História do Softbol

Post date: Dec 28, 2017 2:15:44 PM

Em 1887, no Dia de Ação de Graças, George W. Handcock, jornalista do Chicago Board of Trade, aguardava com alunos de Yale e de Harvard, no Farragut Boat Club de Chicago, o resultado do jogo de futebol americano entre as equipas dessas universidades. Após saberem o resultado e como o tempo estava mau, os adeptos das duas equipas mantiveram-se dentro do clube. Na brincadeira, um dos estudantes de Yale retirou da sua mochila uma luva de boxe, atando-a em forma de bola e enviou-a, ao longo da sala, para os amigos de Harvard, enquanto o repórter George Hancock , que fazia parte do grupo, gritou "Play ball!“. A qual foi imediatamente rebatida com um taco. Motivado pela situação da bola ser mais leve, maior e não alcançar grande velocidade, Handcock imaginou um jogo, semelhante ao basebol, mas realizado em recinto coberto, denominando-o «indoor baseball»

Em 1889, o jogo se moveu ao ar livre. Lewis Rober, o bombeiro de Minneapolis, marcou o primeiro campo e definiu sete entradas como o comprimento oficial do jogo. É no mesmo ano, que se tinha criado uma liga de inverno e quando o clima se tornou mais quente, o softball foi levado ao campo ao ar livre. As mesmas bolas grandes e macias que eram de 10 a 20 polegadas de diâmetro que eram usadas em interiores também foram usadas para jogos ao ar livre.

Em 1897, acredita-se que surja a primeira foto de uma equipe de softbol, chamada de "Chicago In Door Base Ball Team".

A primeira equipe feminina de "softball" foi formada na Escola Secundária West Division de Chicago em 1895. As jovens senhoras não conseguiram jogar competitivamente até 1899 quando finalmente contrataram um treinador. Elas reivindicaram o campeonato do Cook County! Essa atitude mudou rapidamente em 1904, quando o Guia de beisbol indoor de Spalding apresentou uma seção inteira sobre softball feminino. A All-American Girls 'Professional Baseball League foi fundada por Phillip K. Wrigley. Estava em existência de 1943 a 1954, e começou a observar o beisebol depois que a maioria dos homens lutou no exterior na Segunda Guerra Mundial.

PORTUGAL

As primeiras referências documentais que encontramos na imprensa, sobre raparigas a aprenderem e a jogarem softbol (basebol feminino) surge no ano de 1982. Neste ano, o Professor de Educação Física Vanhoof, de nacionalidade holandeza, convence um grupo de raparigas a formar uma equipa e treinar com elas o basebol, todas as sextas-feiras, às 16.30 no campo de Jogos do Extenato S. José e pouco tempo depois na Escola Secundária do Restelo em Lisboa.

Em 1985, o Prof. de Educação Física, Fernando Lucas decide apostar no ensino do Basebol, com um jogo aproximado "Fute-Basebol" às suas turmas. Só em 1989, é que o docente têm na sua posse material de Basebol que começa a ser praticado nas aulas de Educação Física por alunos de ambos os sexos, criando o seu clube "Pioneiros" do Seixal

O "I Encontro Nacional de Basebol e Softbol" , foi uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Basebol e Softbol , realizado no Estádio Nacional - Complexo do Jamor (Oeiras) nos dias 23 e 24 de Junho de 1993. Duas equipas de softbol feminina disputaram o torneio: o "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" (Cascais) orientado pelo Dr. Peter Gerrits do St. Julian´s Shool e "Pioneiras" do Seixal, sob o comando técnico do Prof. Fernando Lucas da Escola Secundária nº 2 do Seixal. As "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" ganharam por 9 a 5 e obtiveram o primeiro titulo nacional de softbol feminino em Portugal.

No dia 14 de Novembro de 1993, a Académica de Coimbra organiza o 1º Encontro de Basebol da Latada no seu campo de Santa Cruz, disputado pela equipa anfitriã, Pioneiros do Seixal e Caciques de Espinho. No intervalo entre o 1º e 2º jogo, houve uma demonstração das técnicas de softbol por algumas jogadoras da equipa feminina da Académica e Pioneiras.

