(World Migration Flows: past and present)
Semana nº.13: migrações contemporâneas da população mundial - 08 de Julho
Hey dear student! Você estudante do 8º ano da Escola Bilíngue DJMP tem aprendido sobre a migração da população mundial, e esta semana vai aprofundar mais um pouco sobre a mobilidade da população no mundo ao analisar o caráter e as condições em que migram as pessoas, principalmente, as migrações que ocorrem na América e na África.
Como você já percebeu, a população que habita um certo território pode desenvolver toda a sua vida em uma mesma região, adaptando-se às mudanças sociais, políticas e econômicas ao longo do tempo. Ou pode deixar o lugar de origem em busca de melhores condições de vida. Todavia, embora o desenvolvimento das técnicas aumente a possibilidade de ocupação e sobrevivência em diferentes regiões do planeta, a capacidade de criar novas opções de trabalho e emprego é sempre desigual na realidade do mundo.
Os fatores naturais, como o rigor climático e as baixas temperaturas, sempre influenciaram as imigrações e, atualmente, são as desigualdades econômicas e sociais (fatores históricos) que levam milhares de pessoas a migrar e esperançar melhores condições de vida e oportunidades de mudança social. A dinâmica das populações depende, portanto, das transformações das condições de sobrevivência, que ora podem ser forçadas, como é o caso dos refugiados ora pode ser espontânea, como no exemplo dos nômades ou migrantes.
Estão disponíveis dois textos para leitura e reflexão. Após a leitura dos textos, você vai elaborar no seu caderno de Geografia umas 5 perguntas com suas dúvidas ou questionamentos sobre o conteúdo dos textos (se entendeu o conteúdo, tente fazer perguntas que ainda não sabe a resposta). Uma dessas dúvidas você pode escrever logo abaixo da atividade, na seção "Dúvidas e Comentários". Depois há um questionário com perguntinhas para você responder sobre o que aprendeu, ele está logo abaixo. Lembre-se que, caso precise, você pode adicionar legenda aos vídeos clicando no botão "CC" e configurar o idioma no botão "Settings" ou "Configurações". Bons estudos!
\0/ #staysafe #keepgeothinking
Semana nº.12: migrações contemporâneas da população mundial - 1º de Julho
Hey dear student! Você estudante do 8º ano da Escola Bilíngue DJMP já aprendeu um pouco sobre a população mundial, e esta semana vai conhecer mais um pouco sobre a dinâmica da população ao redor do planeta ao assistir a dois vídeos que tratam do tema das migrações. Depois você vai, no seu caderno de Geografia, desenhar algo relacionado ao que aprendeu sobre a dinâmica da população no planeta e escrever mais 5 perguntas com suas dúvidas ou questionamentos sobre o conteúdo dos textos. Uma dessas dúvidas você pode escrever logo abaixo da atividade, na seção "Dúvidas e Comentários". Depois há um questionário com perguntinhas para você responder sobre o que aprendeu, ele está logo abaixo. Lembre-se que, caso precise, você pode adicionar legenda aos vídeos clicando no botão "CC" e configurar o idioma no botão "Settings" ou "Configurações". Bons estudos!
\0/ #staysafe #keepgeothinking
Semana nº.11: a distribuição da população mundial - 17 de Junho (postagem em 18/06)
Olá caríssimo estudante do 8º ano da Escola Bilíngue DJMP! A atividade de hoje reúne um conjunto de conhecimentos que você já aprendeu sobre a população mundial, como os caminhos de sua dispersão no passado, o seu crescimento a nível global e os fatores de impulsão desse crescimento, a forma de análise da população a elaboração das pirâmides etárias, entre outros saberes. Então, há assim um questionário com algumas perguntas que remetem ao estudo da população no presente e no passado.
As dúvidas, como sabem, podem ser postadas no final da página ou externadas por meio dos canais de comunicação, respeitando o horário estabelecido, com as tutoras ou o mesmo o professor.
