Mega Concentração de Basebol Masculino e Softbol Feminino

Post date: Dec 7, 2010 9:57:48 PM

No dia 11 de Dezembro de 2010, o Estádio Universitário de Coimbra irá receber uma Mega Concentração de Basebol Masculino e Softbol Feminino, desportos americanos que um conjunto de estudantes gostam de praticar nos seus tempos livres.

É graças à colónia americana residente em Lisboa e, especialmente, a J. Osterlund que, desde 1919, surgem os primeiros registos do jogo de Basebol em Portugal. Neste ano, é disputado um jogo de basebol entre marinheiros de um navio americano ancorado no porto de Lisboa. Em 1922, um conjunto de portugueses entusiastas pelo jogo de Basebol, conseguiram arranjar para seu treinador um membro da colonia americana - J. Osterlund e decidem fundar uma secção de Basebol no Sporting Clube de Portugal. A 4 de Julho do mesmo ano, um jogo de basebol entre portugueses e americanos realizou-se, com a vitória a caber a Portugal por 24-16. Em 1923, J. Osterlund, introduziu o Basebol no Casa Pia Atletico Clube, conseguindo gratuitamente todo o material da Embaixada dos Estados Unidos da América. Neste ano, é realizado outro jogo, entre Portugal e Estados Unidos da América, com vitória tagencial da equipa lusitana por 25-24. Em 1926, uma equipa constituída por alunos da Casa Pia de Lisboa vence a equipa de residentes da colónia americana, num “match” disputado no Campo do Restelo, comemorativo do 150º. Aniversário dos Estados Unidos da América. Até aos dias de hoje, o basebol tem sido praticado regularmente pelos alunos da Casa-Pia para manterem a forma física no interregno dos campeonatos de futebol no Verão.

No periodo da 2ª guerra mundial, alguns americanos foram obrigados a aterrar de avião em Caldas da Rainha, permanecendo algum tempo nesta localidade. Para ocuparem os seus tempos livres, os militares americanos telefonaram à embaixada do Estados Unidos da América, obtendo material de softball, algo muito parecido com basebol. Para que fosse possível fazer equipas, ensinaram alguns jovens da guarnição militar a jogar e, pouco tempo depois, os portugueses já conseguiam bater os americanos.

Como forma de homenagiar os americanos que ajudaram a introduzir o basebol em Portugal, irá ser realizada a Mega Concentração de Basebol Masculino e Softbol Feminino a realizar no próximo dia 11 de Dezembro. Todos os participantes deste grande evento têm conhecimento da origem do basebol em Portugal, assim como, a Embaixada do Estados Unidos da América fica com o conhecimento deste torneio, para que este desporto tipicamente americano seja cada vez mais praticado no nosso País.

Nesta mega concentração, irão ser disputadas duas finais do Campeonato Nacional com a presença do arbitro internacional, Gonçalo Agreira e Sérgio Medeiros, introdutor do Basebol em Coimbra. Curiosamente, são estas duas pessoas que, em 1993, fundaram a secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.

As estrelas do torneio irão ser os estudantes da Escola Secundária Jaime Cortesão - Coimbra e da Associação Desportiva e Cultural da Adémia - Coimbra. Por motivos de força maior, a equipa dos Vikings de Vila do Conde e do CADI de Anadia não poderão estar presentes no dia 11, estando já ser agendados outras datas para a realização de mais jogos de basebol masculino e softbol feminino. Nesta mega concentração, foram convidados a equipa júnior de basebol masculino da Universidade de Aveiro que irão realizar um jogo amigável contra o Adémia Basebol às 10 horas.

Por volta das 14h30m, realiza-se a final do Campeonato Nacional de Softbol Feminino, entre as duas únicas equipas completas e organizadas em Portugal, Adémia contra Jaime. Irão ser mais de 20 raparigas, a terem uma oportunidade unica de realizar um jogo de softbol, já que é muito dificil juntar um conjunto de alunas a dedicarem-se a este desporto tipicamente americano. No ano de 2009, só houve uma competição nacional feminina entre as mesmas equipas, tendo a vitória sorrido para as raparigas da Adémia.

As primeiras referências documentais que encontramos na imprensa, sobre raparigas a aprenderem e a jogarem softbol surge no ano de 1982. Neste ano, o Professor de Educação Física Vanhoof, de nacionalidade holandeza, convence um grupo de raparigas a formar uma equipa e treinar com elas o basebol, todas as sextas-feiras, às 16.30 no campo de Jogos do Extenato S. José e pouco tempo despois na Escola Secundária do Restelo.

Os primeiros registos de competições anuais de Softbol Feminino surgem em 1993, aquando do I Encontro Nacional de Basebol, onde as alunas da St. Julian´s School/Lisbon Casuals Sports and Social Club - Cascais bateram por 9 a 5, as discentes da Escola Secundária do Seixal/Pioneiros do Seixal.

Nos anos de 1995 e 1997, há o registo de finais entre equipas de softbol feminino, tendo sido ganho respectivamente, pelas Pioneiros do Seixal e Académica e organizado por clubes.

Em 1997, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol organiza pela primeira vez, a Taça Nacional de Softbol Feminino, tendo a Escola Secundária Santo André do Barreiro ganho a competição frente à Académica. No ano seguinte, volta a realizar-se a referida taça e Académica vence as Tigres de Loulé. Em 1999, é ultima edição da Taça Nacional de Softbol Feminino, tendo novamente a Escola Secundária Santo André ganho a competição.

