Latinos da Bairrada, de volta à estaca zero

Post date: Apr 4, 2017 8:58:02 AM

Já não é a primeira e nem a segunda vez que grupos de basebol dos Latinos da Bairrada entram em ruptura com a direção da ARCUMA, dona do seu campo de basebol e que está localizado na Barreira da Malhada - Cantanhede. De um momento para o outro, a ARCUMA começa a privilegiar a entrada de antigos jogadores do Núcleo de Basebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e o que acontece, é um grupo de jogadores de Aveiro, a poderem treinar e jogar no Campo dos Latinos, à mesma hora, que habitualmente treinavam o grupo dos Latinos da Bairrada. A estratégia da ARCUMA, passaria por reforçar as duas equipas - Aveiro e Latinos que tinham falta de jogadores, no entanto, a ideia não foi bem acolhida dentro da equipa local - Latinos da Bairrada.

A Associação Académica da Universidade de Aveiro deixou de apostar no núcleo de basebol, levando os jogadores deste núcleo, a migrarem para a ARCUMA. Esta associação utilizou a estratégia de juntar as duas equipas - Aveiro e Latinos, a treinarem no mesmo campo, no entanto, a equipa de Aveiro acabou por ter mais apoio, quer a nível do campo de basebol, quer a nível administrativo por parte da ARCUMA, levando a equipa dos Latinos a perder jogadores, com a consequente saída dos mesmos. Assim, os ex-jogadores dos Latinos da Bairrada não criaram os braços e a criarem um novo clube de basebol chamado Loyola Baseball Club.

A Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra que sempre teve a colaboração da ARCUMA, em termos de utilização do Campo dos Latinos, vê-se agora, confrontado com o "desaparecimento" dos Latinos da Bairrada, deixando de haver jogos entre a Académica e Latinos, a contar para a Liga Universitária de Basebol.

O Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro e os Latinos da Bairrada - dois clubes históricos de basebol em Portugal, voltam à estaca zero, devido a desentendimentos institucionais, gerando assim, dois novos clubes - "Baseball Aveiro" e "Loyola Basebol Clube".