Académica Basebol celebra 29 anos com muitas atividades

Post date: Oct 22, 2017 1:47:03 AM

O maior clube de basebol em Portugal - a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, celebra no dia 24 de Outubro de 2017, 29 anos de existência. É a colectividade mais antiga de Portugal, graças à forte união entre a geração que fundou a Académica Basebol - os irmãos Sérgio e Bruno Medeiros e a nova geração universitária que dirige o clube, sob a orientação do Professor de Educação Física - Filipe Jorge. A Secção de Basebol é presidida pela Estudante Universitária - Diana Lavada pela segunda vez consecutiva, sucedendo aos três mandatos do Universitário Sandro Saltão e a um mandato do Académico Patrick Rito. São três Estudantes da Universidade de Coimbra que souberam ressurgir e dar nova vida à Académica Basebol. Pegar num clube abandonado e herdar uma dívida pesada, bem como, melhorar a vida da Académica Basebol, tem sido um grande desafio para os últimos Presidentes do clube que, graças às suas competências de liderança, souberam gerir a Secção de Basebol da Académica.A perda de utilidade pública da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, sendo gerida por determinados clubes amigos, levou a Académica Basebol, a apostar em competições mais claras e sérias, nomeadamente: na Liga de Basebol e Softbol no âmbito do desporto escolar; na Liga Universitária - retomada novamente pela Académica; na Liga Atlântica de Basebol - principal competição nacional de basebol sénior em Portugal; na Taça Osterlund - principal taça de Portugal, em homenagem ao introdutor do basebol no nosso País; e no Torneio da Queima das Fitas - o torneio de basebol mais antigo de Portugal. Uma grande oferta de competições nacionais que satisfazem plenamente a Secção de Basebol da Académica, conjuntamente com a participação de vários clubes de basebol que desenvolvem a modalidade em Portugal.

Os 29 anos de existência da Académica é o resultado de uma excelente coesão de gerações, sendo os últimos 6 anos, os melhores para o clube. Patrick Rito, Sandro Saltão e Diana Lavado deram, desde o ano de 2012, evidências de liderança e de honestidade que levaram o clube a ter um rumo mais sério e digno. Como resultado de um excelente trabalho e dedicação, há um aumento de praticantes de basebol na Académica, conseguindo o clube enraizar as suas equipas de formação e as suas equipas seniores de basebol masculino e softebol feminino.

Os horários dos treinos da Académica Basebol no Campo Santa Cruz foram melhorados, indo ao encontro da disponibilidade dos estudantes universitários e alunos secundários. O Campo Santa Cruz recebe os treinos da Académica Basebol, todas as quartas e sextas feiras, das 16h30 às 18h00, conjuntamente, com alunos do "Benfica Basebol" da Escola Secundária D. Dinis e da equipa de basebol do ERASMUS, dando ao campo, grande atividade de basebol masculino e softbol feminino.

O Estádio Municipal de Miranda do Corvo, foi o palco encontrado, para a realização dos encontros oficiais de basebol masculino e softbol feminino da Académica, por ser uma instalação mais ampla e com todas as condições para receber todas as competições de basebol.

A Académica Basebol tem motivos para sorrir nos seus 29 anos de vida, estando a preparar vários encontros de basebol masculino e softbol feminino até ao final de 2017 - a Taça Osterlund em sénior masculino, em sénior feminino e em júniores masculinos. Em 2018, a Académica participa em mais uma edição da Liga Basebol Softbol, conjuntamente com o Benfica Basebol e Mira e mais uma edição da Liga Universitária com as equipas do Benfica e Loyola. Também em 2018, realiza-se a Liga Atlântica de Basebol, o Torneio da Queima das Fitas e a Taça Osterlund.