O neuropsicólogo Álvaro Bilbao alerta para o aumento de problemas de saúde mental e dependência dos ecrãs entre os jovens. E avisa os pais: é fundamental impor regras no uso do telemóvel.
Uma das principais dificuldades que os jovens e os adolescentes têm é a de fazer corresponder aquilo que são ao que pensam que os outros querem que eles sejam?
O aumento da ansiedade e da depressão entre os jovens tem sido alarmante nos últimos tempos. Temos falhado na preparação dos nossos filhos e alunos para lidar com estes desafios emocionais?
Os adolescentes são muito vulneráveis porque na adolescência temos tendência a ficar obcecados com certas coisas. E os ecrãs são altamente viciantes.
Devem os pais impor limites e restrições ao uso da tecnologia ou há formas mais eficazes de proteger as crianças?
A primeira regra é que o adolescente não pode dormir com o telemóvel na mesma divisão. Porque quando temos o telemóvel no quarto, tendemos a ficar a olhar para ele até tarde, perdemos horas de sono, o que nos faz sentir mais frustrados, mais cansados e torna o telefone mais atraente, porque pode dar-nos uma dose de dopamina que nos faz sentir bem.
A outra área onde os telemóveis são proibidos é à mesa de jantar. E a terceira regra é que os pais têm de ensinar os filhos a usar a tecnologia, e isso é feito estabelecendo limites de tempo.
Isto pode evitar casos como os que vejo nas consultas, de violência doméstica em que crianças batem nos pais simplesmente porque estes lhes dizem para desligar um pouco. Hoje em dia, o bem mais valioso de qualquer menino ou menina desta idade é o seu telemóvel e isso tem de ter limites.
“As crianças que têm pais com mais autoridade - não autoritarismo ou abuso de poder, apenas autoridade - amam mais os seus pais e sentem-se mais seguras perto deles. Aquelas cujos pais não cumprem os seus papéis parentais sentem-se muitas vezes desprotegidas e desligadas.”
Por exemplo, dizer às crianças o que vestir seria considerado superprotetor.
A investigação indica que globalmente (em todo o mundo) os rapazes e as raparigas são superprotegidos.
www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?Search=alvaro+bilbao&sft=1&sa=hist
"Cérebro da Criança Explicado aos Pais" (5ª edição)
nov. 2021
"O confinamento foi um período excecional na relação entre os adultos e as crianças. [...] Embora já não estejamos confinados, podemos fazer coisas simplesque são realmente importantes como desligar os dispositivos eletrónicos quando os nossos filhos estão a falar connosco, almoçar e jantar em família e reservar tardes ou fins de semana sem amigos nem família extensa para podermos conquistar essa intimidade, que é tão importante para ter conversas de qualidade. E isto é importante porque, de acordo com todos os estudos, a qualidade das relações que uma criança tem na sua infância determina a qualidade de vida que terá quando for um adulto."
Durante os primeiros seis anos de vida, o cérebro infantil tem um potencial que nunca mais voltará a ter. Isto não significa que devamos tentar transformar os nossos filhos ou alunos em pequenos génios, porque, para além de ser impossível, um cérebro que se desenvolve sob pressão pode perder parte da sua essência pelo caminho.
Álvaro Bilbao explica como educar com afeto e compreensão, que alternativas temos ao castigo e aos gritos, como podemos impor limites, criar relações de confiança e empatia, como ajudar as crianças a crescer sem medos, como desenvolver o autocontrolo e a criatividade, entre tantos outros temas.
"Prepara-te para a Vida"
7 Chaves para Orientar Jovens e Adolescentes
Março, 2025
Álvaro Bilbao, autor do best-seller "O Cérebro da Criança Explicado aos Pais", traz-nos um livro prático e necessário para os adolescentes e as suas famílias.
Como construir uma vida feliz? Qual o caminho que deves seguir nos estudos? Como lidar com o álcool e com as drogas? Como deves gerir o teu primeiro amor ou a tua primeira rejeição? Como podes lidar com as relações tóxicas e rodeares-te de bons amigos? Porque é que é tão importante desligares os ecrãs?
Álvaro Bilbao, doutorado em Psicologia, neuropsicólogo, pai de três filhos e autor do best-seller "O Cérebro da Criança Explicado aos Pais", oferece neste livro, de forma clara, simples e cheia de bom humor, as ferramentas que já ajudaram muitos jovens e adolescentes a orientarem-se num momento-chave das suas vidas.
Este é um guia imprescindível para todos os adolescentes que querem compreender melhor o funcionamento do seu cérebro, de forma a prevenir problemas de saúde mental e a melhorar a relação com eles próprios.
E para todos os pais que necessitam de encontrar as palavras e os argumentos para guiarem os seus filhos no percurso para a vida adulta com mais calma e confiança.