Jogos muito positivos para a Académica frente aos Vikings vencedores na jornada da Liga Atlântica de Basebol

Post date: Apr 14, 2014 1:21:04 PM

No dia 12 de Abril de 2014, o "Campo da Retorta" de Vila do Conde, foi palco de dois grandes jogos de basebol, entre Vikings (Vila do Conde) e Académica (Coimbra). Foram «duas vitórias para os Vikings frente à equipa da Académica em dois jogos bem disputados e emocionantes, que poderiam ter caído para qualquer uma das equipas.Jogo 1 - Vikings 8, Académica 4

Ricardo M. Oliveira (Vikings) e Osvaldo Silva (Académica) foram os pitchers iniciais de ambas as equipas.

Começo difícil para a Académica, ao permitir quatro runs aos Vikings na primeira inning, fruto de quatro erros defensivos e três bases por bolas concedidas por Osvaldo Silva (3.0 IP,4 H,1 ER,3 K, 4 BB, HBP). A Académica reduziu a desvantagem para 4-2 no topo da segunda inning, com um “rbi double” de Filipe Gerardo (2/2,2B,RBI,2 SB) e um “rbi groundout” de Sandro Saltão (0/2,RBI,BB,K,SB). Mas a defesa da Académica voltou a falhar (dois erros e uma passed ball) e os Vikings voltaram a marcar três corridas, passando a vencer por 7-2 no final da segunda inning. A recuperação parecia novamente iminente na terceira inning para os visitantes, quando Ricardo M. Oliveira (4.0 IP,2 H,0 ER,6 K,6 BB) cedeu duas bases por bolas aos dois primeiros batedores, mas o dano foi limitado a dois runs, com dois strikeouts a terminar a inning para o pitcher dos Vikings. Com o resultado a registar 7-4 para os Vikings, Ricardo M. Oliveira (2/3,3 R,3 SB) fez um single, roubou a segunda e terceira bases, acabando por provocar um mau lançamento do pitcher Osvaldo Silva, que assim permitiu um run extra aos Vikings no fundo da terceira inning.

Com um out e bases cheias, a Académica teve uma última oportunidade para se aproximar, mas os Vikings terminaram com as aspirações dos visitantes com um double play, saindo assim do primeiro jogo com a vitória por 8-4.

No Jogo 1 o lineup dos Vikings foi o seguinte: Ricardo M. Oliveira (P), Paulo Marques (2B), Hugo Almeida (C), Diogo Araújo (1B), Ricardo Santos (LF), Daniel Pacheco (3B), Roberto Kobayashi (CF), Ricardo S. Oliveira (RF) e Rui Santos (SS).

A Académica jogou com Sandro Saltão (1B), Rui Costa (SS), Gonçalo Soares (CF), Angel Rivas (3B), Takafumi Goto (2B), Filipe Pedro (LF), Hugo Gageiro (RF), Osvaldo Silva (P) e Filipe Gerardo (C).

Jogo 2 - Vikings 8, Académica 7

As equipas mantiveram os mesmos pitchers para o início do Jogo 2. Os Vikings voltaram a marcar primeiro através de Guilherme Ferreira (1/2,R,BB,K), depois de um “rbi double” de Ricardo M. Oliveira (1/1,2B,RBI,2 BB,SB). No entanto, os tacos dos jogadores da Académica ganharam nova vida na segunda inning com Osvaldo Silva (2/3,2 HR,2 RBI,2 R) a abrir as hostilidades com um “solo home run”. Filipe Gerardo (1/2,RBI,2 R,SB) e Sandro Saltão (2/3,2B,2 RBI,K) também fizeram mossa com um hit cada, colocando pela primeira vez a Académica na frente do marcador por 4-1. Mas os Vikings aproveitaram o descontrolo do pitcher Osvaldo Silva (3.0 IP,5 H,8 ER,2 K,10 BB), que com seis bases por bolas e um hit concedidos permitiu nova vantagem no marcador por 6-4 para os da casa.

Osvaldo Silva, tentando talvez redimir-se do seu trabalho no mound, voltou a brilhar no ataque e com um “2-run home run” levou a Académica ao empate a seis. No fundo da terceira inning, os Vikings voltaram a marcar por duas vezes graças às bases por bolas de Osvaldo Silva, que pareceu perder o controlo nos seus lançamentos desde a segunda inning deste jogo. Para a quarta e decisiva inning os Vikings levavam uma vantagem de dois runs, 8-6. O drama veio logo de seguida, com um erro defensivo dos Vikings e o pitcher Ricardo M. Oliveira (3.0IP,6 H,2 ER,3 K,3 BB) a permitirem que a Académica enchesse as bases, sem qualquer out. Guilherme Ferreira (1.0 IP,1 H,0 ER,0 K,0 BB, HBP) substituiu Oliveira no mound para os Vikings na tentativa de fechar o jogo e segurar a vitória. Mas um hit by pitch logo a abrir de Guilherme permitiu mais um run para a Académica, que assim diminuiu a desvantagem para uns tangenciais 8-7. Com as bases cheias e nenhum out, Osvaldo Silva, que vinha de dois home runs consecutivos, veio bater. Emoção quanto baste e tudo a apontar para que a Académica empatasse ou passasse para a frente no marcador. Com os Vikings a jogarem com o “infield in”, Guilherme Ferreira provoca um batimento de Osvaldo para o chão direto para o shortstop Rui Santos, que com um perfeito lançamento para o catcher Hugo Almeida, força o out em home e previne o empate. Com os corredores ainda em movimento nas bases, Hugo Almeida lança para o terceira base Daniel Pacheco que, aproveitando um slide para fora da base de Rui Costa, o coloca out e conclui um providencial double play para os Vikings. Com dois outs e corredores em primeira e segunda, a Académica voltava a estar em posição de empatar caso conseguisse um hit para o outfield. Takafumi Goto veio bater, mas com um infield hit não conseguiu mais que voltar a encher as bases para os visitantes. Com dois outs, bases cheias e com uma vantagem mínima (8-7), Filipe Pedro bate uma pop fly em território foul para o primeira base Diogo Araújo que, deixando todos em suspense durante alguns segundos, agarra a bola e faz o terceiro e último out do jogo, dando assim a vitória aos Vikings. O jogo, tremendamente emocionante e bem disputado, terminou com o resultado final de 8-7 para os Vikings, que assim venceram ambos os jogos do doubleheader.

Os Vikings apresentaram no lineup para o Jogo 2: Guilherme Ferreira (CF), Paulo Marques (2B), Ricardo M. Oliveira (P), Hugo Almeida (C), Diogo Araújo (1B), Ricardo Santos (LF), Daniel Pacheco (3B), Rui Santos (SS) e Ricardo S. Oliveira (RF).

A Académica jogou com: Sandro Saltão (1B), Rui Costa (SS), Diogo Veloso (CF), Osvaldo Silva (P), Takafumi Goto (2B), Filipe Pedro (LF), Diogo Puga (RF), Angel Rivas (3B) e Filipe Gerardo (C). Gonçalo Soares e Hugo Gageiro substituíram Diogo Veloso e Diogo Puga.

No próximo sábado, 19 de Abril, os Vikings deslocam-se a Gondomar para defrontarem os Highlanders e a Académica recebe os Navegantes em Coimbra.

Sigam a Liga Atlântica de Baseball na página oficial da competição no facebook emhttps://www.facebook.com/ligaatlanticabaseball

Fotografias

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.645891135521904.1073741842.645890762188608&type=3

+

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.656688647712134.1073741857.172522469462090&type=1

Folha de cálculo do Google