Ano 2014 - a pior época de sempre da Federação

Post date: Dec 22, 2014 7:23:40 PM

A Federação Portuguesa de Basebol Softbol confirmou o porquê de ter perdido a sua utilidade pública, ao não ter realizado no ano de 2014, o seu "Campeonato Nacional de Basebol". Pela segunda vez, não se realizou esta competição, tendo acontecido o mesmo, no ano de 2009.

Os clubes históricos sócios fundadores da federação e novos clubes, não se associaram ao emblema da FPBS, resolvendo criar uma competição - a famosa "Liga de Basebol Atlântica", pautado por um conjunto de jogos particulares.

Mas o fraco desempenho da Federação não ficou por aqui, pois a realização da Taça de Portugal deixou de se realizar, pela primeira vez na história da sua competição, no ano de 2014. A existência de apenas um clube - White Sharks da Escola Secundária Emidio Navarro - Almada, demonstra o estado lastimável da Federação em não ter capacidade em interagir com os restantes clubes nacionais.

A vida da Federação assentou em registos de três/quatros treinos por mês, no "seu" campo de basebol de Abrantes da Câmara Municipal de Abrantes. Este espaço teve apenas disponível para um conjunto de amigos, que puderam jogar basebol contra uma equipa espanhola - no único encontro digno de registo no ano de 2014, para justificar a pratica de basebol. O campo de basebol continuou a ser, severamente criticado, em blogues assinadas por pessoas de Abrantes que alegam a má utilização do espaço, devido à inexistência de praticantes de basebol da cidade e comunicarem que existe um grande volume de jogadores de futebol a treinarem no referido campo.

Já no final de 2014, parece haver luz ao fundo túnel, no que se refere à existência de dois clubes que demonstram vontade em associar-se à Federação, para dar novo pulso à instituição, mas sem capacidade de ultrapassar as competições que estão a ser geridas pelos clubes não emblemas da Federação.