Basebol Softbol 2015 promete ser, em grande, para os lados da Liga Atlântica de Basebol

Post date: Jan 16, 2015 9:50:22 PM

O ano de 2015, arranca com grandes novidades, para os lados dos clubes praticantes de basebol e softbol em Portugal, ao contrário, dos clubes que pertencem a uma Federação, sem utilidade pública, estarem à procura de equipas para realizarem jogos de basebol entre si. Graças ao excelente dinamismo e união de clubes praticantes, o basebol e o softbol, tem crescido a olhos vistos a nível privado, quer a nivel de competições, quer a nível de colectividades. Por outro lado, a nível público, a época de 2014, foi a pior época de sempre, para os lados da Federação que não realizou nenhuma competição - nem campeonato, nem Taça de Portugal.

No mês de Janeiro, realizou-se uma reunião de dirigentes dos clubes da Liga Atlântica de Basebol, para definir a época de 2015, havendo grandes novidades a nível das competições. A nível sénior, a prova particular conta com a presença de equipas de basebol de Coimbra a Esposende, podendo surgir 5 a 6 equipas para a competição. Num nível mais dedicado aos juniores, a Liga irá dar um especial atenção às equipas de Coimbra, Mira, Gondomar e Vila do Conde, que irão jogar entre si, dando uma verdadeira lição de academia de basebol em Portugal. A nível de softbol feminino, continuará haver equipas a disputar entre si, um conjunto de jogos, valorizando-se o basebol feminino.

As fases finais das competições irão ter novidades, o que faz crescer um grande entusiasmo pelas provas. A nível de juniores, a fase final está prevista para ser disputada em Mira, por quatro equipas, o mesmo acontecendo a nível seniores que poderá envolver grandes equipas. No âmbito do desporto escolar, as escolas com grupos equipas de basebol e softbol, da região centro e norte, vão estar ligadas à Liga, o que irá permitir aos jovens realizarem mais encontros, e por sua vez, motivarem uma nova geração de jogadores.