#staysafe
Semana nº.10: a distribuição da população mundial - 10 de Junho (postagem em 18/06)
Olá caro estudante do 8º ano da Escola Bilíngue DJMP! Você vai experimentar um novo formato de aula remota com os conteúdos de geografia, com o uso do vídeo e dos slides, clique aqui. Ao final, utilize seu caderno de geografia para responder à pergunta do Exit Card, é um exercício de aprendizagem para você testar seus conhecimentos! Bons estudos!
#staysafe
Para saber mais:
Semana nº. 9 - revisão - 03 de Junho * June, 3rd - review - Week #9
Semana dedicada à realização das atividades do 8º ano que ainda não foram entregues (das outras matérias também) e à revisão dos conteúdos trabalhados na página web e no caderno. Dúvidas, comentários e contato com o professor podem ser feitos logo no final da webpage ou pelas redes sociais. Bons estudos!
Semana nº.8: crescimento da população- 27 de Maio * May, 27th - people expansion - Week #8
Olá caro estudante do 8º ano da Escola Bilíngue DJMP, nesta atividade vamos relembrar alguns conceitos estudados sobre o tema da 'população' e ainda aprender mais um pouco sobre a importância do seu estudo. Para isso, observe um tipo de gráfico muito comum nos estudos populacionais: a pirâmide etária!
Mas o que é uma pirâmide etária? E para que serve esse tipo de gráfico? Bem, pirâmides etárias são gráficos do tipo histograma*, que representam uma estrutura de determinada população, sendo divididas por sexo e idade, como você pode ver na Fig.1 . Elas servem para que se possa analisar a dinâmica populacional e os indicadores sociais como expectativa de vida, taxa de natalidade, taxa de mortalidade (você lembra?).
A atividade desta semana consiste em você pesquisar mais informações sobre as pirâmides etárias, conhecer mais a fundo sua estrutura, entender como analisar uma pirâmide etária e realizar sua própria análise de uma pirâmide etária, registrando as informações aprendidas no formulário disponível no final da atividade. Na seção 'Para saber mais' há indicações de páginas da internet que você deve consultar antes de responder o questionário. Há também um website para você acessar e escolher um país de "língua portuguesa" ou de "língua inglesa" (procure pela letra do alfabeto) e fazer sua própria análise da pirâmide etária. Escolha um país, observe sua pirâmide etária e faça comentários (análise) sobre a estrutura observada (não esqueça de dizer qual é o país, em que continente se localiza e qual o tamanho de sua população!). Mas como saber qual ou quais países falam 'português' (países lusófonos) ou 'inglês' (países anglo-saxônicos) ? Bom, essa outra pesquisa é com você! Bons estudos!
Let's go doing it! #staysafe
Para saber mais:
* Significado de Histograma : substantivo masculino. Estatística. Gráfico feito com retângulos da mesma base, que são colocados um ao lado do outro e têm altura proporcional à quantidade a representar. (Fonte: https://www.dicio.com.br/histograma/)
Semana nº.7: crescimento da população- 20 de Maio * May, 20th - people expansion - Week #7
Olá caro estudante! Você segue aqui com a análise de informações sobre o crescimento da população mundial e para isso conta com o auxílio da matemática e da língua inglesa. Nessa atividade você deve observar atentamente o gráfico disponível acima e junto com os seus conhecimentos matemáticos e na segunda língua, responder ao formulário disponível no final da atividade.
Sinta-se desafiado a responder às questões em inglês, isso vai te ajudar a praticar cada vez mais o uso da gramática e da norma culta. Bons estudos!
Let's go doing it! #staysafe
Semana nº.6: crescimento da população- 13 de Maio * May, 13th - people expansion - Week #6
Observe a imagem a seguir:
Fig.1- vista aérea do espaço rural
Olá querido aluno e querida aluna, bom tê-lo de volta ao estudo remoto do conteúdo de Geografia. Espero que esteja bem e pró ativo com as atividades cotidianas.
