50 alunos brilharam nos jogos basebol masculino e softbol feminino, entre "Mira-Miranda"

Post date: Jan 23, 2014 8:50:50 PM

No dia 22 de Janeiro de 2014, o Estádio Municipal de Mira foi palco da prática de um desporto diferente – um encontro de basebol masculino e softbol feminino, entre os Agrupamentos de Escolas de Mira e Miranda. Estas modalidades desportivas são bastante praticadas nos Estados Unidos da América e foi um marinheiro americano conhecido por “Osterlund” que introduziu o desporto da “luva, taco e bola” em Portugal, no ano de 1919.

No ano lectivo 2013/2014, o Agrupamento de Escolas de Mira decidiu, apostar em força no basebol/softbol, no âmbito do desporto escolar e os resultados já estão à vista, conseguindo apresentar no encontro cerca de 20 alunos.

O tempo ajudou abrilhantar, os dois jogos que se fizeram no Estádio Municipal de Mira, a contar para a Liga de Basebol Júnior Masculino e Liga Softbol Feminino – fase inicial do desporto escolar, com a presença em campo de 50 alunos que tiveram a oportunidade de realizar batimentos com o taco e exercer eliminações com a luva de basebol.

O encontro começou com o jogo de softbol feminino e a primeira equipa a realizar os batimentos coube à equipa de fora – “Miranda Basebol” que conseguiu fazer um ponto antes das três eliminações, levando as equipas a mudarem de funções – a equipa da casa passou a realizar os batimentos e a equipa de Miranda passou a defender. No ataque, as de Mira conseguiram realizar bons batimentos na bola e os seus batedores que se transformaram em corredores conseguiram dar quatro voltas ao quadrado do campo, perfazendo assim, quatro pontos para a equipa, antes de acontecerem também as três eliminações às de Mira. A primeira partida ficou concluída com o resultado de 4-1 a favor das de Mira. Na segunda partida, as de Miranda voltaram a exercer o ataque e conseguiram marcar dois pontos, antes das três eliminações de batedores. Nesta altura, o jogo estava 4-3 ainda a favor de Mira. De seguida, a equipa da casa esteve na fase de ataque, conseguindo marcar mais dois pontos. Com a eliminação de três atacantes de Mira, por parte da equipa feminina de Miranda, o jogo apresentava o resultado de 6-3 a favor de Mira. Durante uma hora, apenas só se realizaram duas partidas, em que os “Pitchers” (Lançadoras) de cada equipa faziam o seu melhor para enviar a bola, para a zona “strike” (baliza rectangular que está à frente do Batedor), havendo muitas vezes, em que a bola não entrava nessa zona, sendo considerado “Bola”, perdendo-se algum tempo nos lançamentos não certeiros. Como só estava estabelecido uma hora de jogo para as raparigas, o jogo de softbol feminino teve de terminar com o resultado de 6-3 a favor de Mira, pelo facto dos batimentos das jogadoras da casa terem tido mais sucesso e criado dificuldades às de Miranda, em apanhar rapidamente a bola para eliminar as de Mira.

No segundo encontro que opôs, os rapazes de Mira aos de Miranda, houve a oportunidade de se fazerem cinco partidas. Na primeira partida, a equipa de Mira conseguiu fazer três eliminações, levando as equipas a mudarem de funções – a equipa da casa passou a realizar os batimentos e a equipa de Miranda passou a defender. No ataque, os de Mira conseguiram realizar bons batimentos na bola e os seus batedores que se transformaram em corredores conseguiram dar duas voltas ao quadrado do campo, perfazendo dois pontos para a equipa, antes de acontecerem também três eliminações aos de Mira. Na segunda partida, os de Miranda voltaram a bater e conseguiram marcar três voltas, antes das três eliminações. Nesta altura, Miranda passava para a frente do marcador estando a ganhar por 3-2. Quando coube a troca para concluir a segunda partida, os de Mira não conseguiram marcar nenhum ponto, continuando 3-2 a favor de Miranda. Na terceira partida, nenhuma das equipas conseguiu marcar pontos e na quarta partida, os de Miranda conseguiram mais dois pontos e os de Mira nenhum. Na quinta e última partida, também nenhuma das equipas marcou ponto, terminado o encontro com 6-2 a favor de Miranda.Para a história dos jogos ficam o nome das estrelas que abrilhantaram o encontro de basebol/softbol no Estádio Municipal de Mira.

Mira (Feminino): Nádia, Mónica, Bárbara, Sofia, Mariana, Rute, Diana, Beatriz e Ana Vaz

Miranda (Feminino): Vanessa, Ana Alice, Barbara, Alexia, Joana, Ângela, Diana, Rita, Carla, Camila, Ana Catarina, Bruna

Mira (Masculino): Tiago, Ruben, João, Gabriel, David, Miguel, Daniel, Felamino, Rodolfo, Luis e Gonçalo

Miranda (Masculino): Pedro Simões, Alvaro, Leonardo, Luís, João Jesus, Simão, Pedro Matos, Luís, Miguel, Marques e Ricardo.

A arbitragem teve a cargo do Prof. Romeu Gerardo da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.

Mais fotos no link https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1432320433669433.1073741851.100006744696417&type=1&l=70a49205f2