Basebol. Dez histórias para ler de taco na mão

Post date: Apr 2, 2011 11:47:22 AM

A época da MLB arrancou esta madrugada em seis cidades norte-americanas. O i lembra alguns momentos do desporto

A liga profissional mais antiga dos Estados Unidos está de novo em acção. Os San Francisco Giants são os campeões em título, mas são os Philadelphia Phillies, os Boston Red Sox e os New York Yankees que partem como favoritos nas casas de apostas. O i aproveita o momento para recordar dez histórias que qualquer adepto deve saber.

1. Os pioneiros A Major League Baseball foi fundada em 1869 mas só em 1903 se disputou a primeira World Series, entre os campeões da Liga Americana e da Liga Nacional. Aí, os Boston Americans levaram a melhor sobre os Pittsburgh Pirates com 5-3 em jogos.

2. Música eterna Não há estádio da prova onde não se ouça "Take me out to the ballgame". O tema foi escrito por Jack Norworth e composto por Albert Von Tilzer em 1908, numa altura em que nenhum dos dois tinha sequer visto um jogo de basebol. Actualmente, é uma das maiores tradições, ouvida durante o sétimo inning.

3. Babe ruth É, discutivelmente, o melhor jogador da história. Foi campeão três vezes nos Boston Red Sox até 1919, ano em que foi para os New York Yankees em troca de um musical. Venceu quatro títulos nos Yankees e iniciou a chamada Maldição do Bambino, que deixou sem vencer qualquer título até 2004.

4. Babe Ruth II Era considerado um jogador verdadeiramente fora-de-série e que conseguia fazer tudo com um taco, até prever as jogadas. Pelo menos é o que se diz que aconteceu durante a World Series de 1932 frente aos Chicago Cubs. No Wrigley Field, em Chicago, o jogo de palavras com os adversários estava a ficar azedo e Ruth ameaçou: apontou com o dedo para um dos lados do estádio. Logo de seguida, conseguiu um home run, precisamente para o sítio para onde tinha apontado. Há quem diga que não passa de um mito, mas a história vai passando de geração em geração.

5. Lou Gehrig Era conhecido como The Iron Horse e particiou em 2130 jogos consecutivos nos Yankees até ser obrigado a abandonar a carreira com esclerose lateral amiotrófica, que ficou conhecida como doença de Gehrig. Num discurso comovente de despedida, em 1939, afirmou entre lágrimas que se sentia o "homem mais sortudo à face da Terra".

6. Jackie Robinson Foi o primeiro jogador de origem africana a jogar na MLB, a 15 de Abril de 1947 pelos Brookly Dodgers. É visto como um pioneiro e actualmente ninguém veste a camisola 42 e o dia 15 de Abril passou a ser conhecido como "Jackie Robinson day".

7. Michael Jordan Abandonou a NBA em 1993 para perseguir um sonho no basebol. Fez parte dos Chicago White Sox, mas só conseguiu jogar pela equipa satélite dos Birmingham Barons.

8. Maldito Adepto Os Chicago Cubs não são campeões desde 1907, mas em 2003 estiveram perto, muito perto. A equipa preparava-se para garantir o passaporte para a World Series mas a vontade de um adepto, Steve Bartman, em levar uma recordação para casa, deitou tudo a perder. Os Florida Marlins deram a volta ao jogo, venceram a finalíssima e acabaram por ser mesmo campeões na World Series. Nesse jogo, Bartman saiu escoltado pela polícia e durante alguns dias teve direito a protecção policial para evitar conflitos. Os Cubs continuam sem ganhar.

9. Adeus maldição Em 2004, os Boston Red Sox sagraram-se campeões 86 anos depois de terem deixado sair Babe Ruth para os Yankees. Nesse ano, o título foi histórico. Estavam a perder 0-3 em jogos com os Yankees mas deram a volta para 4-3 (única vez na história da MLB) e venceram a final contra os St. Louis Cardinals por 4-0. Pelo caminho, tinham perdido quatro finais (1946, 1967, 1975 e 1986).

10. Barry bonds É o rei dos home runs. Entre 1986 e 2007 conseguiu 762, ultrapassando o recorde que pertencia a Hank Aaron (755). A bola do recorde, alcançado a 7 de Agosto de 2007 ao serviço dos San Francisco Giants, foi depois leiloada por mais de 752 mil dólares (cerca de 530 mil euros). Actualmente, a valiosa bola está no Hall of Fame.

http://www.ionline.pt/conteudo/114471-basebol-dez-historias-ler-taco-na-mao