Luís Pitta integra a equipa do C2ti do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo docente do quadro de Informática no Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, em Lisboa. Tem-se destacado como coordenador nacional da comunidade GEG Portugal (Google Educator Groups), onde promove metodologias ativas de aprendizagem. Acredita na aprendizagem baseada em problemas, com recurso a ferramentas colaborativas na nuvem.
É um eterno "aluno" (professor, engenheiro e formador), com um percurso profundamente ligado à inovação educativa e à integração das tecnologias digitais no ensino. Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e em Ensino de Eletrónica e Informática, pela Universidade de Aveiro, concluiu ainda uma pós-graduação em Informática Educacional – Componente e-learning na Universidade Católica Portuguesa e uma especialização em Práticas Inovadoras em Educação STEM (2023).
Criador e administrador da Comunidade de Prática TIC Portugal (FormTIC) com 700 participantes ativos, colabora com o Centro de Formação Maria Borges de Medeiros como assessor para comunicação e plataformas web. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções relevantes no Ministério da Educação, incluindo a participação nas equipas centrais do programa Nónio Século XXI e da Missão CRIE. Foi Vice-Presidente e é membro fundador da ANPRI — Associação Nacional de Professores de Informática.
Certificado como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional. Possui certificação internacional nas plataformas Google (Google Certified Educator) e Microsoft (Microsoft Certified Professional), tem desenvolvido múltiplas ações de formação nas áreas da informática educacional, plataformas de gestão de aprendizagem (LMS: G. Classroom, MS Teams e Moodle), REDs (Recursos Educativos Digitais) e mais recentemente na integração da IA Generativa na prática docente (dez.2022 até à data).
Além do seu compromisso profissional, caracteriza-se como curioso, ativo e solidário. Aprecia viagens, tecnologia e caminhadas. Entusiasta dos Caminhos de Santiago, de mergulho em autonomia e de paraquedismo. Defensor do pensamento crítico e da aprendizagem ao longo da vida, o seu mote é claro: "Nunca parar de aprender."