II Summer League 2007 - Minor League (Escalão Júnior) ganho pelos "Rangers" e Major League (Escalão Sénior) ganho pelos "Yankees"

Post date: Aug 9, 2010 11:28:06 AM

Teve início a 8 de Agosto de 2007, a segunda edição da Vikings Baseball Summer League, um torneio que notabilizou os Vikings no ano transacto pela ideia inovadora em Portugal. A julgar pelo primeiro dia de competição, é bem possível que tenhamos em mãos um torneio ainda mais competitivo e emocionante que o de 2006.1º DIA - 8 de Agosto 2007

O primeiro dia, ao contrário da edição anterior, foi dedicado exclusivamente aos jogos do escalão Minor League. Num dia de Verão bastante agradável, realçou-se a forte adesão espanhola manifestada pela equipa dos Halcones de Vigo, que se fez deslocar à Vikings Arena com praticamente toda o seu roster junior. Os jogadores inscritos foram divididos em equipas de 7 elementos cada, sendo o pitcher substituído por uma pitching machine, e o catcher por um jogador da organização que ocupava o lugar em ambas as equipas. Assistiram-se a 3 jogos pautados pelo equilíbrio, com muitos pontos marcados, mas sempre com incerteza no resultado até ao final. Acabaram por se apurar para a final as equipas dos Rangers e dos Pirates, tendo os Cardinals perdido os dois jogos que efectuaram por uma margem bastante curta.

Resultados:

Rangers 8, Cardinals 7

Cardinals 3, Pirates 8

Pirates 6, Rangers 12

Amanhã terão lugar as competições individuais do Batting Cage Challenge, na Batting Cage dos Vikings, seguida do concurso de Pitch, Hit & Run na Vikings Arena, que precede a grande final do escalão Minor League. Esperamos vê-lo por cá!

2º DIA - 9 de Agosto 2007

O Segundo dia da Vikings Baseball Summer League começou com a competição de Batting Cage Challenge para o escalão Minor League. Os participantes eram sujeitos a uma ronda inicial de 10 bolas a uma velocidade rápida, seguida de uma segunda ronda de 5 bolas a menor velocidade. Os 8 melhores eram apurados para os quartos de final, onde entravam num sistema de eliminatórias com adversários escolhidos aleatoriamente de entre os 8 qualificados. Desde cedo se destacou o dominicano José Cabral, de apenas 14 anos, oriundo da equipa dos Halcones de Vigo, conseguindo chegar às eliminatórias com alguma facilidade. Na final, frente ao português Filipe Teixeira, conseguiu a brilhante marca de 8 hits em 10 tentativas, sagrando-se o justo vencedor da competição.

Após pausa para almoço, seguiu-se o concurso Pitch, Hit & Run. Este concurso focava três componentes essenciais do jogo de Baseball, procurando premiar o jogador mais equilibrado. Os participantes foram divididos em 3 escalões conforme as suas idades e sujeitos a três provas. A primeira prova, Pitch, consistia no lançamento da bola de Baseball, a uma distância variável conforme o escalão, contra um alvo quadrangular subdividido em duas regiões, simbolizando a zona de strike alargada. Conforme o tamanho das regiões, cada bola que atingisse o alvo era premiada com os pontos acordantes. A segunda prova, Hit, consistia no batimento com auxílio de um Tee, por forma a fazer viajar a bola a maior distância possível. Bolas que ultrapassassem o infield eram premiadas com pontos de acordo com a distância alcançada. A terceira e última prova, Run, consistia numa corrida entre segunda-base e a home-plate, sendo o tempo demorado o factor decisivo na atribuição de pontos. No final da prova, os participantes que conseguiram mais pontos no somatório das três categorias foram Filipe Teixeira, José Cabral, e Alex Mercedes, vencendo com mérito cada escalão.

A seguir aos concursos, pôde-se assistir à final do escalão Minor League, entre as equipas dos Rangers e dos Pirates. A equipa dos Cardinals acabou por ser subdividida entre as duas equipas participantes na final, por forma a todos os jogadores terem acesso ao máximo da acção. A equipa dos Rangers, que já havia vencido os seus dois jogos no dia anterior, confirmou o favoritismo derrotando novamente os Pirates por 11-8. O MVP do torneio (jogador mais valioso) foi o terceira-base/outfield dos Rangers Ricardo Blanco, devido à sua boa prestação ofensiva e segurança na defesa.

