Softebol Portugal, Associação Promotora de Desporto

Post date: Jul 13, 2020 10:59:27 AM

Chama-se "Softebol Portugal" e é uma "Associação Promotora de Desporto" que promove o Softbol em Portugal. As Associações Promotoras de Desporto (APD) são pessoas coletivas de direito privado, sem fins lucrativos, que correspondem aos agrupamentos de clubes, de praticantes ou outras entidades que tenham por objeto exclusivo a promoção e organização de atividades físicas e desportivas, com finalidades lúdicas, formativas ou sociais, que não se compreendam na área de jurisdição própria das federações desportivas dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva e que se constituam nos termos do Decreto-Lei n.º 279/97, de 11 de outubro, e na Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro. Portugal, conta assim, com duas entidades em prol do Softbol, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol que não tem utilidade pública e que deixou de promover o softbol em 2007 e a associação "Softebol Portugal" que em Abril de 2018, conjuntamente com a Federação de Beisebol e Softebol do Principado das Astúrias e a Federação Gallega de Beisebol e Softebol, promoveram a primeira edição da Liga Ibérica de Softebol Feminino, escalão Sub-21, com a participação das "Crushers" do Colégio Salesianos de Lisboa.

O "Softebol Portugal", tem sede na Rua Saraiva de Carvalho 275, 1399 - 007, Campo de Ourique, Lisboa e conta com um conjunto de clubes e núcleos de softbol do distrito de Setúbal, Lisboa e Coimbra que querem investir na modalidade. Atualmente, apenas as "Crushers" do Colégio Salesianos de Lisboa e Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra é que desenvolvem atividades de Softbol feminino em Portugal

De acordo com o ranking de competições de softbol feminino em Portugal, assenta na seguinte classificação:

1º Liga Softbol

2º Campeonato Nacional de Softbol

3º Taça Osterlund Softbol

4º Taça Softbol Inter-Regional

5º Liga Universitária Softbol

6º Torneio de Softbol da Queima das Fitas

7º Liga Atlântica Softbol

1º LIGA SOFTBOL - competição fundada em 2005, conta com 13 edições, disputada por núcleos de escolas do desporto escolar e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

2º TAÇA → CAMPEONATO - competição fundada em 1997, pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, conta com 8 edições, disputada por escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

3º TAÇA OSTERLUND - Competição fundada em 2011, em homenagem ao marinheiro americano que introduziu o basebol em Portugal, conta com 9 edições, disputada por núcleos de escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

4º TAÇA SOFTBOL INTER-REGIONAL - competição fundada em 2011, conta com 6 edições, disputada por núcleos de escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

5º LIGA UNIVERSITÁRIA - competição fundada em 2016, conta com 4 edições, disputada por núcleos de escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

6º TORNEIO DA QUEIMA DAS FITAS - competição fundada em 2002, conta com 4 edições, disputada por núcleos de escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

7º LIGA ATLÂNTICA SOFTBOL - competição fundada em 2006, conta com 4 edições, disputada por núcleos de escolas e clubes de Portugal, conhecendo os seguintes vencedores.

De acordo com o Portal “Atletismo Magazine Modalidades Amadoras”, a nível da participação internacional, apenas a equipa de softbol feminino dos “Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa” participou em algumas competições. Em Agosto de 2014, as Crushers participaram numa competição de Fast-Pitch de escalão de formação (U13), em Itália. Em Julho de 2016, a equipa de Lisboa participou numa competição de Slow-Pitch na Holanda. Em Abril de 2018, as Crushers participam na primeira edição da Liga Ibérica de Softebol Feminino, escalão Sub-21, sob a organização conjunta da Federação de Beisebol e Softebol do Principado das Astúrias, Federação Gallega de Beisebol e Softebol e a Softebol Portugal, APD. Em Setembro de 2019, as Crushers participam noutra competição ibérica, na “Liga Madrid - Torneo 12 horas”.