A 14 de Novembro de 1994, realizou-se no campo santa cruz, o II Torneio de Basebol Festa das Latas. Neste evento, a secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra apresenta uma equipa feminina que faz uma demonstração de softbol ao publico.

O III Encontro de Basebol da Latada, foi uma iniciativa organizada pela equipa Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra , integrado no programa das Festas das Latas da Universidade de Coimbra. Este evento que se realizou no dia 18 de Novembro de 1995 , no Campo de S ta Cruz , contou com um jogo entre duas equipas de Softbol Feminino a nível nacional - Associação Académica de Coimbra e as Pioneiras do Seixal. As Pioneiras ganharam o encontro por 15-2

A Académica de Coimbra realiza, pela primeira vez, no seu Torneio da Queima das Fitas de Coimbra 1996, uma final de softbol feminino, entre a equipa de Coimbra e os Pioneiros, no entanto, esta equipa não pode aparecer em Coimbra. Neste ano, a Académica apresenta 10 jogadoras no seu plantel

Aquando da I edição da Taça de Portugal 1997, disputado no Campo dos Tigres (Loulé), entre a equipa da Académica e da Faculdade Motricidade Humana, um jogo de Softbol Feminino se realizou entre a equipa da Escola Secundária Santo André do Barreiro e a Associação Académica de Coimbra. A primeira equipa ganhou por 21 a 20. A equipa campeã foi treinada por Pedro Sequeira e a equipa vencida por Sérgio Medeiros. Decorreu no dia 14 de Junho de 1997, na Escola Básica 23 da Cova da Piedade o Torneio de Basebol Cova da Piedade, no âmbito do Desporto Escolar. Este torneio contou com a presença de duas equipas femininas, a Escola Secundária Alfredo Reis Silveira e a Escola Secundária Santo André e ainda contou com a presença da equipa anfitriã. No jogo entre as duas equipas femininas, a Escola Secundária Santo André venceu por 16 a 8. No II Gaia Open 97 (18 e 19 de Outubro), houve dois jogos de demonstração de softbol feminino que foram da responsabilidade da Académica de Coimbra, onde pontificou Inês Santos, cantora que ficou conhecida por imitar Sinead O´Connor, na Chuva de Estrelas, e a Selecção do Resto do País, uma selecção integrando as melhores jogadores do País. No primeiro jogo, a Académica ganhou 5-3 e no segundo jogo houve um empate, 2 a 2

De 16 a 21 de Junho de 1998, a equipa sénior masculina da Académica Basebol participa no Campeonato Europeu de Clubes que se realiza em Stausberg - Alemanhã, tendo o clube ficado em 6º lugar. Para Stausberg, também viajou a equipa feminina da Académica que realizou um jogo de softbol, sendo a primeira participação internacional de uma equipa de softbol de Portugal no estrangeiro.

A 24 de Outubro de 1998, a Académica chega à final da Taça de Portugal, perdendo contra os Tigres por 5 a 2. O encontro foi realizado no Campo do Tôr, em Loulé, que também contempla a "II Taça Nacional de Softbol Feminino", tendo a Associação Académica de Coimbra ganho às Tigres por 4 a 1.

Em Gaia realizou-se a Taça Nacional de Softbol Feminino de 1999, com a presença de três equipas: Académica de Coimbra, Tigres de Loulé e Escola Secundária Santo André do Barreiro. A equipa feminina de Gaia planeou aparecer mas não compareceu. A equipa do Barreiro foi a Campeã, tendo a Académica ficado em segundo e a Tigres em ultimo.

Em 2000, não há registos de jogos de softbol feminino.

De seguida, os registos de softbol feminino de 2017 até às origens...

CRONOLOGIA SOFTBOL FEMININO
Vencedores Torneios Softbol Feminino