fingindo ser algo que não é.

Wannabe - Do inglês quer ser. A grande maioria da internet. Quando se assume como tal, pelo menos tem uma virtude, a da humildade. São tantos que podem ser divididos em vários tipos, por característica. Alguns conseguem incorporar todas as características numa só figura:

Esses termos acima abrangem um universo, mas são algo genérico. Novas tribos surgem todo dia. Algumas vezes a mesma pessoa pode encarnar vários estereótipos. Ou pode pular de qualificação. Outros não ficam tempo o bastante numa categoria para serem classificados por estereótipo. Pessoalmente não me incomodo de ser chamado de lamer, apesar de ser muuuito raro, usarem esse adjetivo comigo. Não é qualquer lamer que teve seu nome na lista de colaboradores da revista 2600 - Hacker Quaterly, a publicação mais famosa do mundo hacker.

ilde;o ficam tempo o bastante numa categoria para serem classificados por estereótipo. Pessoalmente não me incomodo de ser chamado de lamer, apesar de ser muuuito raro, usarem esse adjetivo comigo. Não é qualquer lamer que teve seu nome na lista de colaboradores da revista 2600 - Hacker Quaterly, a publicação mais famosa do mundo hacker.