Você aprendeu na atividade anterior os seres humanos aumentaram e aceleraram o ritmo de crescimento após o advento da indústria, de melhores condições materiais ao longo do tempo que permitiu às pessoas terem mais filhos com maior expectativa de vida.
Um bom tempo se passou, com o crescimento da população foi necessário desenvolver também novas tecnologias para morar, para produzir etc, o que mudou a organização do espaço com o crescimento e desenvolvimento também das cidades. A cidade passou a atrair cada vez mais a população, contudo a população continuou a precisar de produtos oriundos do campo, principalmente, de alimentos e matérias-primas. Por outro lado, a população do campo também passou a depender dos objetos produzidos na cidade. Intensificou-se a relação campo-cidade.
É fato, os habitantes da cidade não estão especializados em produzir alimentos. Eles podem saber fazer o pão, construir casas, defender a cidade, mas não sabem plantar e colher os frutos de suas lavouras de alimentos. Os habitantes das cidades necessitam da "troca" com os habitantes do campo. Imagine, nos dias de hoje, se em tempos de pandemia os agricultores não continuassem a produzir alimentos. Isso seria possível?
Fig.2- instalações de uma indústria.
Fig.3- ilustração de uma fábrica do Séc. XVIII.
Bom, com a chegada da indústria ela veio transformar o modo de produzir as mercadorias, mesmo as produzidas no campo, tornando os processos mais rápidos e eficientes. De outro lado, a aglomeração de pessoas nas cidades tornou necessária a construção de estruturas de água, esgoto e serviços urbanos como saúde, educação, transporte, entre outros. Aí a população cresceu em grandes proporções, surgindo novas profissões e atraindo pessoas do campo para as cidades.
Com o passar do tempo, as trocas necessárias passaram a ocorrer por intermédio do dinheiro, que possibilitou a produção de mais mercadorias para serem consumidas. Mais dinheiro, mais investimentos em transportes, que cada vez mais permitiu que os produtos alcançassem lugares mais distantes. Caminhos, estradas, meios de transporte modificavam a paisagem, que também passou a ter bancos, correios, hospitais etc. O modo de vida urbano passou a dominar a organização do espaço e as cidades cresceram em função de suas próprias dinâmicas.
Fig.5- London city in 18th century.
Fig.6- espaço urbano do Séc. XXI.
Foi a Inglaterra o primeiro país a tornar-se predominantemente urbano, quando em 1850 mais da metade da sua população já habitava as cidades. Em 2014, mais da metade da população mundial vivia em áreas urbanas, sendo que 56% que morava em cidades estava no continente asiático. A projeção da Organização das Nações Unidas-ONU é que em 2050, 70% da população estará vivendo nas cidades.
A atividade desta semana consiste em você fazer uma pesquisa e anotar em seu caderno de geografia, uma lista dos primeiros 10 (dez) países do mundo com maior população. Pesquise também sobre a quantidade de população urbana e rural de cada um dos países de sua lista. Bons estudos!
Let's go doing it! And good luck!
Semana nº. 5: crescimento da população- 06 de Maio * May, 6th - people expansion - Week #5
Observe a imagem a seguir:
Fig1- Planeta Terra visto à noite.
Olá querido aluno e querida aluna, bom tê-lo de volta ao estudo remoto do conteúdo de Geografia. Espero que esteja bem e pró ativo com as atividades cotidianas.
Uma justificativa: o professor aqui teve dificuldades em postar a atividade a tempo semana passada, mas ela já foi reposta nessa mesma data. Então, olhem e façam a atividade anterior, é uma entrevista, atividade simples e descontraída. (Activity #4)
Você já compreendeu que os deslocamento humanos ocorridos há milhares de anos atrás trouxeram consequências como a ocupação e exploração de todas as regiões do planeta pelos humanos, inclusive dos oceanos e das regiões polares.
