Portugal leva porrada dos Americanos... O Capitão da selecção foi o primo da Sandra, a Presidente da Federação

Post date: Jul 27, 2010 8:38:00 PM

De acordo com o jornal O Mirante, «A selecção nacional de basebol foi terça-feira derrotada por 12–0 pela equipa universitária norte americana Blue Jays, no âmbito das comemorações dos 100 anos do Comité Olímpico de Portugal. O desafio, que atraiu cerca de 50 pessoas ao campo de basebol da Cidade Desportiva de Abrantes, o único no país com as medidas oficiais para a prática da modalidade, tinha como objectivos a observação e integração de jogadores na selecção nacional, a par da divulgação da modalidade, que conta com apenas seis clubes federados a nível nacional.

Para José Dias, capitão da selecção portuguesa, o resultado “era o que menos interessava” no jogo hoje disputado, preferindo salientar que o mesmo “serviu aos americanos para ensinar alguma coisa e aos portugueses para aprender e absorver o máximo possível”, relativamente à modalidade.

O jogador, que representa a Associação Académica de Coimbra, actual campeã nacional, disse à agência Lusa que a presença da equipa norte americana, uma das grandes potências mundiais do basebol, foi “essencialmente importante pela aprendizagem que proporcionou”, tendo acrescentado que as equipas universitárias norte americanas têm “um nível competitivo comparável ao das melhores equipas europeias”.

Do público presente, na sua maioria a dominarem a língua inglesa, nem todos percebiam bem o que estavam a ver nem as regras do jogo.

Foi o caso de António Almeida, de Abrantes, que afirmou ter ido ver o jogo “por curiosidade de ver actuar uma equipa norte-americana”, tendo reconhecido “não perceber, não conhecer, nem entender as regras” do basebol.

João Heitor, 18 anos, jogador nas equipas emergentes dos The Ravens, de Abrantes, afirmou ser esta uma “oportunidade única para ver jogar ao vivo uma equipa americana”, tendo acrescentado que foi uma ocasião para “aprender e apreciar” as diferenças técnicas entre os conjuntos que estiveram em confronto.

À agência Lusa, a presidente da Federação Portuguesa de Basebol afirmou que “trazer uma equipa norte-americana a Abrantes foi importante não só para a valorização do campo aqui existente” - o único construído de raiz e com as medidas oficiais para a prática da modalidade em Portugal – “mas em especial para a preparação da selecção nacional, no sentido de poder apresentar futuramente um melhor nível competitivo de participação”.

Sandra Monteiro afirmou estar “confiante” no futuro de uma modalidade que “ainda é recente em Portugal”, tendo destacado a assinatura de um protocolo com o Desporto Escolar para a promoção do basebol aos mais jovens e um outro, de nível competitivo, para apoio a competições, a equipas jovens e escalões de formação.»

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=39699&idSeccao=419&Action=noticia