Super Prompts
*** Prompts que geram Prompts Modelo ***
*** Prompts que geram Prompts Modelo ***
No contexto dos "conversadores de IA Generativa", os "Super Prompts" referem-se a instruções ou orientações especificamente elaboradas que ajudam a maximizar a qualidade da resposta gerada. Estes "Super Prompts" são muito uteis para indicar ao modelo uma direção clara e detalhada sobre o que se pretende, garantindo que a resposta seja mais completa, específica e alinhada com os objetivos pretendidos.
Contexto extenso: Informação contextual suficiente que permita ao conversador de IA compreender o cenário em questão.
Por exemplo, ao descrever um cenário específico em que a IA deve atuar ou mencionar detalhes importantes sobre o público-alvo ou o propósito do texto que vai ser construído.
Instruções específicas: Fornecer indicações detalhadas sobre o tom, o estilo, a estrutura e o conteúdo pretendido.
Por exemplo, pedir que a resposta seja mais formal, que use exemplos específicos, ou que evite um certo tipo de linguagem.
Pedir para adotar diferentes perspetivas: Caso o tema seja mais complexo, o "Super Prompt" deve incluir o pedido para explorar diferentes perspetivas, apresentar prós e contras, ou até mesmo adotar a voz de diferentes personagens ou especialistas em alternância.
Exemplo de resposta: Incluir exemplos de como a resposta deve ser apresentada, que vai servir como modelo para orientar o modelo na criação de uma resposta estruturalmente semelhante.
Por exemplo, um "Super Prompt" para um conversador de IA, poderia ser o seguinte:
"Agora és um reconhecido professor de História do 9.º ano de escolaridade. Explica a importância da Revolução Francesa de uma forma simples, utilizando exemplos que ajudem os alunos a relacionar o conteúdo com as suas próprias experiências. Faz uma comparação com eventos atuais, e termina a explicação com uma pergunta de refleção que permita haver uma discussão entre os alunos."
Neste exemplo, o "Super Prompt" ajuda a definir a audiência (alunos do 9.º ano), o objetivo (explicar de forma simples), a abordagem (utilizar exemplos e fazer comparações) e até como terminar a resposta (com uma pergunta reflexiva). Desta forma, a IA tem uma direção mais clara, melhorando a relevância e a qualidade da resposta.
Precisão e Foco: Reduzem a ambiguidade, resultando em respostas mais focadas.
Qualidade Melhorada: Orientam a IA a fornecer respostas mais detalhadas e adequadas ao propósito.
Eficiência: Reduzem o número de interações necessárias para chegar à resposta desejada.
Estes Super Prompts vão produzir uma estrutura de Prompt modelo para executarem uma dada tarefa.
A maior parte do texto do Super Prompt tem como intenção criar um contexto robusto (estamos a criar uma espécie de historia) que serve para enquadrar com muit origor e detalhe o que somos e o que pretendemos. Neste caso estamos a "contar a história" do que é ser professor do ensino básico e secundário (K-12).
A tarefa especifica pretendida surge descriminada somente no final do Super Prompt - ver texto a vermelho nos exemplos apresentados a seguir.
Depois de obter o Prompt modelo devemos copiá-lo para uma documento em branco (G. DOCs ou MS Word) onde vamos, calmamente, preencher toda a informação especifica identificada nas áreas com [parênteses retos].
Agora que temos o Prompt final completo, vamos, de novo, copiar todo esse texto para o Conversador de IA Generativa (ChatGPT, G. Gemini, MS CoPilot, etc.).
A resposta obtida será, então, a resolução da tarefa pretendida.
Ver exemplos práticos mais abaixo:
[Abrir em ecrã completo]
[Resposta ChatGPT (Prompt modelo)]
Desenvolvimento de atividades de reflexão sobre Integridade Académica dos alunos e Ética dos Conversadores de IA Generativa.