Desporto Escolar Territórios Basebol / Softbol conta já com 37 escolas e 47 professores

Post date: Jun 7, 2020 3:18:02 PM

A Escola Secundária D. Dinis de Coimbra é a única escola de Portugal que apresenta o projeto piloto de valorização da territorialização da oferta desportiva e a sua rentabilização dos recursos locais, relativamente ao basebol e softbol.

Os objectivos assenta em promover a atividade física e desportiva regular na Comunidade Educativa; alcançar os objetivos definidos no Projeto Educativo; valorizar os recursos de proximidade existentes; corresponder às expectativas dos alunos que queiram treinar basebol / softbol e competir de forma mais regular; contribuir para o bem-estar e acesso à prática da atividade física e desportiva dos alunos residentes na área da sua jurisdição e contribuir para o desenvolvimento do sistema desportivo.

Sendo um projeto associado ao desempenho desportivo e organizacional do Desporto Escolar, em articulação com os Projetos Educativos, o desporto escolar territórios basebol / softbol conta já, com uma rede de 37 escolas e 47 Professores de Educação Física, envolvidos na divulgação das modalidades. Estes números irão crescer, com a próxima ação de formação em basebol, para docentes de Educação Física que irá decorrer nos dias 9, 10, 11 e 18 de Julho de 2020, na Escola Básica de Castro Matoso - Oliveirinha - Aveiro.

O Desporto Escolar Territórios Basebol tem apresentado várias fases de intervenção. A primeira fase, tem sido a inscrição de alunos, de várias escolas de concelhos, num clube de basebol, em parceria com um núcleo de basebol da escola, certificada com o "DE Territórios". Simultâneamente, um formador da escola "DE Territórios", tem realizado ações de formação em basebol/sofbol, a nível nacional, para professores de Educação Física. O corolário, tem sido o aumento de número de praticantes de basebol/softbol e o interesse dos docentes em ministrar as modalidades nas suas aulas de educação física. A segunda fase de intervenção, o Desporto Escolar Territórios tem sido a organização de um conjunto de convívios e competições do desporto escolar, para que os alunos possam competir, num formato mais oficial. É o caso das competições da Liga Basebol Softbol, Liga Universitária, Liga Atlântica e Taça Osterlund que permitem a inclusão de alunos das escolas, para que as modalidades de basebol e softbol, possam ter uma maior expressão em Portugal.

Mais ações de formação em basebol / softbol irão ser agendadas para professores de educação física e mais clubes serão selecionados, na parceria DE Territórios/Clubes que queiram integrar alunos nas referidas modalidades. Isto tudo, no sentido de aumentar o número de praticantes de basebol e softbol em Portugal e já a pensar na futura Associação com utilidade pública que terá sede em Lisboa.