Mas ao observar a imagem acima da Terra vista à noite vê-se que algumas áreas aparentemente parecem não ocupadas, porque não se pode ver a concentração de luzes. Mas será que essa visão noturna reflete fielmente a ocupação humana no mundo? Se não, qual o motivo de haver algumas áreas com iluminação concentrada e outras não? O que será que pode haver nas áreas em que não se pode ver luzes agrupadas? O que elas (as luzes) representam?
Ao tentar entender a imagem de satélite acima é possível perceber a desuniformidade na distribuição de população no planeta, sobre os 30% de terras emersas que formam os continentes. Essa população levou quase dois mil anos, desde a Antiguidade até a Idade Moderna, para duplicar de tamanho. Muitos foram os obstáculos também ao crescimento, como guerras, fome e, principalmente, epidemias e pandemias que dizimaram povos inteiros no passado, e ainda aumentam a taxa de mortalidade da população nos dias de hoje?
Você já refletiu sobre a condição dos mais pobres no mundo para enfrentar a pandemia de Covid-19? E quanto às populações indígenas de todo mundo, será que elas estão mais vulneráveis aos efeitos do novo corona vírus?
O fato é que antes do Séc, XVIII a população mundial era de 250 milhões de habitantes, mas na metade do século mais de 700 milhões de pessoas já ocupavam a Terra. As transformações do espaço, impulsionadas principalmente pela Primeira Revolução Industrial na Europa, trouxe muitos avanços nas condições de sobrevivência das pessoas. A população cresceu e mais que dobrou no mundo.
No ano de 2014, há 6 anos, estimava-se que a população mundial era de 7,2 bilhões de habitantes e estima-se que atingiremos a marca dos 9 bilhões de pessoas em 2050. Isto é, se conseguirmos conviver em sociedade até lá.
Ao conseguir desenvolverem novas formas de superar as limitações do ambiente, os seres humanos aumentaram e aceleraram o ritmo de crescimento, o que fez crescer a capacidade de ocupação da superfície terrestre. Foi o desenvolvimento de melhores condições materiais ao longo do tempo que permitiu às pessoas terem mais filhos com maior expectativa de vida.
Observe o gráfico da população mundial exibido a seguir. Ele mostra a evolução do crescimento da população, principalmente, em meados do Séc. XVIII. Mas por que a Revolução Industrial proporcionou tamanho aumento da população? Para desvendar essa questão, faça uma pesquisa na internet para descobrir os benefícios que a revolução trouxe para a sociedade da época. O que aconteceu na saúde, na condição social da população europeia? O que mudou com a chegada da produção de bens em larga escala?
Você deve registrar toda a pesquisa no formulário disponível logo abaixo do gráfico. Escreva as informações que você achou a respeito da Primeira Revolução Industrial e como ela ajudou a população a crescer de tamanho. Liste também os endereços de sites que você pesquisou.
Let's go doing it! Good luck!
Bom estudo! E cuide-se bem!
Gráfico 1- população mundial ao longo de 2 milênios.
Você pode saber mais sobre a Primeira Revolução Industrial:
Acesse os link abaixo:
Semana nº. 4: migração-e-família- 29 de Abril * April, 29th - migration-and-family - Week #4
Olá queridos alunos e alunas, estamos de volta com o ensino remoto sobre o nosso conteúdo de Geografia. Espero que todos e todas estejam bem e pró ativos com as atividades cotidianas.
Bem, já falou-se sobre as grandes migrações do passado da humanidade e de vários sujeitos de migração, além de conhecermos um pouco sobre histórias de comunidades e pessoas que migram desde muito tempo atrás e que continuam a migrar, e um exemplo disso é o que nos acomete agora, a disseminação de um vírus que se espalhou pelo mundo no atual contexto de intensas migrações, facilitadas por meios de transporte e pela globalização.