Em 2001, a St. Julian´s School é palco de uma final de Softbol Feminino, tedo as raparigas do Lisboa Basebol Clube ganho a partida contra as Tigres de Loulé. No ano de 2002, a Académica vence as Tigres numa final de Softbol Feminino, uma partida que realizou-se em Loulé.

Em 2005 e na abertura da Final da Liga Ibérica de Basebol, disputado no Estádio Municipal de Abrantes, um encontro nacional de softbol feminino realizou-se entre o Paz Softbol de Oliveira de Azemeis e os White Sharks de Almada, tendo as primeiras ganho por 11-2.

Também no ano de 2005, surge a primeira competição feminina da Liga Basebol Softbol Atlântica, com a instituição da Liga Júnior. As alunas da Escola Básica Integrada Ferrer Correia - Semide - Miranda do Corvo e a secção de softbol do Grupo Recreativo do Vigor da Mocidade de Coimbra são convidadas para jogarem uma final entre si, marcado para o dia 25 de Junho de 2005, no Campo dos Sardões do Vigor - Fala - Coimbra. A equipa feminina do Vigor com jogadoras oriundas da Ecola Básica 2,3 Inês de Castro de Coimbra não compareceram à final, atribuindo-se a vitória à Ferrer Correia Softbol. Até aos dias de hoje, a Liga Atlântica é principal associação a assegurar as principais provas de Softbol Feminino em Portugal.

No ano de 2006, a Liga Atlântica é a unica instituição de Portugal a promover uma competição nacional de softbol feminino. Três equipas da região centro, Agrária Softbol, EB23 Lousã/Vikings Vila Conde e EBI Ferrer Correia Miranda do Corvo participam na Liga Sénior de Softbol Feminino. A equipa mista da EB23 da Lousã/Vikings Vila Conde vence a final contra a equipa da Agrária Softbol. No mesmo ano também é instituida a segunda edição da Liga Júnior de Softbol Feminino tendo como vencedor a EB23 da Lousã.

No dias 13 e 14 de Outubro de 2007, o Campo de Basebol de Abrantes recebe o I Campeonato Nacional de Softbol da Federação Portuguesa de Basebol Softbol. Das equipas inscritas para a prova, o Paz Softbol de Oliveira de Azemeis desistiu por falta de jogadoras. A competição foi disputada pela Agrária e Lobas, tendo a turma de Coimbra conquistado o título nacional. Paralelamente, a Agrária também venceu a segunda edição da Liga Sénior de Softbol Feminino da Liga Atlântica.

Em 2008, Lobas de Abrantes, Associação Académica de Coimbra e White Sharks disputam o Campeonato Nacional de Softbol da Federação Portuguesa de Basebol Softbol. As Lobas são campeãs. A Liga Sénior Softbol Feminino não se realizou pelo facto de alimentar jogadoras para a equipa da Académica, no sentido das estudantes participarem na competição supracitada.

Em 2009, a Federação Portuguesa Portuguesa de Basebol não institui nenhuma competição, no entanto, a Liga Atlântica institui uma nova edição de Softbol Sénior Feminino sendo ganha pela Adémia Softbol que derrotou na final as raparigas da Escola Secundária Jaime Cortesão.

A nível de basebol júnior masculino é também no I Encontro Nacional de Basebol em 1993, que surge a primeira final entre equipas, colocando frente a frente, os Pioneiro do Seixal e os Juniores Stars. Os primeiros ganharam por 7 a 4. Em 1994 e 1995, e já sob o domínio da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, realizam-se as edições da Taça Nacional de Basebol de Escolas, tendo os Pioneiros do Seixal ganho as competições. Nos anos de 1996 e 1997, as competições de basebol júnior são disputados no Gaia Open, tendo o Gaia Basebol Clube ganho os dois anos. Em 1998, a Federação instituiu o Campeonato de Cadetes tendo os seguintes vencedores: 1998 - Gaia; 1999 - Tigres, 2000 - Paz e 2002 - Latinos. Em 2001 não realizou-se a prova, bem com nos anos de 2003, 2004 e 2005.

Em 2005, com o aparecimento da Liga Atlântica as competições de basebol júnior foram asseguradas por esta associação. Neste ano, instituiu a Liga Júnior, tendo sido ganho pela Ferrer Correia Basebol de Miranda do Corvo.

No ano de 2006, a Federação orgainiza uma nova competições de basebol júnior, tendo os White Sharks de Almada ganho a competição. Por outro lado, a Liga Atlântica, organizava pelo segundo ano consecutivo, a Liga Júnior tendo sinho ganho pelos Vikings de Vila do Conde. Em 2007, os Tigres ganham o Campeonato de Júniores e a Agrária Basebol a Liga Júnior.

A partir de 2008, só a Liga Atlântica é que organiza a competição de basebol júnior, tendo a Escola Básica 2,3 do Eixo de Aveiro ganho a final contra a Escola Básica 2,3 da Pedrulha - Coimbra. Em 2009, a Escola Secundária Jaime Cortesão venceu a final contra a Adémia Basebol, o Campeonato Nacional de Basebol Júnior Masculino.

Assim, o 11 de Dezembro de 2010, ficará para a história a Mega Concentração de Basebol Júnior e Softbol Feminino a realizar no Estádio Universitário de Coimbra. Este evento tem o carimbo oficial da Fundação Cultural da Universidade de Coimbra, Escola Secundária Jaime Cortesão, Desporto Escolar de Coimbra e Liga Portuguesa de Basebol Softbol Atlântica, com o apoio oficial do Jornal Basebol, Jornal O Conimbricense e TV Coimbra.