À noite, os Vikings repetiram a experiência de Softball na Praia, voltando a dinamizar a praia das Caxinas, junto à igreja dos Navegantes, em mais um animado jogo aberto a todos os participantes.

3º DIA - 10 de Agosto 2007

No terceiro dia da Vikings Baseball Summer League começou a competição para o escalão Major League (maiores de 18 anos). O que desde logo se notou foi a elevada internacionalização do torneio, com participantes naturais da Venezuela, Cuba, Ucrânia, Estados Unidos da América, França e Portugal. À semelhança do torneio Minor League, foi pré-estabelecido um ranking com o qual se construíram as 3 equipas participantes: Red Sox, White Sox e Yankees.

O primeiro jogo, na parte da manhã, opôs os Red Sox aos Yankees. No final, acabou por fazer a diferença o elevado número de passed balls que os Red Sox concederam, culminando na vitória dos Yankees por 15-4. O segundo jogo, decisivo para as aspirações dos Red Sox, opô-los aos White Sox. Mais uma vez, a bateria dos Red Sox não esteve feliz, e a maior frescura dos White Sox acabou por ditar mais uma derrota para a equipa de vermelho, decidindo desde logo as equipas da final. O último jogo não mais foi do que uma antevisão da final do dia seguinte, conseguindo os Yankees a vitória por 12-10, num jogo, contudo, bastante equilibrado.

A chuva que começou a cair ao final da tarde não abria grandes perspectivas para o churrasco e jogo de softball da noite, mas acabou apenas por ser uma ligeira ameaça, ficando o tempo de acordo com o bem disposto jogo de softball que encerrou o terceiro dia da Vikings Baseball Summer League.

4º DIA - 11 de Agosto 2007

O quarto e último dia da Vikings Baseball Summer League apenas assistiu a actividades da parte da tarde. A ameaça de chuva acabou por não se concretizar e o tempo ameno até veio favorecer a competição.

A tarde começou com o muito esperado Home Run Derby. Após uma ronda preliminar, apuraram-se os 4 jogadores com mais home-runs conseguidos nas 10 tentativas que possuíam. A final foi renhida, com um empate a 3 entre Luís Vázquez, Sérgio de Luiggi e Gustavo Almeida, com 2 home runs cada um. Na decisão final, Luís Vázquez lidou melhor com a pressão, sucedendo a Ricardo Valente como vencedor do Home Run Derby da Vikings Baseball Summer League.

A final do escalão Major League da Vikings Baseball Summer League, quiçá pelo prévio aquecimento dos tacos no Home Run Derby, foi um excelente jogo de Baseball, que terminou na vitória da equipa dos Yankees por 6-4, confirmando o equilíbrio evidenciado no jogo de sábado. Mike Moon, da equipa dos Yankees, arrebatou o prémio de MVP (Most Valuable Player) do escalão, com uma respeitável prestação ofensiva e três innings em relief dominadores.

Hugo Almeida, responsável pela organização da VBSL, mostrava-se muito satisfeito no final do evento, mas ciente que este poderá ser melhorado no futuro. O sucesso da VBSL ficou provado pelas muitas palavras de parabéns que recebeu dos participantes, o que o irá motivar a fazer mais e melhor nas próximas edições. Hugo aproveitou ainda para agradecer ao seu staff – Ariana Gomes, Gustavo Almeida, Hugo Silva, João Azevedo, Mónica Cunha, Paulo Fonseca e Pedro Gonçalves – e a todos os colaboradores dos Vikings e da Câmara Municipal de Vila do Conde que com o seu precioso trabalho contribuíram para a organização da Vikings Baseball Summer League.

A Vikings Baseball Summer League contou com os seguintes apoios e parceiros comerciais: Câmara Municipal de Vila do Conde, Forelle.com, Oficina de Imagem, Casa Pavilhão, Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, Associação Cultural e Desportiva de Retorta, Ghiba e Rio Ave F.C.