Académica continua a ser o melhor clube de basebol e de softbol, de todos os tempos

Post date: Jan 3, 2020 8:47:17 PM

A Associação Académica de Coimbra continua a liderar o ranking dos clubes de basebol e softbol, de todos os tempos, com 306 pontos. Ao fim de cada ano, cada clube recebe os pontos, de acordo com os lugares conquistados em cada competição. Quanto mais clubes participam, numa determinada prova, mais pontos um clube pode obter, em função da classificação que obtiver. A título de exemplo, a "Taça Osterlund" de 2015, teve a participação de três clubes, tendo a Académica ganho o troféu e obtido 3 pontos. De seguida. o extinto Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro conseguiu o segundo lugar e obteve 2 pontos e os Inter de Santa Maria da Feira ficaram em último, ganhando 1 ponto.

O ranking dos clubes refere-se, a toda a história do basebol e softbol em Portugal, em que são levados em consideração os dados obtidos a partir de 1993, ano da primeira competição de basebol e softbol no nosso País. O "Encontro Nacional de Basebol" de 1993, teve a participação da Associação Académica de Coimbra que, na altura, tinha o nome de Black Tigers que conseguiu ficar em quarto lugar no "campeonato" de basebol sénior masculino, obtendo assim, um ponto para o seu ranking.

Escalões e competições é o que não faltam ao clube mais antigo e completo de Portugal, a secção de basebol da Associação Académica de Coimbra que se fundou a 24 de Outubro de 1988. A Associação Académica de Coimbra é a única equipa portuguesa que apresenta, simultaneamente, três escalões - uma equipa de basebol sénior masculina, uma equipa de basebol júnior masculina e uma equipa de softbol feminina. Nas competições existentes em Portugal, a Associação Académica de Coimbra participa em quatro provas de basebol sénior masculino, a saber: no "campeonato" chamado "Liga Atlântica de Basebol"; na "taça" em homenagem ao marinheiro americano que introduziu o basebol de forma regular em Portugal - a "Taça Osterlund"; na competição mais antiga de Portugal - a "Taça da Queima das Fitas"; e na chamada "Liga Universitária de Basebol" que substituiu a Taça Nacional Universitária de Basebol que foi extinta Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - Utilidade Pública.

Nos "campeonatos" de basebol já realizados em Portugal, a Associação Académica de Coimbra lidera. O clube de Coimbra já participou, em várias edições do "Campeonato Nacional de Basebol", que outrora, era organizada pela extinta Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - Utilidade Pública. Atualmente, a Associação Académica de Coimbra participa num dos "campeonatos" de basebol existentes em Portugal, a "Liga Atlântica de Basebol" que já conta com 11 edições. A equipa dos estudantes já conquistou 5 "campeonatos" de basebol sénior masculino e por 8 vezes, a Académica conseguiu ser vice-campeã, como aconteceu na época de 2019, na Liga Atlântica de Basebol.

A segunda competição de carácter nacional, a "Taça de Portugal" teve o seu inicio em 1997 e teve como primeiro vencedor a Associação Académica de Coimbra. Atualmente, a "Taça de Portugal" já não é realizada pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, em que a última edição foi realizada no ano de 2013. Posteriormente, outras taças surgiram, como "antecessoras" da "Taça de Portugal", como é o caso da "Taça Osterlund". Esta competição realiza-se desde o ano de 2010 e já conta com 10 edições, tendo a última edição de 2019, sido ganha pelos Rivers de Estarreja que bateu na final a Associação Académica de Coimbra. O clube de Coimbra já arrecadou 3 taças "Osterlund" e conseguiu ser finalista por 7 vezes. Atualmente, tendo em conta o somatório de todas as edições das taças em Portugal, a Associação Académica de Coimbra lidera o ranking nesta competição.

Na "Super Taça" extinta pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol em 2004, a Associação Académica de Coimbra continua a ser o segundo melhor clube nacional nesta competição. O clube conimbricense ganhou a Taça em e 1998 e 2001.

A nível de torneios realizados pelos clubes, a Associação Académica de Coimbra demonstra supremacia, sendo detentor do torneio mais antigo de Portugal - o "Torneio da Queima das Fitas" que já conta com 16 edições. Nesta competição a Associação Académica de Coimbra arrecadou 12 títulos, do somatório das provas de basebol masculino sénior e júnior e softbol masculino e feminino.

