1564 – Nascimento em Stratford-upon-Avon
1582 – Casamento com Anne Hathaway
1590–1592 – Primeiras peças encenadas em Londres
1594 – Integra a companhia Lord Chamberlain’s Men
1599 – Co-fundador do teatro Globe
1603 – Companhia passa a chamar-se King’s Men
1609 – Publicação dos Sonetos
1613 – Aposenta-se em Stratford
1616 – Morre a 23 de abril
William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era filho de John Shakespeare, comerciante de luvas e figura respeitada localmente, e de Mary Arden, proveniente de uma família de agricultores abastados.
Pouco se sabe da sua infância, mas acredita-se que tenha frequentado a escola primária local, onde estudou latim, literatura clássica e retórica. Não frequentou a universidade.
Em 1582, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet (que morreu jovem) e Judith.
Por alguns anos, há um período pouco documentado da sua vida, conhecido como os “anos perdidos” (1585–1592), até que ele surge em Londres como ator e dramaturgo.
Shakespeare começou como ator, mas rapidamente se destacou como dramaturgo e poeta. Tornou-se membro da companhia teatral Lord Chamberlain’s Men, que mais tarde foi renomeada King’s Men sob o patrocínio do rei Jaime I.
Peças de teatro: Dividem-se em tragédias (Hamlet, Otelo, Macbeth, Romeu e Julieta), comédias (Sonho de uma Noite de Verão, Muito Barulho por Nada), e dramas históricos (Henrique IV, Ricardo III).
Poesia: É autor de 154 sonetos, considerados uma das mais altas expressões líricas da literatura ocidental, além de poemas narrativos como Vénus e Adónis e O Rapto de Lucrécia.
Shakespeare é celebrado pela profundidade psicológica das suas personagens, a riqueza do vocabulário (introduziu centenas de palavras e expressões na língua inglesa) e a universalidade dos temas que abordou: amor, poder, ambição, ciúme, traição, morte e destino.
As suas obras foram traduzidas em todas as grandes línguas do mundo e são até hoje encenadas em teatros de todos os continentes. Ele é conhecido como o “Bardo de Avon”.
Por volta de 1613, Shakespeare retirou-se para Stratford, onde viveu confortavelmente até a sua morte em 23 de abril de 1616 (aos 52 anos), exatamente no mesmo dia em que se acredita ter nascido. Está sepultado na Igreja da Santíssima Trindade, em Stratford-upon-Avon.
Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa e um dos maiores da história da humanidade.
A sua obra continua a inspirar escritores, artistas, músicos e cineastas, e o seu nome tornou-se sinónimo de literatura universal.