Buraco

Buraco. Símbolo da abertura para o desconhecido: aquilo que desemboca no outro lado (o além, em relação ao concreto) ou que desemboca no oculto (o além, em relação ao aparente)... O buraco permite que uma linha passe através de outra linha (coordenadas do plano dimensional)... No plano do imaginário, o buraco é mais rico de significado que o simples vazio: é repleto de todas as potencialidades daquilo que o preencheria ou que passaria por sua abertura; é como a espera ou a súbita revelação de uma presença. É do buraco aberto por uma machadada de Hefestos no crânio de Zeus que sai a deusa da Inteligência, Atena. O buraco pode ser simbolicamente considerado como o caminho do parto natural da ideia.

Entre ele e o vazio há a mesma diferença que entre privação e o nada. Essa distinção é tão verdadeira que o buraco aparece como o símbolo de todas as virtualidades. Sob esse aspecto, está ligado aos símbolos da fertilidade no plano biológico, e da espiritualização, no plano psicológico. (Chevalier e Gheerbrant, 1998)

CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 12. ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1998.