A IA ainda está muito disfarçada e sente-se algum embaraço quando se diz que se usa, que é útil, atrativa e eficiente. Noto ainda alguns olhares de soslaio quando digo que gosto, sou fã e que é uma ajuda fantástica para a preparação de conteúdos em contexto escolar e não só. Ainda se sente o estigma de que se não saiu do nosso cérebro, esforço e imaginação, não é bom.
A desmistificação da utilização do ChatGPT em contexto educativo também me pareceu muito pertinente ao fornecer ferramentas para avaliar os trabalhos dos alunos que usam a IA e encararmos esta ferramenta como util ao trabalho tanto de alunos como professores.
A IA veio para ficar e muito há que aprender para acompanhar este avanço tecnológico. Os alunos já o dominam e os docentes não podem ou não devem ficar obsoletos, negando evidências e escudando-se com receios de uma suposta desvantagem pedagógica ainda por provar.
A IA já entrou na minha vida e já me resolveu algumas tarefas que tinha pensadas. Um dos melhores exemplos que já tive, foi a criação de role-plays que demorava horas a definir, para obter cenários criativos, dinâmicos, humorísticos e que envolvessem um dilema a resolver pelos alunos.
Vivemos num mundo onde a tecnologia está presente em quase tudo e as crianças crescem rodeadas por ecrãs, assistentes virtuais e conteúdos gerados automaticamente. Se a escola não acompanhar esta realidade, arriscamo-nos a perder o envolvimento dos alunos.
Esta formação fez-me perceber que a IA pode ser uma ferramenta inclusiva, acessível a qualquer aluno, ajudando a criar oportunidades de aprendizagem ajustadas às suas necessidades.
Entendo que uma temática como a IA seja difícil de apresentar em 25 horas a professores ávidos de informação. A qualidade e pertinência do material disponibilizado durante a formação são inquestionáveis. Penso que mais e melhor, não seria possível, dado o número de horas. Cabe-me a mim explorar, a posteriori, todos os recursos apresentados e mais os que me faltam explorar e que foram disponibilizados em todo o material de apoio.