Ainda a Vergonha do caso Adémia Basebol/Federação/IDP

Post date: Sep 30, 2010 9:46:43 PM

Desde o último encontro realizado entre elementos do Jornal Basebol/Liga Atlântica/Adémia e o IDP efectuado nas instalações da ERC - Entidade Reguladora de Comunicação Social em Lisboa que o caso do Adémia Basebol continua a merecer o carimbo da incapacidade.Um "ataque" inofensivo do IDP contra o Jornal Basebol, com recurso ao ERC, por causa de uma notícia publicada pelo nosso site sobre o "roubo" de 383 Euros ao Adémia Basebol por parte da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, só vem envergonhar cada vez mais, o caso mais estupido do Basebol em Portugal.

Um elemento do Adémia Basebol teve de ter a iniciativa de, no dia 11 de Setembro de 2010, enviar um sms ao Senhor Advogado Fanha Vieira para tentar saber do ponto de situação do Adémia Basebol. Como o Adémia Basebol não teve resposta, o mesmo elemento do Adémia Basebol teve, novamente, no dia 20 de Setembro de 2010, telefonar ao IDP para saber do ponto mencionado acima. O elemento do Adémia Basebol teve a oportunidade de falar com o Senhor Rui Alves que tomou a estratégia de só responder à questão do clube, (por incrível que pareça) caso o Adémia Basebol elaborasse um pedido escrito para saber da situação do "roubo" efectuado pela Federação.

Desde 30 de Junho de 2009 que já foram enviados inúmeros e-mails e já se torna deveras ridículo os inúmeros telefonemas para alertar da inoperância dos serviços da Federação e de reaver os cheques retidos pela mesma instituição que não dá ao Adémia Basebol nenhuma satisfação sobre o porquê da retenção do dinheiro e do impedimento da filiação do clube na Federação.

Desde a última reunião, ficou-se com a ideia que o Senhor Fanha Vieira iria prestar mais atenção ao processo do Adémia Basebol, ajudando o seu colega Senhor Rui Alves sobre o processo supracitado, no entanto, quando o Adémia Basebol é confrontado com mais pedidos para ter acesso à resposta, já se começa a avaliar facilmente as capacidades sobre o caso do Adémia Basebol.

Simplesmente, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol levantou os cheques mas não comunicou ao clube, a respectiva inscrição do clube na temporada de 2009 que em virtude deste facto, não foi feita a devida prestação a qual foi paga para isso.

Após a reunião com o ERC e umas semanas mais tarde, mais concretamente a 3 de Julho de 2010, o mesmo Senhor comunicou ao Adémia Basebol por telefone que o clube iria receber uma sanção disciplinar. O Adémia Basebol concluiu e ficou espantado com a decisão da senhora Sandra Monteiro, a tal Presidente da Federação. No mesmo contacto telefónico, comentou-se que esta situação é claramente um caso policial. Junto da PSP de Coimbra o Adémia Basebol recebeu a informação, para seguir este caso na Policia Judiciária já que houve um “roubo” de dinheiros ao Adémia Basebol.

Mas a palhaçada deste caso não fica por aqui, é que uns meses mais tarde, o Senhor Fanha Vieira responde ao Adémia Basebol que uns documentos são necessários para encerrar o caso do Adémia Basebol. Curiosamente esse mesmo senhor afirmou, no tal encontro supracitado, que cartas foram enviadas à Federação e essas cartas voltaram para trás. Este tipo de comportamento da Federação perante o IDP verificou-se mais vezes, quando foi transmitido ao Adémia Basebol que há uma série de incumprimentos documentais da Federação ao IDP.

Caso estes casos sejam encerrados sem conclusões significativas, tudo se fará para que seja levantado um processo judicial contra a Federação (constituído por sócios clubes – Associação Académica de Coimbra e WS - Escola Secundária Emídio Navarro – Almada) e contra o próprio IDP, este ultimo devido à ineficácia do tratamento do assunto de fácil e rápida resolução e com indícios de favorecimentos à Federação.

A resolução deste caso de "roubo", só poderá ser encerrada na vara dos tribunais, daqui a alguns anos, já que o caso em tribunal dos Vikings contra a Federação ainda não tem uma data marcada, para dar razão aos Vikings. Até lá, foi criada a Liga Atlântica que já faz concorrência à Federação, quer no desporto escolar do Ministério da Educação, quer a nível de clubes que não se revêem com a Federação e com a Presidente que já devia ter marcado eleições e já devia ter ido para o meio da rua.

Por fim, é curioso como houve tanta celeridade por parte da ERC em atender o pedido de acusação do IDP contra o Jornal Basebol e o próprio IDP em relação a um caso tão simples está a prestar um serviço publico vergonhoso e contra os princípios de apoio ao cidadão.

O facto de só disporem um jurista, como alega o IDP para resolver casos iguais ao Adémia Basebol só revela suposta má organização por parte do instituto.