Basebol abandona a ADM e regressa ao Campanário... ADM que está articulada com a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol

Post date: Oct 30, 2010 11:34:54 PM

Depois de três anos ligado à Associação de Desportos da Madeira (ADM), as quatro equipas que ainda praticam basebol na Região, decidiram abandonar a filiação à ADM para passar a estarem ligadas à Associação Desportiva do Campanário, instituição que apadrinhou a implantação da modalidade na Região, sendo que é também na freguesia de Campanário que está localizado o único campo de basebol existente na Região.

"Não nos sentíamos bem na ADM. Queríamos mais um pouco de apoio", disse António Lopes, responsável pela equipa de basebol do Campanário, para assim justificar a mudança.

"Com contas e contas atrás de mais contas, sinceramente não compensa estar ligado à ADM", sustentou o luso-venezuelano, que garantiu que a informação de desvinculação, à qual se associaram todas as equipas que praticam a modalidade, fora já comunicada no mês de Setembro, depois do presidente da direcção da Associação do Campanário ter sido abordado e ter "aberto a porta" perante o desejo expresso de se integrarem nesta associação.

"A partir de agora vamos trabalhar com a associação", assegurou António Lopes, que se fazia acompanhar dos responsáveis das restantes três equipas de basebol formadas na Madeira, garantindo que mesmo com este número reduzido - antes haviam seis equipas - "será organizado um campeonato entre estas equipas".

Basebol no campo da Adega

Para já o campeonato será disputado no campo da Adega, em Campanário, onde a modalidade começou a 'dar os primeiros passos' na Região.

Contudo nos último anos e aproveitando a pouca utilização do campo sintético da Ribeira Brava, a modalidade vinha fazendo 'casa' neste recinto municipal, só que o regresso do futebol de formação ao 'municipal', obrigou à retirada do basebol.

Como o campo de futebol da Adega - único 'pelado' que ainda existe na Região- estava praticamente votado ao abandono, a Câmara Municipal da Ribeira Brava acedeu ao desejo dos amantes do basebol e recentemente levou a cabo trabalhos que permitiram recuperar o recinto e garantir o mínimo de condições, mas agora somente vocacionado para a prática desta modalidade, uma vez que as balizas de futebol que ali perduravam como resquícios da sua função inicial, foram entretanto já retiradas.

Facilitar o processo de integração dos emigrantes

"A Associação Desportiva do Campanário continua a sua postura de acolhimento do basebol, no seguimento dos mesmos princípios que nortearam a integração desta modalidade nesta associação, nomeadamente a perspectiva de facilitar o processo de integração na Região da comunidade com ligações à emigração, particularmente à Venezuela", destacou o presidente Luís Drumond, que garante que a promoção desta modalidade faz-se "numa perspectiva de recreação e lazer e apoiando um projecto mais alargado de âmbito sócio/desportivo e de lazer com ponto de encontro centradono Campo da Adega".

Esclarece o dirigente que esta aposta resulta de uma solicitação "dos representantes das várias equipas que participavam numa recente experiência competitiva de modelo federado, que desafiou-nos a ter ainda maior abrangência, maior responsabilidade em corresponder às suas legítimas aspirações e em nos envolvermos mais intensamente na liderança, na coordenação e dinamização do basebol, na vertente de recreação e lazer na Região".

A abertura e apoio do Município da Ribeira Brava também contriguiu para criar condições para a modalidade se fixar em Campanário, refere Luís Drumond que sublinha que esse empenho serviu também de "forte estímulo" para "abraçarmos este projecto mais abrangente", concretizou.

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/233672/desporto/233721-basebol-abandona-a-adm-e-regressa-ao-campanario