Escola EB1 do Espadanal tiveram basebol no passado dia 19 de Fevereiro

Post date: Mar 1, 2013 9:09:55 PM

No passado dia 19 de fevereiro, os alunos do 3ºA da Escola EB1 do Espadanal - São João da Madeira, tiveram uma aula de Atividade Física e Desportiva diferente, uma vez que puderam experimentar um jogo novo, o basebol, modalidade desportiva muito popular nos Estados Unidos da América. O basebol é um desporto coletivo praticado por duas equipas, cujo principal objectivo é bater na bola lançada pela equipa adversária com um bastão, e depois correr pelas quatro bases do campo, perfazendo uma volta completa ao quadrado de jogo. Cada equipa ataca e defende alternadamente e a equipa que anotar mais voltas ao quadrado ganha o jogo. Considera-se então um ponto quando um jogador atacante (da equipa que está no batimento) toca as quatro bases sem que os defensores o tenham conseguido eliminar. Um jogo de basebol disputa-se em nove partidas, cada partida corresponde a uma fase de ataque e defesa para cada uma das equipas, as quais mudam de funções quando forem eliminados três jogadores da equipa que ataca.

Após uma breve sensibilização sobre o jogo, os alunos foram divididos em duas equipas, os “Wasabi Warriors” e “Os Maiores”. De seguida, os alunos puderam experimentar alguns exercícios que tinham como objetivo conhecer o terreno de jogo, bem como as dinâmicas do mesmo. Apesar de algumas dificuldades manifestadas inicialmente, todos os alunos obtiveram sucesso nestas tarefas, pelo que se avançou para a situação de jogo propriamente dita. Durante o jogo foi utilizado material adaptado, mais concretamente uma bola mais leve e de dimensões superiores bem como um bastão de plástico.

Os “Wasabi Warriors” e “Os Maiores” estavam então prontos para mostrarem o seu verdadeiro potencial. Os “Wasabi Warriors” começaram melhor o jogo, sendo que no final da terceira partida venciam por 7-3, contudo, na quarta e última partida “Os Maiores” deram a volta ao resultado, acabando por vencer a equipa adversária por 8-7.

O balanço da atividade foi muito positivo, sendo que os alunos gostaram muito de experimentar este novo jogo. De destacar ainda o espírito de grupo e o trabalho de equipa fomentados por esta modalidade.

Por: Prof. Pedro Gomes