Softbol Feminino 2020 em Portugal arranca com o jogo Académica - Crushers para a Liga Atlântica Softbol

Post date: Jan 21, 2020 10:06:50 AM

No dia 25 de Janeiro de 2020, o Campo Santa Cruz, é palco do primeiro jogo de Softbol feminino em Portugal deste ano. Frente a frente, a "Académica" de Coimbra e as "Crushers" do Colégio Salesianos de Lisboa que irão disputar entre si, dois encontros, a contar para a "Liga Atlântica Softbol". Esta competição, teve a sua primeira edição, no ano 2006, tendo a equipa feminina da "EB2,3 Lousã/Vikings" batido na final, a "Agrária" de Coimbra. Posteriormente, a "LAS" volta a ser disputada, no ano de 2011, em que a equipa feminina do "Adémia" Coimbra, vence na final os "Vikings" de Vila do Conde. No ano seguinte, as equipas femininas, "Adémia" e "Vikings " voltam a disputar uma final, com a vitória a sorrir para a equipa de Vila do Conde. A última edição da LAS, ocorre no ano de 2013, tendo as "Vikings" obtido o primeiro lugar e sido bi-campeãs da Liga Atlântica de Softbol.

O ano de 2020, conta com 6 competições de softbol feminino - a ressurgida "Liga Atlântica de Softbol", a "Liga de Softbol", a "Liga Universitária de Softbol", a "Taça da Queima das Fitas em Softbol", a "Taça Osterlund de Softbol" e o ressurgido "Campeonato Nacional de Softbol", sob a alçada de uma nova "Associação Nacional de Softbol" com utilidade pública e reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Softbol Feminino em Portugal surge em 1982, em Lisboa, graças a um jogador da seleção nacional de basebol da Holanda, seu nome Vanhoof.

1982 - Alunas do Externato S. José e da Escola Secundária do Restelo jogam Basebol, ministrado pelo Prof. Vanhoof

As primeiras referências documentais, de raparigas a aprenderem e a jogarem Softbol, surge no ano de 1982. Neste ano, o Professor de Educação Física Vanhoof, de nacionalidade holandesa e a leccionar no Externato S. José - Restelo - Lisboa, convence um grupo de raparigas, a formar uma equipa e a treinar com elas a modalidade de basebol, todas as sextas-feiras, às 16.30, no campo de Jogos da escola. Pouco tempo depois, Vanhoof, alarga a divulgação do basebol, numa escola vizinha - a Escola Secundária do Restelo - Lisboa.

1985 - Alunas do Professor Fernando Lucas praticam Basebol

Em 1985, o Professor de Educação Física, Fernando Lucas da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira - Barreiro - distrito de Setúbal, decide apostar no ensino do Basebol, com um jogo aproximado, a que chama "Fute-Basebol". Em 1989, o docente adquire material de Basebol que foi colocado à disposição dos seus alunos, para poderem jogar o basebol. Posteriormente, cria a uma equipa de basebol, batizada de "Pioneiros do Seixal". Um conjunto de alunas do Professor Fernando Lucas, jogam basebol desde o ano de 1989.

1993 - Softbol Feminino no I Encontro Nacional de Basebol Softbol

Realiza-se o I "Encontro Nacional de Basebol e Softbol", uma iniciativa organizada pela "Associação Portuguesa de Basebol e Softbol", realizado no Estádio Nacional - Complexo do Jamor (Oeiras), nos dias 23 e 24 de Junho de 1993. Duas equipas disputam uma final de softbol feminino - o "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" de Cascais e as "Pioneiras" Seixal. As "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" ganham o primeiro titulo nacional de Softbol feminino, derrotando na final as Pioneiras por 9 a 5.

No dia 14 de Novembro de 1993, a "Académica" de Coimbra organiza o 1º Encontro de Basebol da Latada, no seu campo de Santa Cruz, disputado pela equipa anfitriã, Pioneiros do Seixal e Caciques de Espinho. No intervalo entre o primero e segundo jogo, houve uma demonstração das técnicas de softbol, por algumas jogadoras da equipa feminina da Académica e Pioneiras.

1994 - Demonstração de Softbol Feminino no II Encontro de Basebol da Latada

A 14 de Novembro de 1994, realiza-se no campo santa cruz, o "II Torneio de Basebol Festa das Latas". Neste evento, a secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra apresenta uma equipa feminina que faz uma demonstração de softbol ao publico.

