Torneios Universitários de Basebol em Portugal

Post date: Aug 21, 2013 2:54:32 PM

Os torneios universitários de basebol surgem a partir do ano de 1993, quando os "Black Tigers", reconhecidos como "Pró-Secção da A.A.C. realizam a 14 de Novembro, o seu primeiro torneio de basebol no Campo Santa Cruz. Tem a participação de 3 equipas: "Caciques" de Espinho - 1º Classificado; "Black Tigers" - 2º Classificado; e "Pioneiros do Seixal - 3º Classificado. O "I Torneio de Basebol da Latada 1993" da festa das latas da Universidade de Coimbra, fica marcado, por ser o primeiro torneio universitário de basebol a ser realizado em Portugal. De salientar que no intervalo entre o 1º e 2º jogo deste torneio, houve uma demonstração de softbol feminino que teve a cargo das jogadoras Black Tigers e Pioneiros do Seixal. Este torneio mais antigo do País, conhece ainda mais quatro edições - 1994, 1995, 1997 e 1998, estando a ser preparada a VI edição do "Torneio da Latada de Basebol 2013". A 24 de Abril de 1994, a equipa de Coimbra organiza o "I Torneio de Basebol da Queima das Fitas" no seu "Campo Santa Cruz", em que os Black Tigers ficam em 3º classificado, os Pioneiros em 2º lugar e os Peloteros (Paz) em 1º lugar. É o torneio de Portugal que regista mais edições realizadas - 10 vezes, estando à frente das 7 edições do Torneio Internacional de Almancil organizado pela equipas dos Tigres de Loulé ou das 6 edições do Torneio de Basebol do Enterro do Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro. No ano de 2014, a Académica promete dinamizar o "XI Torneio da Queimas das Fitas 2014". O "I Torneio Nacional Universitário de Basebol", realiza - se a 19 de Novembro de 1994, no Estádio Universitário de Lisboa. Esta competição é promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário ( FADU ), com a participação de duas equipas : Black Tigers da Associação Académica de Coimbra e a Federação Académica do Porto (constituído por todos os jogadores do "Porto Basebol Clube") que vence o torneio.

Em 1995, a mesma federação, propõem a organização do "II Open Universitário" para o dia 18 de Novembro nas instalações desportivas do Inatel - Porto, no entanto, esta edição não se realiza. Realisa-se sim, o "I Torneio de Basebol da Queima das Fitas do Porto", tendo a Federação Académica do Porto (constituído pelo Porto Basebol Clube) ganho o torneio e o Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro ficado em segundo lugar.

No ano de 1996, o Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro, organiza o seu "I Torneio de Enterro de Basebol" que volta a ter a sua edição em 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001.

O ano de 1997, é o ano em que se regista vários torneios universitários de basebol. Além do "Torneio da Latada" e do "Torneio da Queima das Fitas" da secção de basebol da Associação Académica de Coimbra, o Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro organiza o seu "II Torneio de Enterro de Basebol". A 14 de Maio de 1997, no Estádio Universitário de Aveiro, a Académica de Coimbra vence o "II Torneio Nacional Universitário de Basebol 1997".

Em 1998, acontece o "III Torneio Nacional Universitário de Basebol" ganho pelo Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro, tendo a Académica ficado em 3º lugar.

A 18 e 19 de Maio de 2002, a Académica realiza o seu "VII Torneio da Queima das Fitas" no Campo da Agrária, com a participação da Académica (1 equipa sénior masculina, 1 equipa de cadetes masculina e 1 equipa de softbol feminino ), do Paz (1 equipa de Cadetes), dos Latinos da Bairrada (1 equipa de cadetes) e do Karbo da Corunha/Espanha (1 equipa de softbol feminino). A nível de basebol cadetes, os Latinos vence o Paz na semifinal e, na final, a Académica vence aos Latinos. A nível de softbol feminino, o Karbo vence a Académica na final. A participação de equipas espanholas, também acontece no torneio da queima das fitas de 2003.

A partir do ano de 2013, a Académica pretende reactivar os torneios universitários de basebol, começando com o ressurgimento do "Torneio da Latada". Esta competição, terá participações de equipas universitárias de basebol masculino e de softbol feminino.