Multimédia: Significado e evolução do conceito

"Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, video, áudio, animação e

qualquer outro meio pela qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada

sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico."

Evolução do Conceito Multimédia

Entre 1993 e 2000:

De acordo com Fetterman & Grupta (1993), o conceito multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interatividade, cor e, claro, apresentações multissensoriais. Para estes autores, multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num ambiente interativo de computador: “Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interativo e colorido por computador”

(Fetterman & Grupta, 1993).

Minoli & Keinath (1994) definem multimédia como uma tecnologia: “Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multissensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual”.

(Minoli & Keinath, 1994).

Por outro lado, Vaughan (2001) define multimédia de uma forma mais genérica, incluindo não só as aplicações não-interativas, mas também a utilização de dispositivos cuja natureza não é digital: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico”

(Vaughan, 1996).

Fonte: “Multimédia e Tecnologias Interactivas” de Nuno Ribeiro

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação)

(Chapman & Chapman, 2000).

Fonte: Wikipédia, pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia

A definição do conceito de multimédia teve algumas fases distintas, a saber:

  • 1993 (Fetterman & Grupta)

  • Dão especial ênfase à natureza multissensorial da multimédia. Segundo eles, esta restringe-se unicamente a aplicações que incluam interatividade, cor e experiências multissensoriais.

  • 1994 (Minoli & Keinath)

  • Definem multimédia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos utilizadores através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica).

  • 1996 (Vaughan)

  • Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimédia, resumindo este conceito como: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico”.

  • 2000 (Chapman & Chapman)

  • Estes autores concordam que multimédia consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua, pelo menos, um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico.

  • Pode ser vista como a definição actual de Multimédia.

Nas nossas ações de formação, bem como nas disciplinas de Oficina de Multimédia B e Aplicações Informáticas B, utilizamos a definição mais recente de Multimédia, ou seja:

"Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, video, áudio, animação e qualquer outro meio pela qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico."

A partir da leitura das páginas 1 a 10 do Cap. 1, produzimos uma possível resposta que deve incluir os seguintes tópicos:

https://sites.google.com/a/formtic.info/ticparatodos/pts/oconceitodemultimedia/resposta

Solução (Reservado)