Capitals com comentários de ataque à notícia do "Diário de Notícias"

Post date: Sep 4, 2016 9:57:42 AM

O clube de basebol de Lisboa - "Capitals" atacaram a notícia publicada pelo "Diário de Notícias" na sua edição online, intitulada: "Tóquio 2020. As esperanças portuguesas nas cinco novas modalidades", enviando um email à redação do jornal com alguns comentários. Pelo facebook dos "Capitals" - https://www.facebook.com/notes/capitals-basebol-clube/noticia-publicada-na-edi%C3%A7%C3%A3o-online-do-di%C3%A1rio-de-not%C3%ADcias-a-24-de-agosto-de-2016/1415844321764874, o público tem conhecimento do conteúdo enviado pelos "Capitals" ao jornal, em que o clube de Lisboa refere que o "Diário de Notícias" «não descreve correctamente o estado da modalidade em Portugal». O "Diário de Notícias" teve mais de dois meses para contactar a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, para escrever uma notícia sobre a participação de uma equipa de basebol lusa nos jogos olímpicos de 2020. No entanto, a resposta em tempo útil, por parte da Federação continua a ser uma resposta nula, habituando-nos ao silêncio absoluto. Até um grande jornal nacional - o "Diário de Notícias" não tem o privilégio de saber, com o que se passa com a modalidade em Portugal, ao contrário, das outras modalidades entrevistadas que partilharam os seus sucessos e dificuldades e com toda a humildade. O "Diário de Notícias" não teve outra alternativa, senão contactar os clubes de basebol mais visíveis que há a nível nacional - os clubes de basebol da região centro e norte de Portugal. Os clubes de Lisboa, não tiveram a sorte de serem contactos pelo melhor jornal de Portugal. O jornalista do "Diário de Notícias" tentou ligar, várias vezes, para a Federação, mas esta instituição nada disse e nada continua a dizer e a divulgar em páginas de internet, como sendo uma das premissas obrigatórias para que a instituição possa ter utilidade publica.

A dinâmica do basebol em Portugal está bem patente na região centro e norte de Portugal, onde o basebol masculino e o softbol feminino estão a ser muito bem trabalhados, com dedicação e crescimento à vista. Treinadores certificados pelas Faculdades do Desporto e Educação Física e a existência do elevado grau de conhecimento sobre a modalidade partilhado por Venezuelanos, Cubanos e Americanos aos clubes da região centro e norte, levam a modalidade a ter um grande destaque no terreno e na imprensa. A Federação continua oculta e selectiva para determinados clubes e com o Instituto Português do Desporto e Juventude a não parar de receber queixas sobre o silêncio da Federação, levando a que o basebol em Portugal continue a estar dividida.

A principal fonte chamada Federação Portuguesa de Basebol e Softbol a que o "Diário de Notícias" tanto queria ter acesso, simplesmente, não funcionou. A última aparição da Federação está no facebook público dos Bravos com o teor da Presidente - Sandra Monteiro e com orientações do ajudante da Federação chamado Carlos Tavares dos White Sharks, como se pode ler abaixo. A atual Federação já não consegue unir os clubes de Portugal, em que a maior parte dos mesmos, quer a saída da Presidente Sandra Monteiro para fora da Federação. Em nenhuma parte das federações desportiva existe a questão dos clubes emergentes e dos clubes madrinhos. Os White Sharks são considerados para a Federação um clube madrinho que tem poderes para tratar dos assuntos da Federação com os clubes ditos emergentes, quando antigamente havia uma relação forte, entre Federação e Clubes. A partir do momento em que os White Sharks obteveram a figura ou o estatuto de clube madrinho, resolveram orientar as actividades da Federação como se pode ver no PDF abaixo. Assim se gere, o nosso basebol em Portugal, em que os clubes da região centro e norte de Portugal já nem sequer perdem tempo, com a falta de seriedade e a falta de organização que há no basebol em Portugal, manifestando o seu trabalho com dedicação e divulgação da modalidade, no crescimento de praticantes no basebol masculino e softbol feminino (80%) e no excelente reconhecimento que tem na imprensa desportiva.