Para rematar, o escalão sénior masculino, a "Taça Nacional Universitária de Basebol" extinta pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, foi substituída pela "Liga Universitária de Basebol", organizada pela Associação Académica de Coimbra. Também aqui, o clube dos estudantes ganha pontos, por ter mais títulos conquistados.

Já no campo da formação, é graças ao desporto escolar que "campeonatos" e "Taças" de basebol no escalão júnior se estão a realizar em Portugal. Desde o ano de 2005, que se está a realizar um dos "campeonatos" com mais edições no nosso País - a "Liga Basebol" que incorpora na competição, núcleos de basebol das escolas básicas e secundárias e clubes de basebol com escalões de formação. A partir do ano letivo 2019/2020, o Ministério da Educação com o intuito de incentivar as parcerias e as políticas locais de desenvolvimento desportivo, está a dar mais instrumentos aos Clubes do Desporto Escolar, dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, para promoverem atividades consideradas de interesse local e a interação dos seus Projetos Educativos com as forças da comunidade local (Autarquias, Juntas de Freguesia, Clubes e Associações). A Escola Secundária D. Dinis - Coimbra, foi a única escola do País que ganhou mais horas de basebol, no âmbito do desporto escolar territórios, tendo a escola feito protocolos com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra e Escolas Básicas e Secundárias da região centro. O resultado desta articulação escola - clube, é a Académica poder receber no seu campo, alunos da Escola Secundária D. Dinis, bem como, de outras escolas básicas e secundárias de Coimbra, incrementando o número de praticantes de basebol e softbol em Portugal. Desta forma, a Académica pode participar na "Liga Basebol", tendo ganho as edições de 2014, 2015 e 2016 e de acordo com as classificações obtidas nos "campeonatos" juniores já realizados, quer "Campeonato Nacional de Basebol Júnior", quer "Liga Basebol Júnior, a Associação Académica de Coimbra consegue estar no topo do ranking no escalão júnior masculino.

Mas além do "campeonato" de juniores, também existe uma taça júnior. A Taça de Portugal basebol júnior que outrora existiu pelas mãos da extinta Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - Utilidade Pública, continua a existir noutros moldes, mas com outro nome. Incorporada nos escalões da "Taça Osterlund", um troféu para os juniores é realizado desde o ano de 2016, tendo a Académica ganho as edições de 2018 e 2019. Do somatório de todas as edições das "taças" juniores realizados em Portugal, a Associação Académica de Coimbra consegue estar no topo do ranking desta competição.

Se a nível masculino, a secção de basebol da Associação Académica de Coimbra está a liderar, também a nível feminino, o clube dos estudantes demonstra supremacia, pelo elevado número de presenças ao longo de todas as competições já realizadas, bem como, dos quatro títulos conquistados no softbol feminino a nível nacional. Atualmente, duas grandes ligas acontecem para elas - a "Liga Softbol" e a "Liga Universitária Softbol". A primeira, é disputada, desde o ano de 2005, nos mesmos moldes da "Liga Basebol", incorporando núcleos de softbol de escolas e clubes de softbol, tendo a Associação Académica de Coimbra conquistado 3 títulos - 2015, 2016 e 2018. A "Liga Universitária Softbol", é disputada desde 2016, tendo a equipa de Coimbra ganho por uma vez - 2016. O ano 2020, promete o ressurgimento de campeonatos de softbol que já se realizaram em Portugal - o "Campeonato Nacional de Softbol" que outrora, foi organizado pela extinta Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - Utilidade Pública e que agora, a competição tem o carimbo oficial de uma nova associação nacional de softbol com utilidade pública. Além desta competição, a Liga Atlântica de Softbol irá surgir novamente, após a LAS estar ativa entre os anos de 2006, 2011, 2012 e 2013. Além de todos estes "campeonatos", a "Taça Osterlund" não esqueceu o softbol feminino e desde o ano de 2011 que se realizam finais nesta competição, tendo a Associação Académica de Coimbra ganho em 2013, 2014, 2016 e 2017. Também a "Taça da Queima das Fitas" promove finais femininas, tendo as estudantes ganho em 2015. Como corolário das competições de softbol feminino já realizadas, a Académica lidera a nível feminino, com mais pontos obtidos.

COMPETIÇÕES DE BASEBOL/SOFTBOL