1995 - Softbol Feminino no III Encontro de Basebol da Latada

O "III Encontro de Basebol da Latada", uma iniciativa organizada pela equipa Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra , integrado no programa das Festas das Latas da Universidade de Coimbra, realiza-se no dia 18 de Novembro de 1995 , no Campo Santa Cruz e conta com um jogo entre duas equipas de Softbol Feminino a nível nacional - Associação Académica de Coimbra e as Pioneiras do Seixal. As Pioneiras ganham o encontro por 15-2.

1996

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino em Portugal

1997 - I Taça Nacional de Softbol Feminino

Aquando da I edição da Taça de Portugal basebol masculino, disputado no Campo dos Tigres (Loulé), entre a equipa da Académica e da Faculdade Motricidade Humana, um jogo de Softbol Feminino, realiza-se entre a Escola Secundária Santo André do Barreiro e a Associação Académica de Coimbra. A primeira equipa ganha por 21 a 20.

No II Gaia Open 97 (18 e 19 de Outubro), realizam-se dois jogos de demonstração de softbol feminino entre Académica de Coimbra e uma Selecção do Resto do País, uma selecção integrando as melhores jogadoras do País. No primeiro jogo, a Académica ganhou por 5-3 e no segundo jogo houve um empate, 2 a 2.

Decorre no dia 14 de Junho de 1997, na Escola Básica 2,3 da Cova da Piedade, o Torneio de Basebol Cova da Piedade, no âmbito do Desporto Escolar. Este torneio, conta com a presença de duas equipas femininas, as Pioneiras da Escola Secundária Alfredo Reis Silveira do Seixal e a Escola Secundária Santo André do Barreiro. No jogo entre as duas equipas femininas, a Escola Secundária Santo André vence por 16 a 8.

1998 - II Taça Nacional de Softbol Feminino

A 24 de Outubro de 1998, disputa-se no "Campo Tôr" em Loulé, a "II Taça Nacional de Softbol Feminino", tendo a Associação Académica de Coimbra ganho às Tigres, por 4 a 1. Esta competição teve o carimbo oficial da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol.

1999 - III Taça Nacional de Softbol Feminino

Em 1999, em Gaia, realiza-se a "Taça Nacional de Softbol Feminino" com a presença de três equipas: Académica de Coimbra, Tigres de Loulé e Escola Secundária Santo André do Barreiro. A equipa do Barreiro foi a campeã, tendo a Académica ficado em segundo e as Tigres em ultimo.

2000

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino

2001

As equipas de softbol feminino dos Tigres de Loulé e Lisboa Basebol Clube, jogam entre si, tendo a equipa de Lisboa, ganho por 11-4. A partida é realizada na escola inglesa St. Julian's, em Carcavelos.

2002

É programado para os dias 18 e 19 de Maio de 2002, a ida da equipa dos Tigres de Loulé, na categoria de softbol feminino, a Coimbra a fim de participar no Torneio da Queima das Fitas. No entanto, só se deslocou a Coimbra a equipa sénior masculina dos Tigres.

Decorre no dia 29 de Setembro de 2002, a Festa do Basebol, no campo relvado do resort turístico Vale do Lobo, iniciativa da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e do Basebol Tigres de Loulé com actividades do lançamento de bolas, home-run e corrida em velocidade e demonstrações do jogo nas categorias de cadetes, veteranos, femininos (variante de softbol).

No ano de 2002, há informações que o Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro apresenta uma equipa de Softbol feminino, formada por jogadoras que trabalham nos bombeiros da cidade. A equipa feminina só realiza alguns treinos.

2003

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino

2004

A equipa do Paz Softbol de Oliveira de Azemeis, única equipa de Softbol a nível nacional realiza um jogo amigável contra a equipa da Corunha em Espanha.

Um grupo de alunas da Escola Básica Integrada Ferrer Correia - Semide - Miranda do Corvo, distrito de Coimbra praticam Basebol sob a leccionação do Prof. Filipe Jorge.

2005

Na abertura da Final da Liga Ibérica de Basebol, disputado no Estádio Municipal de Abrantes, um encontro nacional de softbol feminino, realiza-se entre o Paz Softbol e os White Sharks, tendo as primeiras ganho por 11-2.

