É um sistema de gerenciamento de transporte.
Um software utilizado para otimizar o gerenciamento de todo o processo de transporte. Sendo a sua principal função, a emissão de documentação fiscal: CT-e e MDF-e.
Tem como objetivo otimizar as rotinas manuais e burocráticas do dia a dia sobre as questões fiscais. Evitar que a empresa tenha retrabalho, tornar a operação mais precisa e eficiente. O TMS ajuda a empresa a planejar e executar a movimentação física de mercadorias, tanto na entrada, quanto na saída.
O TMS Fretebras é desenvolvido para o gerenciamento de transporte terrestre, não estando disponível para o transporte aéreo, pois ele necessita de informações e especificações próprias.
Qual a sua importância?
Gerenciamento dos fretes e emissão de documentos fiscais de forma rápida, fácil e intuitiva.
Auxilia diretamente na organização da parte fiscal, financeira, estratégica e burocrática. Pode estar conectado a diversos outros serviços vitais ao transporte como gerenciamento de risco e pagamento eletrônico de fretes.
O que são as documentações fiscais?
São documentos fiscais eletrônicos, utilizado para transporte de cargas, emitido pelo transportador. Deve conter informações sobre a carga, o remetente, o destinatário, o valor do frete, a rota do transporte e os documentos fiscais que estão sendo transportados.
Qual a diferença do CT-e e do MDF-e?
Podemos entender que o CT-e é usado basicamente para documentar a carga com a nota fiscal, o valor do frete, origem e o destino. Enquanto isso, o MDF-e é para documentar o motorista e o veículo no transporte.
É necessária sempre a emissão dos dois documentos?
Sendo apenas dentro do município, pode ser utilizado apenas o CT-e.
A rota saiu do município? é necessário ter os dois documentos.
Por que esses documentos são tão importantes?
Eles regularizam a operação de transporte e permitem o recolhimento dos impostos.
Qual o diferencial do nosso TMS?
Olhando para a jornada completa do frete, ela obrigada a transportadora a trabalhar com muitos fornecedores: Para GR, para emissão, para pagamento, para rastreio e etc, contendo pouca integração entre si.
Então nosso principal diferencial, é ter todo esse eco sistema em um só, facilitando o dia a dia da operação.
O que queremos resolver?
Atender as exigências fiscais e regulatórias desde adequações na operação à emissão de documentos específicos.
Otimizar o processo de emissão.
Controle da operação de transporte com contratação de terceiros;
Fazer a gestão de inúmeras informações, dados e documentos;
Gerir pagamentos e recebimentos diários de múltiplos fornecedores e clientes.
Lidar com dezenas de fornecedores para cada etapa da jornada de transporte.
Nós temos SPED Fiscal?
O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI.
Nós não temos opção de Sped fiscal.
Através do site http://sped.rfb.gov.br/, da Receita Federal, é possível obter alguns softwares para esse tipo de emissão.
É possível emitir documentação com dados de motorista e veículos, fora do Brasil?
Os campos preenchidos no TMS, são de acordo com as informações solicitadas obrigatoriamente pela SEFAZ, caso o motorista não tenha os dados obrigatórios de CPF, não é possível emitir a documentação fiscal. Devido a obrigatoriedade de informações exigidas pela SEFAZ, como para emissão de CT-e e MDF-e.