III edição da "Taça Osterlund Softbol Feminino" 2013

Post date: Nov 24, 2013 1:58:15 PM

O encontro de softbol feminino entre “Miranda – Académica” reunia grande expectativa e o entusiasmo das jogadoras era enorme. Assim, a 30 de Novembro de 2013, o “Campo de Futebol do Bairro Francisco Sá Carneiro”, situado no coração de Miranda do Corvo, foi palco de uma grande final de softbol feminino. Frente a frente, estiveram a equipa feminina do “Miranda Basebol”, constituída por jogadoras do 3º ciclo e secundário, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e, do outro lado, a presença da equipa da secção de basebol da Associação Académica de Coimbra formada por alunas, maioritariamente, universitárias.Com dois meses de treinos, a equipa feminina do “Miranda Basebol” aceitou o desafio e a sua estreia em campo foi brilhante. Durante 1h30 de jogo, desenrolaram-se 5 partidas, tendo a equipa da casa, dado “luta” à Académica até à 4ª partida. A equipa de Coimbra assinalou o seu ressurgimento no softbol feminino.

O jogo contou com a presença de 23 jogadoras de softbol feminino. Da equipa de Miranda jogaram Alexia, Joana Martins, Carla, Ana Fernandes, Bárbara, Ana Rita, Patrícia, Bruna, Diana, Maria João, Ângela, Raquel e Vanessa. A Académica apresentou as seguintes jogadoras – Mónica, Sofia, Andressa, Adriana, Valda, Joana Neves, Natalia, Bruna e Sandra. Também estiveram presentes os elementos da Académica – Sandro Saltão e Filipe Pedro, assim como, o Prof. Filipe Jorge e os seus adjuntos – Carlos e Luís.

Quanto ao jogo em si e na primeira partida, a Académica começou por atacar, por ser a equipa de fora e, conseguiu obter 3 pontos. Como o jogo seguia um conjunto de regras condicionadas, as equipas trocavam aos “múltiplos de 3”, tendo a equipa de Miranda passado a realizar os batimentos. As de Miranda conseguiram marcar 3 pontos e de seguida foram eliminadas por “3 Out´s”. Ao fim da primeira partida, Miranda e Académica estavam empatadas a 3 pontos.

Na segunda partida, a Académica voltou a realizar os batimentos e conseguiu apenas marcar 3 pontos. Com 3 “Out´s” à equipa de Coimbra, a equipa de Miranda atacou com maior sucesso, obtendo 4 pontos. Nesta altura, a equipa de Miranda conseguia estar a ganhar à Académica por 7 a 6.

Na terceira partida, apenas houve uma corrida anotada por parte da Académica e nenhuma corrida por parte da equipa de Miranda do Corvo. O encontro estava bastante equilibrado e o resultado assinalava um empate a 7 pontos.

Na quarta partida, a Académica consegue marcar mais dois pontos e a equipa de Miranda consegue apenas marcar um ponto. O resultado assinalava 9 a 8 a favor da Académica, continuado o jogo a ser bastante renhido entre as duas equipas.

Na quinta e última partida, a infelicidade bateu à porta da equipa de Miranda do Corvo que sofreu 8 pontos, tendo o primeiro e o segundo ponto da Académica, sido o resultado de bolas aéreas que não foram apanhadas pelas defesas do “Miranda Basebol”. Os restantes pontos da Académica, foram o resultado dos batimentos fortes da equipa de Coimbra. Foi o momento chave do jogo, tendo a experiência das jogadoras da Académica sobressaído. O resultado final assinalou 17 para a Académica e 8 para o Miranda.

O encontro contou para a terceira edição da Taça Osterlund de Softbol Feminino e foi realizado no âmbito do desporto escolar que, mais uma vez, aposta no basebol.

No dia 30 de Novembro de 2013, pelas 10 horas, o campo pelado de Miranda do Corvo irá ser palco de um grande jogo de basebol feminino (ou softbol). Frente a frente, irão estar duas equipas femininas - "Miranda Basebol" do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e a secção de basebol da Associação Académica de Coimbra. Para a equipa da casa, é uma estreia numa nova modalidade e a primeira apresentação ao público de Miranda do Corvo, enquanto que, para as estudantes de Coimbra é o contributo para o ressurgimento da equipa de softbol feminino na Académica Basebol, com ex jogadoras do Adémia que jogam basebol há algum tempo. No entanto, "o jogo irá ser equilibrado e haverá bons batimentos, pois a maior parte das jogadores, irão conseguir acertar na bola à primeira" afirma o Prof. Filipe Jorge, treinador das duas equipas. Este primeiro encontro de basebol feminino, preparado desde o mês de Setembro, irá contribuir para um novo ciclo na modalidade, assim como, irá motivar e captar mais raparigas a jogarem uma modalidade que tem origem nos Estados Unidos da América. Será um jogo especial para o Miranda Basebol e a Académica, pois ambas as equipas irão homenagiar "Osterlund" - o Pai do Basebol em Portugal que em 1919, introduz e fomenta a modalidade na capital. Em 2011, surge a primeira edição da "Taça Osterlund Softbol Feminino", tendo as Vikings de Vila do Conde ficado em primeiro, o Adémia em 2º lugar e a D. Dinis em último. No ano seguinte, o Adémia vence a segunda edição da Taça Osterlund derrotando na final a Académica. Este ano, a terceira edição da Taça Osterlund é disputada entre Académica e Miranda no campo de Miranda do Corvo.

Fotos em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1417610008473809.1073741843.100006744696417&type=1&l=57fc28b375