Assim, a maioria da população, inclusive nós, tem um história de migração na família para contar. A atividade de hoje é nesse sentido para aproximar ainda mais a família no momento em que mais se exige solidariedade e união. Você deve realizar uma entrevista com um de seus familiares, pode ser da sua casa, um tio ou prima distante, pode ser também por meio de uma chamada de vídeo nas redes sociais. Você faz a entrevista da forma que melhor lhe convier. O objetivo é ouvir da pessoa, ou das pessoas, uma história de migração que ocorreu na vida dela. Peça ajuda a sua mãe ou pai para lembrar alguém na família que migrou (lembre-se de perguntar ou de perceber Onde? Como? Quando? Por que? a migração ocorreu). Em seu caderno de Geografia, e faça comentários a respeito, como o que você sentiu ao ouvir a história? Ou como os deslocamentos foram feitos? Como o migrante percebia o espaço (cidade, bairro, país etc) na época da migração? O que mudou no lugar ou nos lugares que migrou em relação aos dias de hoje? etc.
Aproveite a atividade para "bater um bom papo" com seu familiar, e não precisa ir direto às perguntas-chave, tente escutar e perceber onde as respostas que você deseja aparecem no diálogo. Não precisa dizer o nome da pessoa no texto e não há necessidade de detalhes de caráter pessoal que não devem ser expostos. No mais, boa conversa e boa sorte!
Let's go doing it!
Bom estudo! Cuide-se bem!
Semana nº. 3: rotas e fatores - 22 de Abril * April, 22th - routes and factors - Week #3
Observe novamente a imagem dos primeiros grandes deslocamentos humanos:
Na activity #1 pediu-se que você formulasse uma hipótese para tenter explicar como ocorreu a dispersão da população mundial ao longo do tempo. Estamos seguros que há um início do movimento a partir da África, mas qual terá sido a espécie dos hominídeos que buscou os grandes deslocamentos realizados e a ocupação de terras distantes? Se você pensou Homo Sapiens sapiens acertou em cheio, pois foi necessária esperteza e inteligência suficiente para contornar as dificuldades e exigências que deslocamentos tão grandes proporcionam, você não acha?
Como contornar uma montanha em época mais remotas? Como atravessar rios e lagos com grandes profundidades? Como alimentar as pessoas que migravam? Essas são perguntas que necessitam muito estudo e pesquisas para responder já que não se viveu nessa época para saber. Por isso a importância dos achados fósseis para contar-se a história do mundo!
Esta semana a atividade consiste em elaborar no seu caderno de Geografia uma linha do tempo que marque cada saída e chegada da humanidade nos diferentes continentes da Terra. Você vai identificar cada rota de dispersão e anotar a sua duração. Quanto tempo duraram as passagens de um ao outro continente? Que fatores você acredita que foram condicionantes nessas passagens? Por que foi possível alcançar algumas regiões mais distantes ao invés de outras aparentemente mais próximas? Na linha do tempo, com o auxílio de um mapa mundi (político e físico), que você acha na internet ou num atlas geográfico, você inicia com a "África" e marca o período da história e vai percorrendo o fluxo das migrações conforme os períodos indicados na imagem, identificando cada região ou continente que o fluxo de migração alcançou e relacionando-o com o tempo. Localize os espaços e faça relação com o tempo: onde estava a humanidade há 25 mil anos atrás? E há 50.000 anos? Faça a você mesmo várias perguntas para tentar montar esse quebra-cabeça da humanidade. Você vai perceber o quanto a sociedade brasileira é algo recente na história humana, ou mesmo entender porque há diferenças entre o "Velho Mundo" e o "Novo Mundo" atribuídos aos continentes da Terra. Com os mapas, você pode comparar o relevo e hidrografia de cada região que foi ocupada e atravessada para imaginar as condições enfrentadas nos deslocamentos do passado.
Se você ainda assim não entendeu como fazer uma linha do tempo, você pode dar uma olhada nesse exemplo a seguir que vai te ajudar a lembrar:
Bom estudo! Cuide-se bem!