No ano de 2005, surge a primeira edição da Liga Softbol. As alunas da Escola Básica Integrada Ferrer Correia - Semide - Miranda do Corvo e a secção de softbol do Grupo Recreativo do Vigor da Mocidade de Coimbra são convidadas a jogarem uma final entre si, marcado para o dia 25 de Junho de 2005, no Campo dos Sardões do Vigor - Fala - Coimbra. A equipa feminina do Vigor , com jogadoras oriundas da Ecola Básica 2,3 Inês de Castro de Coimbra não comparecem à final, atribuindo-se a vitória à Ferrer Correia Softbol.

2006

No ano de 2006, surge pela primeira vez, a Liga Atlântica, disputada por três equipas da região centro, Agrária Softbol, EB23 Lousã/Vikings Vila Conde e EBI Ferrer Correia Miranda do Corvo. A equipa mista da EB23 da Lousã/Vikings Vila Conde vence na final, a equipa da Agrária Softbol. No mesmo ano, também é instituída, a segunda edição da Liga Softbol, tendo como vencedor a EB23 da Lousã.

2007

No dias 13 e 14 de Outubro, o Campo de Basebol de Abrantes recebe o "I Campeonato Nacional de Softbol" organizado pela Federação Portuguesa de Basebol Softbol. De três equipas inscritas para a prova, o Paz Softbol de Oliveira de Azemeis desiste por falta de jogadoras. A competição foi disputada pela Agrária de Coimbra e Lobas de Abrantes, tendo a turma de Coimbra conquistado o título nacional.

Na terceira edição da Liga Softbol, a equipa feminina do Lousanense da Lousã, vence na final a Agrária de Coimbra.

2008

No ano de 2008, Lobas de Abrantes, Associação Académica de Coimbra e White Sharks disputam o Campeonato Nacional de Softbol da Federação Portuguesa de Basebol Softbol. As Lobas são campeãs.

Em 2008, a Liga Softbol é ganha pela equipa do Pedrulha - Coimbra que vence na final os Mandarins da Escola EB2,3 Alice Gouveia - Coimbra.

2009

A Federação Portuguesa Portuguesa de Basebol não institui nenhuma competição no ano de 2009. No entanto, a Liga Softbol institui uma nova edição, sendo ganha pelo Adémia Softbol.

2010

Novamente, a Liga Softbol organiza uma final de softbol feminino ganha pelo Adémia.

2011

São realizadas quatro finais de softbol feminino em Portugal. A Taça da Escola Secundária Emídio Navarro é ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa que bate na final os White Sharks de Almada.

A Liga Softbol é ganha pela Escola Secundária Mário Sacramento de Aveiro que bate na final a equipa do Adémia de Coimbra.

No ressurgimento da Liga Atlântica de Softbol, a equipa do Adémia ganha esta competição frente à equipa dos Vikings de Vila do Conde.

Surge a Taça Osterlund Softbol Feminino ganha pela equipa dos Vikings de Vila do Conde.

2012

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa que bate na final os White Sharks de Almada.

Na Liga Atlântica de Softbol, a equipa dos Vikings de Vila do Conde ganha esta competição frente à equipa do Adémia de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pelo Adémia de Coimbra

2013

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é novamente ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa frente aos White Sharks de Almada.

Na Liga Atlântica de Softbol, a equipa dos Vikings de Vila do Conde ganha esta competição frente à equipa do Adémia de Coimbra e CHC Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

2014

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é novamente ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa frente aos White Sharks de Almada.

Ressurge a Liga Softbol, tendo a Académica obtido o primeiro lugar.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

A Taça da Queima das Fitas Softbol Feminino é ganho pela equipa espanhola Cambre.

2015

A Liga Softbol é ganha pela Académica de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa do Miranda Softbol

A Taça da Queima das Fitas Softbol Feminino é ganho pela Académica de Coimbra.

2016

A Liga Softbol é ganha pela equipa do Miranda Softbol.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

A Taça da Queima das Fitas Softbol Feminino é ganha pela equipa do Miranda Softbol.

Realiza-se, pela primeira vez, a Liga Universitária de Softbol ganha pela equipa da Académica de Coimbra.

2017

A Liga Softbol é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

A Liga Universitária de Softbol é ganha pelas Crushers de Lisboa

2018

A Liga Softbol é ganha pela equipa da Académica de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

A Liga Universitária de Softbol é ganha pelas Crushers de Lisboa

2019

A Liga Softbol é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

A Liga Universitária de Softbol é ganha pelas Crushers de Lisboa