Estilos de Época – Literatura


Estilos de época são os movimentos literários ou artísticos cujas características estão associadas a determinado período histórico. Assim, em cada época, as obras de artistas e escritores apresentam elementos condizentes com o estilo vigente em seu tempo.
Essa classificação de estilos de época é feita somente após à época em que o movimento ocorre, portanto, percebe-se que alguns escritores apresentam características de escolas literárias que sucederão àquela em que serão encaixados, assim, tornam-se precursores do novo estilo literário que está por vir.

São oito as escolas literárias tradicionalmente estudadas: Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Simbolismo e Modernismo. Há, também, um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo conhecido como Humanismo. Além disso, muitos críticos literários da atualidade afirmam a existência de um novo estilo de época (que se refere, na verdade, à ausência de uma estética unificadora) denominado Pós-Modernismo.

O Pré-Modernismo, período que se inicia em 1902 e conclui-se em 1922, não é considerado uma escola literária, pois, além da dificuldade de reunir os autores do período sob uma mesma perspectiva estética, também se pode identificar em suas obras traços de algumas escolas do final do século XIX.

Esses dois aspectos fazem com que a crítica especializada opte por considerar esse momento apenas como um período de transição em que novas tendências foram delineadas.