Alfa e Ômega

Alfa. A primeira letra do alfabeto grego e a primeira letra da palavra arche = princípio; simboliza na Bíblia e na iconografia e literatura cristã os primórdios.

Alfa e Ômega. Letras inicial e final do alfabeto grego, que "contém" todas as outras letras; por essa razão, simbolizam o abrangente, a totalidade, Deus e, sobretudo, Cristo como o primeiro e o último (motivo secundário frequente no monograma de Cristo). Teilhard de Chardin utilizou essas duas letras como ilustrações de sua teoria da evolução.

Ômega. É a última letra do alfabeto grego; sobretudo no cristianismo, simboliza o fim e a plenitude do mundo. Teilhard chama de "ponto ômega" o objetivo último ambicionado pela evolução da humanidade. (1)

Alfa e Ômega. As letras maiúsculas gregas assim associadas em extraordinária frequência sendo a primeira e a última letras do alfabeto grego e em razão disso, segundo vetusta representação, as chaves do universo — são sempre, quer venham acompanhadas de figuras de Cristo, quer formem parte de outros símbolos, confissões de fé em Cristo alusivas a Ap 22, 13: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim". (2)

(1) LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. Trad. Erlon José Paschoal. São Paulo: Cultrix, 1997.

(2) HEINZ-MOHR, Gerd. Dicionário de Símbolos: Imagens e Sinais da Arte Cristã. Tradução João Rezende costa. São Paulo: Paulus, 1994.