Abuso de poder e a situação caótica da Federação

Post date: Mar 1, 2013 9:54:43 PM

A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol continua a ser presidida por sandra monteiro, ex jogadora da Académica Basebol que, desde 2004 está a tentar dirigir a modalidade em Portugal. De acordo com o artigo http://www.ccac.org.mo/pt/publication/download/article/Season-17.pdf, o abuso de poder já é notório e ao fim de 10 anos de mandato, a modalidade de basebol masculino e softbol feminino é praticamente nula em Portugal.

Um link do IPDJ http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Req_FPBasebolSoftbol.pdf divulga a tentativa da Federação ter utilidade pública, só com um clube filiado - White Sharks de Almada, o que demonstra a falta de credibilidade em fazer parte da instituição e, consequentemente, a existência de competições limitada a 2 clubes para se apurar o campeão, quer no Campeonato Nacional, quer na Taça de Portugal. Os clubes que estão de fora, desconhecem o que se passa dentro da Federação por ser-lhes barrado um conjunto de informações essenciais, desde as eleições e realização de cursos e, também, da selectividade que imperou exteriormente para um conjunto de clubes.

No dia 4 de Fevereiro de 2013, a Federação Europeia de Softball excluiu a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol da sua organização, como refere o link http://www.europeansoftball.org/files/03_DOCUMENTS_REPORTS.pdf. Desde 1993, havia boas competições de softbol feminino em Portugal, no entanto, a partir de 2008, a Federação deixou de apostar nas referidas competições, não valorizando as equipas de softbol feminino que surgiram ultimamente.

Continua a não existir um site da Federação, mas apenas um blog http://fpbsweb.blogspot.pt/ que já não é actualizado à mais de 3 anos. A falta de comunicação e a pobre imagem da instituição, levou aos imensos entusiastas do basebol a movimentarem-se a nível privado.