Exemplo de uma linha-do-tempo.
Você pode saber mais sobre a dispersão humana sobre os continentes:
Acesse os link abaixo:
Semana nº. 2: fluxo migratório e identidade - 15 de Abril * April, 15th - migration flow and identity - Week #2
Os deslocamentos populacionais estiveram e estão ligados à história da humanidade e à geografia dos sujeitos e povos que habitam a Terra. Deslocar-se é um ato intrínseco ao ser humano. Agora, mais do que antes, nesse contexto de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, sentimos na pele os efeitos de não poder sair, movimentar-nos ao ar livre, ir à escola, ao trabalho, aos parques etc.
Como principal figura que se desloca sabe-se da existência do 'migrante', sujeito que realiza deslocamentos de caráter temporário ou permanente, motivado por vários fatores que o faz mover-se. Neste ano, conhecemos também mais dois sujeitos geográficos específicos: o 'nômade' e o 'refugiado'. Em que consiste cada um deles? Como diferenciá-los do simples migrante? O que se deve fazer ao conhecer um refugiado? Ainda existem pessoas nômades? Para responder a estas e outras perguntas é que vamos realizar a atividade #2.
A atividade consiste em realizar uma pesquisa por diferentes sites da internet indicados abaixo, realizar a leitura dos artigos e responder a um questionário disponível no final da atividade. Para respondê-lo, será preciso identificar-se e indicar a turma a qual você pertence na escola, em seguida é só responder às perguntas.
Bom estudo! Cuide-se bem!
Acesse abaixo os links de pesquisa para esta atividade:
https://super.abril.com.br/historia/entenda-a-diferenca-entre-migrante-e-refugiado/
https://super.abril.com.br/blog/alexandre-versignassi/jesus-foi-mesmo-um-refugiado/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-os-beduinos/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-e-de-onde-vem-os-ciganos/
Ou você pode clicar abaixo para ver o material em arquivo .pdf :
Semana nº.1: grandes migrações humanas 08 de Abril * April, 08th- great human migrations - Week #1
Observe a imagem a seguir:
Durante nossas aulas na escola, discutimos sobre os caminhos percorridos pelos primeiros humanos de acordo com as evidências científicas encontradas ao longo dos anos. Você se lembra?
Ao observar a imagem acima é possível visualizarmos algumas possíveis rotas de dispersão de homens e mulheres de acordo com o espaço-tempo, representado por setas, pelos continentes e pelos períodos históricos indicados. Embora a certeza de algumas das MIGRAÇÕES e das ROTAS utilizadas ainda necessitem de confirmação científica, é possível afirmar que elas possuem uma origem comum e diferentes destinos, baseadas em achados arqueológicos.
A atividade consiste em escrever no seu caderno de Geografia um texto que indique os possíveis caminhos percorridos pela humanidade ao longo do tempo, apontando as rotas de dispersão da população de acordo com o tempo indicado na imagem. Trata-se da construção de uma hipótese ou hipóteses* para explicar como a humanidade se dispersou pelos continentes ao redor do mundo. Que caminhos percorreu? Quanto tempo durou? Como ocorreram os deslocamentos? Que meios de transporte foram, provavelmente, utilizados?
Todas essas informações devem ser supostas por você ao observar a imagem acima. Crie um hipótese* de como e de onde partiram os primeiros deslocamentos, por onde seguiram e como chegaram aos lugares mais distantes do globo e como é possível afirmar o que se passou com a humanidade, já que não vivemos no passado. Bom estudo! Cuide-se bem!
Para saber mais:
hipótese
substantivo feminino
proposição que se admite, independentemente do fato de ser verdadeira ou falsa, como um princípio a partir do qual se pode deduzir um determinado conjunto de consequências; suposição, conjectura.
possibilidade de (alguma coisa que independe de intenção humana ou causa observável) acontecer; chance, opção.
Para ajudar na formulação de sua hipótese, você pode acessar e os links abaixo: