Segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Olá, mais uma vez, amigos a amigas!
Nesta semana, em homenagem ao Mês da Consciência Negra, iremos fazer uma importante reflexão a respeito do PRECONCEITO SOCIAL E RACIAL que existe em nossa sociedade.
Como vocês podem imaginar, a estupidez humana não tem tamanho... e uma das principais manifestações dessa estupidez é através de atos de preconceito, discriminação, injúria ou violência contra as outras pessoas por conta de sua classe social ou, pior ainda, por causa de sua origem étnica – o que geralmente é demonstrado pela cor de sua pele ou pelos traços que indicam a origem das pessoas de sua família.
Há preconceitos raciais de todos os tipos: milhões de judeus foram mortos apenas por serem judeus; pessoas de origem latina sofrem com a discriminação em países como EUA ou Inglaterra; ciganos até hoje são vistos como ladrões ou bandidos. Tudo isso é lamentável, com certeza! Mas todos nós sabemos que, no Brasil, a parcela da população que mais sofre com isso são os negros.
A coisa é tão séria que uma cantora muito conhecida no Brasil, Elza Soares, mulher negra, assim se expressou em uma de suas mais famosas canções:
Se quiser assistir ao clipe desta canção, veja no vídeo abaixo:
Isso é muito sério, gente... às pessoas negras são as que mais padecem pelos piores problemas de nossa sociedade. A maioria dos pobres é negra; mais de 80% dos presos são negros; os que mais morrem em filas de hospitais públicos também são negros; a maioria dos desempregados é negra; e quase todos os analfabetos, mendigos e pessoas em situação de rua também são negros. Mais de 77% dos jovens assassinados no Brasil são negros... ISSO NÃO PODE SER COINCIDÊNCIA.
O que vocês acham?
Pois no texto a seguir, que vocês lerão, irão refletir sobre esse grande problema, cuja profundidade poderá ser demonstrada nos exercícios que farão, em duas partes.
Vamos lá?
Nesta primeira parte, como sempre, vocês deverão realizar a leitura e responder, no caderno, manuscrito, as questões propostas, enviando a tarefa por foto para o TourinhoZap: (83) 98738-0632.
Mãos à obra!
Nesta segunda parte da tarefa, vocês deverão responder às perguntas a seguir por meio de um VÍDEO feito pelo celular ou notebook, de aproximadamente 1 a 2 minutos, comentando sobre suas experiências ou conhecimentos sobre o racismo.
Podem chamar seus pais, mães, tios, irmãos ou responsáveis que morem em sua casa para participar!
O vídeo será compartilhado no grupo de Whatsapp da turma, como se fosse uma apresentação na sala de aula. Portanto, caprichem!
Caso achem melhor, podem fazer a atividade em duplas ou trios, desde que todos participem da filmagem e RESPEITEM AS NORMAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.
Vamos falar sobre RACISMO?
Abraços!